OSM semanal 452

12/03/2019-18/03/2019

Logo

OpenStreetMap protest against Art 13 of the EU Copyright Directive 1 | © OpenStreetMap

[Categoria atual]

  • Michael Reichert sugere que se encerrem temporariamente os serviços OSM ou que se adicionem faixas de protesto contra a implementação da nova e controversa Diretiva de Direitos de Autor. Contudo, a questão permanece: o protesto contra a política europeia parece mais importante do que as restrições à liberdade já existentes ou propostas para outros lugares.

Sobre nós

  • A transferência do OSM Semanal para o servidor FOSSGIS e os consequentes trabalhos de manutenção terminaram. Gostaríamos de agradecer a Peter Barth e Andi ‘Saerdner’ Hubel pela transferência. Em especial queremos agradecer a Anthony Bennett, também conhecido como, @internetgeog do www.internetgeography.net por muitos anos de administração do site, que tem sido mantido de forma exemplar, desde 2014.

Mapeamento

  • Jan S propõe uma melhor diferenciação entre instalações da polícia, fazendo um esboço de proposta e pede que comentem.
  • Membros da Universidade Politécnica de Milão criaram uma página wiki para melhorar o entendimento e mapeamento da cobertura das terras, facilitando a análise e visualização de questões ambientais, como o desmatamento.
  • Paul Allen pergunta se as “supervias” são boas, más ou horríveis. No seu post na lista de e-mail de etiquetagem, ele menciona prós e contras da controversa construção. Durante a discussão, também se perguntou se as relações type=route que contêm relações devem ser escolhidas em detrimento das superrelações.
  • Antoine Riche indicou alterações wiki que não foram discutidas, como é o caso de etiquetagem de ciclovias, isto causou uma longa discussão sobre a forma de lidar com restrições de mão única.
  • Os mapeadores alemães estão votando sobre a depreciação de relações do tipo associatedStreet na Alemanha.

Comunidade

  • Na sequência do post “Já é hora de o OpenStreetMap mostrar terras nativas no mapa” do blogue do Alan McConchie no ano passado e a aprovação de boundary=aboriginal_lands para reservas oficiais de aborígenes, indígenas ou nativos, agora ele publicou outro post intitulado “Áreas aborígenes estão finalmente no mapa!”, já que o principal estilo de mapa, Carto, exibe tais áreas.
  • Nick Doiron relata as suas descobertas depois de explorar pontos de acesso, em idiomas locais, em dados OSM, com foco em letras do sistema de blocos unicode. Além de clusters já esperados, ele também encontrou outliers e algumas estranhezas que podem ser vistas num mapa geral.
  • O blog OpenCage Geocoder publicou uma entrevista com Laura Mugeha sobre a sua motivação para contribuir com o OSM, como funciona o OSM no Quénia e pergunta como enxerga o OSM daqui a 10 anos.
  • Recentemente, relatamos sobre o novo recurso do OsmAnd que oferece navegação para transportes públicos. O OsmAnd, agora, publicou um post de blogue com as diretrizes sobre como mapear linhas de transportes públicos.
  • A comunidade OSM suíça “SOSM” apoia (de) a Alliance for a Fair Copyright in Switzerland (de).

Importação de dados

Fundação OpenStreetMap

  • Foram publicadas as atas da reunião do Grupo de Trabalho de Licenças do OSMF de 14 de fevereiro.
  • A Equipe de Operações OSM anunciou, no Twitter, que um dos caches de mosaico do OSM teve uma Negação de Serviço atacada por alguém que usou os servidores da Amazon, causando um Impacto de Carga de Agente-Utilizador.

Eventos

  • A FOSS4G Norte América, uma conferência aberta de tecnologia geoespacial e negócios, ocorrerá de 15 a 18 de abril de 2019, em San Diego, EUA. O programa está disponível na homepage da conferência.
  • O próximo mapathon de MAMAPA ocorrerá a 28 de março, em Abendakademie, Mannheim. Além do objetivo humanitário do Mapathon, MAMAPA promove a integração de novos imigrantes na Alemanha, em que locais e migrantes mapeiam em conjunto. Através do trabalho conjunto preconceitos e pensamentos estereotipados são reduzidos e a confiança mútua é reforçada.
  • A 7.ª (sétima!) conferência anual organizada pelo OpenStreetMap França ocorrerá de 14 a 16 de junho, em Montpellier (34), no campus da Universidade de Paul Valéry. As propostas para intervenções de 5′, 25′, 55′ ou até de um workshop de 2 horas são esperadas até o dia 15 de abril!

OSM Humanitário

  • Russell Deffner pede ajuda nas áreas inundadas de Moçambique e do Zimbábue, que foram atingidas pelo ciclone Idai. Mais informações sobre as tarefas atuais e como ajudar podem ser encontradas na correspondente página wiki.
  • Nina Strochlic cobriu, no National Geographic, sobre como o campo de refugiados de Bidibidi, no norte do Uganda está se transformando numa cidade permanente. Ela aponta como o mapeamento humanitário, especialmente o HOT, ajudou a documentar a transformação e forneceu dados valiosos para planejar e gerir a área.
  • Uma história sobre o MapGive, uma iniciativa da Unidade de Informações Humanitárias do Departamento de Estado dos EUA, detalha como a atualização de imagens aéreas ajudaram no mapeamento humanitário de crowdsourcing. O MapGive ajudou nos esforços de mapear os MissingMaps no Uganda e em Bangladesh, fornecendo apoio com imagens atuais. O post do blogue mostra diferenças entre as imagens aéreas ao longo dos anos e o antes e depois da comparação dos dados do OSM, em torno dos campos de refugiados no norte do Uganda.

Dados abertos

  • A conferência regional e aconferência da América Latina sobre dados abertos Abrelatam19 acontecerá em Quito, de 28 a 30 de agosto de 2019.

Software

  • TriMet desenvolveu em 2009 o planejador de viagens em código aberto, “OpenTripPlanner”, que combina transportes públicos com caminhada e ciclismo. A ferramenta, que pode usar dados de transportes públicos no formato “GTFS” do General Transit Feed Specification com base em dados do OSM, ganhou popularidade na comunidade OSM. A empresa anunciou uma nova versão da ferramenta que pode incorporar dados da Uber, da SHARE NOW (primeiramente car2go) e da BIKETOWN e utilizar as localizações em tempo real dos veículos e bicicletas para calcular as rotas. Uma versão beta com dados de Portland, nos EUA, está disponível.
  • O popular app Android OSMTracker foi recentemente bloqueado pelo OSM por não seguir a política de uso específico.
  • Fabian Kowatsch do HeiGIT anuncia que a equipe de Grandes Dados Espaciais do HeiGIT publicou uma instância pública mundial do ohsome OSM History Analysis Platform incluindo uma API, um painel atualizado e a interface do mapa de protótipos beta ohsomeHEX (OSM History Explorer). Tudo isto permitirá analisar, de forma simples, a evolução de qualquer etiqueta OSM para regiões e períodos de tempo arbitrários. Vários exemplos são dados em blogues anteriores que agora podem ser adaptados para regiões arbitrárias em redor do mundo. Ideias para melhorias adicionais são bem-vindas.

Releases

  • Versão 5 do Openrouteservice foi publicada. Os serviços desenvolvidos pelo Instituto de Heidelberg de Tecnologia de Geoinformação têm o nome da lua de Júpiter Io.

Você sabia que…

Outros assuntos “geo”

  • Dr. Michele M Tobias perguntou a #gischat no Twitter “Você pode contar sua carreira de mapeador/GIS num só post no twitter?” Leiam as simpáticas histórias e contem também as suas histórias OSM.
  • Como Marius Watz disse no twitter, o município norueguês de Trysil decidiu não nomear ruas, mas somente numerar os chalés. O website nrk.no reportou que a decisão causou o caos entre os turistas e proprietários de chalés, bem como com os serviços de emergência. Devemos ter este exemplo em conta, quando sistemas alternativos de endereços, como o what3words ou o Open Location Code, estão a ser discutidos.
  • Bryan Housel pede ajuda para “ligar” empresas de marca no OpenStreetMap aos dados wiki.
  • O The Guardian relata sobre
    “trilhos ilícitos que desafiam os urbanistas”
  • Num artigo no Medium, Caitlin Dewey faz a cobertura da história do bairro de Fruit Belt, em Buffalo, Nova Iorque que foi substituído no Google Maps. O artigo acompanha os residentes e sua investigação de como o Google poderia ter adquirido dados incorretos sobre o bairro, fornecidos pela Pitney Bowes, e como tudo ocorreu. Ela também sublinha quão pouco controle a comunidade tinha sobre atribuição incorreta de nomes. Em comparação, o bairro só tinha sido adicionado ao OSM há poucos dias, ainda com muito a melhorar.
  • Jorge Andres, um cartógrafo voluntário da MapAction, discute, no seu blogue, como, de forma mais eficiente, comunicar alívio quando se mapeiam perigos vulcânicos. Ele sugere que vizualizações 3D são mais eficazes e linhas de contorno 2D tendem a obscurecer detalhes significativos.
  • Tom Lee, responsável pela política da Mapbox, testemunhou perante o Comitê Judiciário do Senado Norte-Americano sobre a reforma da lei da privacidade.

Próximos eventos

Onde O quê? Data País
Greater Vancouver area Metrotown mappy Hour 2019-03-22 canada
Tóquio ミャンマーに絵本と地図を届けよう~ミャンマーに届ける翻訳絵本作り&自由な世界地図作り~ 2019-03-23 japan
Cork Mapping Party @ UCC 2019-03-23 ireland
Bremen Bremer Mappertreffen 2019-03-25 germany
Joué-lès-Tours Rencontre Mensuelle 2019-03-25 france
Graz Stammtisch Graz 2019-03-25 austria
Portmarnock Erasmus+ EuYoutH_OSM Meeting 2019-03-25-2019-03-29 ireland
Zurique Missing Maps Mapathon Zurich 2019-03-27 switzerland
Montpellier Réunion mensuelle 2019-03-27 france
Université libre de Bruxelles (ULB) National Mapathon 2019-03-27 belgium
UCL Louvain-la-Neuve National Mapathon 2019-03-27 belgium
KUL Leuven National Mapathon 2019-03-27 belgium
UMONS Mons National Mapathon 2019-03-27 belgium
Montrouge rencontre locale des contributeurs de Montrouge et alentours 2019-03-27 france
Lübeck Lübecker Mappertreffen 2019-03-28 germany
VUB Brussel National Mapathon 2019-03-28 belgium
Mannheim Mannheimer Mapathons 2019-03-28 germany
ULIEGE Liège National Mapathon 2019-03-28 belgium
UNAMUR Namur National Mapathon 2019-03-28 belgium
UGENT Gent National Mapathon 2019-03-28 belgium
Düsseldorf Stammtisch 2019-03-29 germany
UCL Louvain-la-Neuve National Mapathon 2019-03-30 belgium
ULIEGE Liège National Mapathon 2019-03-30 belgium
Bochum Mappt die Innenstadt – Mappingtag für Einsteiger*innen und Fortgeschrittene 2019-03-31 germany
Estugarda Stuttgarter Stammtisch 2019-04-03 germany
Bochum Mappertreffen 2019-04-04 germany
Nantes Réunion mensuelle 2019-04-04 france
Dresden Stammtisch Dresden 2019-04-04 germany
La Riche La Riche (37)#Ateliers d’initiation à OpenStreetMap 2019-04-06 france
Quioto お花見!オープンデータソン in 京都 2019-04-07 japan
Rennes Réunion mensuelle 2019-04-08 france
Bordéus Réunion mensuelle 2019-04-08 france
Essen Mappertreffen 2019-04-08 germany
Taipé OSM x Wikidata #3 2019-04-08 taiwan
Lyon Rencontre mensuelle pour tous 2019-04-09 france
Munique Münchner Stammtisch 2019-04-09 germany
Salt Lake City SLC Mappy Hour 2019-04-09 united states
Viersen OSM Stammtisch Viersen 2019-04-09 germany
Colônia Köln Stammtisch 2019-04-10 germany
Montpellier State of the Map France 2019 2019-06-14-2019-06-16 france
Angra do Heroísmo Erasmus+ EuYoutH_OSM Meeting 2019-06-24-2019-06-29 portugal
Minneapolis State of the Map US 2019 2019-09-06-2019-09-08 united states
Edimburgo FOSS4GUK 2019 2019-09-18-2019-09-21 united kingdom
Heidelberg Erasmus+ EuYoutH_OSM Meeting 2019-09-18-2019-09-23 germany
Heidelberg HOT Summit 2019 2019-09-19-2019-09-20 germany
Heidelberg State of the Map 2019 (international conference) 2019-09-21-2019-09-23 germany
Grand-Bassam State of the Map Africa 2019 2019-11-22-2019-11-24 ivory coast

Nota: Quer ver seu evento publicado aqui? Então adicione-o no calendário. Apenas os dados que forem inseridos lá aparecerão no weeklyOSM. Por favor, verifique as informações de seu evento através da pré-visualização pública, e corrija-a, e corrija-a se necessário.

Este semanalOSM foi produzido por Nakaner, Rogehm, SK53, SunCobalt, derFred, herrmartins, kartonage, lucaslasota.

OSM semanal 451

05/03/2019-11/03/2019

Logo

MapRoulette has been revised – now version 3.2 1 | map data © OpenStreetMap contributors

Uploadfilter

  • Michael Reichert anuncia que openstreetmap.de expressará, novamente, o seu protesto conta o Artigo 13.º da Diretiva Comunitária de Direitos de Autor. (de) (automatic translation)
  • Heise Online informa (de) que a Wikipédia alemã será desligada por um dia, no dia 21 de março, como sinal de protesto pelo artigo 13.º da nova Diretiva Comunitária sobre Direitos de Autor.

Mapeamento

  • Depois da decisão de não apresentar mais o leisure=common, no mapa OSM, estilo cartográfico, um substituto está a ser discutido na lista de mailing do HOT. Aparentemente, os requisitos para a substituição não são tão difíceis como Andrew Buck [escreveu], dizendo (https://lists.openstreetmap.org/pipermail/hot/2019-March/014765.html) “Eu aceito qualquer coisa que a comunidade invente, desde que apresentar ou as regras de apresentação sejam atualizadas antes da alteração.
  • François Lacombe anunciou na lista de mailing sobre etiquetagem que a votação da proposta para melhoria da etiquetagem das subestações e da hierarquia da rede, em geral.
  • A proposta para highway=via_ferrata and via_ferrata_scale=*
    para marcar rotas de escalada protegidas nos Alpes e alguns outros locais foi reescrita. Comentários e sugestões são bem-vindos.
  • SK53 escreveu no seu blog Maps matter (“Mapas Importam”) sobre o mapeamento de painéis solares nos telhados em Nottingham, no Reino Unido. Ele resume o que aprendeu e dá sugestões para os encontrar noutros locais. O usuário mcld descobriu que os painéis solares em Londres eram mais difíceis de encontrar. Ambas as atividades surgiram devido a uma discussão acalorada no Twitter sobre o uso de aprendizagem das máquinas para encontrar painéis solares, iniciada por Jack Kelly.
  • naoliv anunciou, no seu diário de utilizador, a disponibilidade de uma nova camada do JOSM específica para nomes de ruas brasileiras, que pode ser usada para assumir nomes de IBGE Base de faces de logradouros. No seu post, ele explica as questões que a solução anterior levantava e como a nova camada pode ser usada.
  • raphaelmirc explica como usar o MapRoulette. (automatic translation)

Comunidade

  • Nós, recentemente, reportámos sobre a questão de atribuições não conformes por consumidores de dados OSM. O nosso comentário sugeria que, com base nas respostas, o tema não era assim tão importante para outros mapeadores, ou que se resignavam às práticas atuais. No entanto, subestimamos fortemente o relevo que o tópico ganhou após a redação do texto e perdemos a oportunidade de incorporar o feedback antes de publicar a nossa última edição. Pedimos desculpas pela nossa omissão.Martin Koppenhöfer tem razão em queixar-se sobre isto. As reações sobre a atribuição ausente são dignas de nota. Por exemplo, Paul Norman aponta o facto de que, às vezes, os utilizadores dos nossos dados encontram espaço para o seu logótipo, mas não para a atribuição necessária ao usar nossos dados. Martijn van Exel forneceu um exemplo de como fazer atribuições, até num ecrã de iPhone. Simon Poole acrescenta que a maioria dos consumidores de dados está a fornecer uma atribuição aceitável ou, pelo menos, corrigindo-a quando alertados para o facto. Ele também indica um projeto de diretrizes de atribuição para os próximos meses. No entanto, existem muitas mais contribuições para a discussão que vale a pena ler.
  • OpenStreetMap foi aceita como organização mentora no Google Summer of Code (Verão de código da Google), este ano. Na lista de e-mails de desenvolvedores OSM, Tobias Knerr pediu mais projetos de ideias para serem adicionadas à página wiki para projetos e ideias.
  • A Ferrovia Federal Suíça, SBB, preparou um grupo interno de voluntários, intitulado “OSM at SBB”, para discutir coisas relacionadas com o OSM.
  • O blog de OpenCage data – o operador de OpenCage Geocoderpublicou uma entrevista com Richard Fairhurst, o criador de Deriviste (e de outras coisas).
  • Jochen Topf escreveu um post em seu blog sobre as mudanças para utilizadores do openstreetmapdata.com após sua mudança de servidor, em consonância com o contrato de financiamento da FOSSGIS para a infraestrutura de servidores.

Importação de dados

  • O utilizador Hokkosha publicou um projeto para importação de dados de ônibus de Hokkaido Takushoku e pede feedback. Esta proposta será feita em inglês, depois de ter sido discutida em japonês.

Eventos

  • O grupo OSM de Nancy e arredores vem se encontrando regularmente, em parceria com a “Fabrique Collective de la Culture du Libre”.

OSM Humanitário

  • O World Bank Group contratou a Equipe Humanitária do OpenStreetMap para adicionar dados da Tanzânia ao OSM, pretendendo ajudar na melhoria do acesso à energia fora da rede elétrica, complementando à rede nacional, as mini-redes e os sistemas domésticos solares.
  • O HOT publicou um artigo sobre o Dia Internacional da Mulher 2019, com as atividades que se destacaram sobre diversidade de gêneros nos últimos doze meses.
  • O sevendaysvt.com publicou um artigo sobre um evento de mapeamento humanitário, promovido pelo clube de Mapeamento Humanitário da Universidade de Vermont e Código para BTV, no qual os participantes tomaram conhecimento do OSM, através de mapeamento de edifícios na África rural.

Mapas

switch2OSM

  • A versão alemã do site/aplicativo web do NewsHereNow já está disponível. Basta clicar no botão “Usar a minha localização GPS” para encontrar os restaurantes fisicamente mais próximos e restaurantes locais. Se o seu restaurante favorito não estiver disponível, certifique-se que ele esteja no OpenStreetMap.
    Por conveniência, abaixo da aba AQUI / HIER, existe um botão que o leva ao OpenStreetMap, centrado no cruzamento mais próximo.

Dados abertos

Software

  • O suporte para o QGIS 2.18 LTR – suporte de longo prazo (do inglês Long Term Release) – acabou. Pede-se aos utilizadores que atualizem para o QGIS 3.4 LTR.
  • Wille publicou um post em que explica como configurar algumas ferramentas para receber notificações do OSMCha no Telegram ou por e-mail. Dessa forma, você será notificado sempre que houver atualizações em algum filtro que você salvou no OSMCha.
  • O MapRoulette está agora na versão 3.2. A versão mais recente da plataforma de microtarefas para o OSM apresenta um novo design, um novo painel de controle do usuário, fluxo de conclusão de tarefas melhorado e muito mais. Martijn van Exel resume as características no seu diário.
  • No seu diário, Simon Poole celebra o 10º aniversário de Vespucci e agradece a todos os contribuidores-desenvolvedores. Ele também apresenta recursos futuros, como o suporte a vários polígonos, a apresentação de restrições à mudança direção e uma configuração de estilo renovada.

Programação

  • Amon Santana, do HeiGIT discorre sobre alguns novos recursos interessantes na versão mais recente da documentação interativa do OpenRouteService, API Playground.

Releases

  • A versão 3.3 do OsmAnd foi lançada. A equipe removeu as análises do Facebook e do Firebase da versão gratuita, a versão paga OsmAnd + não a possuia. A aplicação oferece agora navegação para transportes públicos, embora ainda em fase beta, recebeu um menu de rotas redesenhado e melhorou o menu de ação rápida, bem como as informações sobre a rota.

Você sabia que…

  • O artigo de Anita Graser “FOSS GIS Rambling” sobre uma série de discussões sobre análise de dados GIS?
  • O programa Mappics?
    Uma galeria de fotos de viagens, baseada em mapas de código aberto, com descrição automática do local e da hora exata em que as fotos foram tiradas.
  • Que existem lojas que vendem produtos com o mínimo de sacolas possível? Os clientes podem trazer suas próprias sacolas reutilizáveis para reduzir o desperdício. O OSM reconhece isso usando a etiqueta bulk_purchase = yes
  • O panorama geral de todos grupos de trabalho OSM existentes?

Other “geo” things

  • Gonzalo López publicou artigo intitulado “Geocodificação de endereços: um tema pendente”, no jornal NOSOLOSIG(es) (automatic translation)
  • Sascha Fendrich do HeiGIT apresenta estudo sobre aprendizagem de regra de associação semântica, utilizando dados OSM. Apresenta-se um exemplo para explicar a técnica usada e seu potencial para encontrar exceções às regras gerais que podem ser usadas para a análise da qualidade de dados.
  • Martijn van Exel explica como utilizar os “novos scripts de upload do OpenStreetCam”

Próximos eventos

Onde O quê? Data País
Dresden FOSSGIS 2019 2019-03-13-2019-03-16 germany
Berlim 129. Berlin-Brandenburg Stammtisch 2019-03-14 germany
Chemnitz Chemnitzer Linux-Tage 2019 2019-03-16-2019-03-17 germany
Quioto 京都!街歩き!マッピングパーティ:第6回 善峯寺 2019-03-17 japan
Taipé OSM x Wikidata #2 2019-03-18 taiwan
Aeroporto de Colônia-Bonn Bonner Stammtisch 2019-03-19 germany
Nottingham East Midlands Pub meetup 2019-03-19 england
Londres #geomob London 2019-03-19 england
Escócia Edinburgh 2019-03-19 uk
Salt Lake City SLC Map Night 2019-03-19 united states
Luneburgo Lüneburger Mappertreffen 2019-03-19 germany
Toulouse Rencontre mensuelle 2019-03-20 france
Karlsruhe Stammtisch 2019-03-20 germany
Nagoia 図書で調べて編集するオープンデータワークショップ 2019-03-21 japan
Heidelberg Mannheimer Mapathons Bei der VHS-Heidelberg für “Wochen gegen Rassismus” des Interkulturellen Zentrums 2019-03-21 germany
Greater Vancouver area Metrotown mappy Hour 2019-03-22 canada
Tóquio ミャンマーに絵本と地図を届けよう~ミャンマーに届ける翻訳絵本作り&自由な世界地図作り~ 2019-03-23 japan
Bremen Bremer Mappertreffen 2019-03-25 germany
Joué-lès-Tours Rencontre Mensuelle 2019-03-25 france
Graz Stammtisch Graz 2019-03-25 austria
Portmarnock Erasmus+ EuYoutH_OSM Meeting 2019-03-25-2019-03-29 ireland
Zurique Missing Maps Mapathon Zurich 2019-03-27 switzerland
Montpellier Réunion mensuelle 2019-03-27 france
Université libre de Bruxelles (ULB) National Mapathon 2019-03-27 belgium
UCL Louvain-la-Neuve National Mapathon 2019-03-27 belgium
KUL Leuven National Mapathon 2019-03-27 belgium
UMONS Mons National Mapathon 2019-03-27 belgium
Lübeck Lübecker Mappertreffen 2019-03-28 germany
VUB Brussel National Mapathon 2019-03-28 belgium
ULIEGE Liège National Mapathon 2019-03-28 belgium
UNAMUR Namur National Mapathon 2019-03-28 belgium
UGENT Gent National Mapathon 2019-03-28 belgium
Düsseldorf Stammtisch 2019-03-29 germany
UCL Louvain-la-Neuve National Mapathon 2019-03-30 belgium
ULIEGE Liège National Mapathon 2019-03-30 belgium
Bochum Mappt die Innenstadt – Mappingtag für Einsteiger*innen und Fortgeschrittene 2019-03-31 germany
Montpellier State of the Map France 2019 2019-06-14-2019-06-16 france
Angra do Heroísmo Erasmus+ EuYoutH_OSM Meeting 2019-06-24-2019-06-29 portugal
Minneapolis State of the Map US 2019 2019-09-06-2019-09-08 united states
Edimburgo FOSS4GUK 2019 2019-09-18-2019-09-21 united kingdom
Heidelberg Erasmus+ EuYoutH_OSM Meeting 2019-09-18-2019-09-23 germany
Heidelberg HOT Summit 2019 2019-09-19-2019-09-20 germany
Heidelberg State of the Map 2019 (international conference) 2019-09-21-2019-09-23 germany
Grand-Bassam State of the Map Africa 2019 2019-11-22-2019-11-24 ivory coast

Nota: Se pretender ver o seu evento aqui, por favor coloque-o no calendário. Só dados lá colocados aparecerão no weeklyOSM. Por favor, verifique o seu evento na nossa pré-visualização pública, e corrija-a se necessário.

Este semanalOSM foi produzido por Nakaner, Rogehm, SunCobalt, derFred, kartonage, lucaslasota, herrmartins.