OSM semanal 496

14/01/2020-20/01/2020

lead picture

OSM and the streets in my city 1 | © Leaflet | © map data OpenStreetMap contributors

Mapeamento

  • Andy Mabbett reporta que as etiquetas JOSM building=disused estão desatualizadas, mas que não há alternativas na wiki OSM. Kevin Kenny responde que o JOSM utiliza prefixos de ciclos de vida disused:building=* e abandoned:building=*.
  • O Projeto Europeu da Água continua ativo e a contribuir para o mapeamento de locais com água potável, bem como para a melhoria das etiquetas neste âmbito. O projeto procura a opinião da comunidade sobre as etiquetas “sasonais” em conjunto com a combinação de amenity=drinking_water ou amenity=fountain e drinking_water=yes
  • O Projecto Europeu da Água elaborou uma proposta para a marcação de free_water=yes/no/customers e a especificação de free_water:container= e iniciou o período de Pedido de Comentários.
  • O mapeamento da fronteira leste do Río de la Plata, i.e. definindo onde termina o rio e começa o oceano, foi tema de uma guerra de edição.
  • Mapillary disponibilizou os seus recursos de mapas como camada de dados no iD Editor.

Comunidade

  • O OpenStreetMap Irlanda está satisfeito com o progresso no mapeamento de edifícios em Kilkenny. Quase 70% dos quadrados do gestor de tarefas já foram mapeados. Outros condados também estão a revelar bons progressos.
  • Tobias Knerr relembra o próximo Google Summer of Code 2020 e pede à comunidade para adicionar ideias de projetos no Wiki OSM.
  • Allan Mustard, o novo membro eleito do conselho do OSMF, elaborou uma análise SWOT e pede à comunidade que acrescente a sua perspetiva na página do Wiki OSM.
  • n76 escreveu no blogue sobre os problemas que ele enfrentou quando tentou produzir um mapa de um destino de trekking no Nepal. A etiqueta no Nepal parece romper com as convenções de nomes OSM, especificamente, utilizando nomes derivados do latim no nome principal= name= ao invés do nome local.
  • O OSM-UK tem utilizado o Loomio para o trabalho colaborativo, mas a remoção do nível livre levou à discussão sobre qual a plataforma a ser usada no futuro. Harry Wood indicou para o sub-fórum existente no Reino Unido. A questão está resolvida, temporariamente para 2020, através do uso contínuo do Loomio.
  • Samuel Darkwah Manu (Sammyhawkrad), um estudioso do Gana, partilha a sua experiência de participação no Estado do Mapa África 2019 e nas conferências Understanding Risk – West and Central Africa conference na Costa do Marfim num post de diário.

Importação de dados

  • Branko Kokanovic informou sobre os planos para importar fronteiras locais (admin_level=9) em Sérvio e etiquetá-los com ref:sr:maticni_broj=, uma etiqueta apontando para o número de referência similar ao alemão de:amtlicher_gemeindeschluessel=. Outra notícia interessante é a disponibilidade de um portal de dados aberto fornecido pela Републички геодетски завод, a autoridade geodésica na Sérvia.
  • Cj Malone anunciou a intenção de atualizar nomes de paragens de autocarros na ilha de Wight. Ele pretende utilizar um conjunto de dados abertos da empresa de transportes local Southern Vectis.
  • Uma importação de nomes de povoamentos suecos da Lantmäteriets GSD-Terrängkartan está a ser discutida atualmente na lista de discussão local. O projeto e o seu progresso atual estão documentados na página mais abrangente na Wiki OSMi.

Eventos

  • Candidaturas a Bolsas de estudo para o próximo State of the Map 2020, na Cidade do Cabo, em julho de 2020, podem, agora, ser submetidas até ao dia 15 de fevereiro de 2020.

OSM Humanitário

  • Harry Wood lembrou-nos das centenas de mapeadores que espontaneamente se reuniram, após o terramoto no Haiti, para produzir rapidamente um mapa para as agências de ajuda humanitária. Em resposta, Simon Poole fez a observação de que o HOT de hoje não é o mesmo HOT que respondeu ao terremoto do Haiti em 2010. Mikel Maron pede-nos para pensar como podemos ajudar aqueles que ainda estão a sofrer no Haiti. Ele ressalta que, de certa forma, o HOT tem beneficiado mais do que o Haiti com a resposta ao terremoto.

Mapas

  • [1] Andrei Kashcha anuncia um website que lhe permite criar, personalizar e exportar um mapa com todas as estradas de uma cidade e lhe dá uma breve introdução num pequeno vídeo.

switch2OSM

  • Thomas Gratier refere-se a uma publicação do Palácio do Eliseu (residência do presidente francês). O Palácio do Eliseu publicita a exposição “Fabriqué en France” é usa um mapa OSM map para mostrar a origem dos produtos.

Licenças

  • MapTiles, uma empresa que oferece produtos e serviços relacionados com mapas OSM, conseguiu algo que muitos procuram há anos: num dia a empresa corrigiu a atribuição que faltava.

Software

  • O Grupo de Pesquisa de Ciência GIS da Universidade de Heidelberg noticia que a NASA utilizou o serviço de navegação OpenRouteService da Universidade para um estudo sobre os tempos de resposta em situações de crise.

Programação

  • Michal Migurski, seguindo uma sugestão de Andy Allan, examinou profundamente as receitas do website OSM Chef com ferramentas de integração contínua. Ele escreveu as suas experiências como um post no diário.
  • Um utilizador do fórum pergunta se é possível, utilizando o OSRM, criar rotas para ciclismo que evitem cruzarem-se com vias muito movimentadas. Parece que esta é uma funcionalidade inexistente no OSRM. A discussão trouxe à superfície outros casos e possíveis formas de construção deste tipo de rotas com este tipo de software.

Releases

  • O editor iD OSM foi atualizado para a versão 2.17.1. O editor já não suporta o Node 8 e exige pelo menos o Node 10 se quiser construir o editor por si. As outras alterações incluem a possibilidade de arrastar-e-largar, a reorganização de múltiplos valores, melhorias de utilização e muito mais.
  • OSMnx, um pacote python para download, de modelo, projeto, visualização, e análise de redes viárias com dados OSM, foi atualizada para 0.11.3.

Você sabia que…

  • O MapRoulette pede aos mapeadores que apresentem os seus desafios favoritos para que eles apareçam no topo da Lista de Desafios.
  • … a app Cartas Militares, uma aplicação de navegação todo-o-terreno com cartografia militar? A app foi criada pelo Centro de Informação Geoespacial do Exército (CIGeoE) de Portugal e está disponível para dispositivos Android e IOS.
  • … Guia para ciclistas da cidade de Ottawa para etiquetar infraestruturas para ciclis no OSM.

Outros assuntos “geo”

  • O Reino Unido tem uma desconcertante complexidade de geografias administrativas. Um novo conjunto de documentos da Biblioteca da Câmara dos Comuns estabelece comparações entre as várias geografias, mostrando como elas se sobrepõem ou têm segmentos de fronteira coterminosa. Um mergulho mais profundo por trás da história destas diferentes geografias também está [disponível](https://researchbriefings.parliament.uk/ResearchBriefing/Summary/CBP-8619.
  • Haiku’s criados, tendo-se utilizado os dados OpenStreetMap (como reportamos) estão agora disponíveis em Espanhol.
  • Stimme noticia (de) (automatic translation) que um novo lago criado por uma represa de castores, perto de Adelshofen, agora aparece no Google Maps.
  • As características fundamentais do Strava surgem no The Guardian, num artigo aprofundado.
  • O blogue do Green Car Congress relata um artigo recente que mostra que os novos padrões da rede viária estão a reforçar uma tendência para a expansão urbana. A pesquisa de acesso aberto, publicada na prestigiada revista PNAS, contou com dados do OpenStreetMap e de satélite. O trabalho foi realizado por pesquisadores da Universidade McGill (Canadá) e da Universidade da Califórnia, Santa Cruz.
  • A Huawei assinou um acordo com a TomTom para mapas e serviços de mapas para os seus telefones. Os novos mapas são necessários porque a Huawei já não pode utilizar a Google Maps.
  • O Business Insider What3Words traça o perfil, na sua série sobre startups. Com mais de 100 funcionários e grandes clientes, como a recém-associada Mercedes, a empresa está a “trabalhar em prol da rentabilidade”. Não é claro o que isto, de facto, significa, uma vez que as contas apresentadas para 2018 apresentaram perdas de £11 milhões no volume de negócios de cerca de £250.000.
  • O comediante XKCD goza com a projeção do mapa Mercator ao substituir todos os continentes e ilhas pela América do Sul.

Próximos eventos

undefined undefined undefined undefined
Ivrea Incontro mensile 2020-01-25 italy
Roma Incontro mensile Roma 2020-01-27 italy
Prague Missing Maps Mapathon Praha 2020-01-28 czech republic
Zürich Missing Maps Mapathon Zürich 2020-01-29 switzerland
Düsseldorf Düsseldorfer OSM-Stammtisch 2020-01-29 germany
Hannover OpenStreetMap Sprechstunde 2020-01-29 germany
Budapest Budapest gathering 2020-02-03 hungary
Berlin OSM-Verkehrswende #8 2020-02-04 germany
Londrez Missing Maps London 2020-02-04 united kingdom
Stuttgart Stuttgarter Stammtisch 2020-02-05 germany
Dortmund Mappertreffen 2020-02-07 germany
Roazhon Réunion mensuelle 2020-02-10 france
Grenoble Rencontre mensuelle 2020-02-10 france
Taipei OSM x Wikidata #13 2020-02-10 taiwan
Toronto Toronto Mappy Hour 2020-02-10 canada
Lyon Rencontre mensuelle pour tous 2020-02-11 france
Londrez Move 2020 (featuring OSMUK) 2020-02-11-2020-02-12 united kingdom
Zürich 114. OSM Meetup Zurich 2020-02-11 switzerland
München Münchner Stammtisch 2020-02-12 germany
Naoned Rencontre mensuelle 2020-02-13 france
Berlin 140. Berlin-Brandenburg Stammtisch 2020-02-14 germany
Torino FOSS4G-it/OSMit 2020 2020-02-18-2020-02-22 italy
Rīga State of the Map Baltics 2020-03-06 latvia
Freiburg FOSSGIS-Konferenz 2020-03-11-2020-03-14 germany
Chemnitz Chemnitzer Linux-Tage 2020-03-14-2020-03-15 germany
Râmnicu Vâlcea EuYoutH OSM Meeting 2020-04-27-2020-05-01 romania
Guarda EuYoutH OSM Meeting 2020-06-24-2020-06-28 spain
Ar Chab State of the Map 2020 2020-07-03-2020-07-05 south africa

Nota: Quer ver seu evento publicado aqui? Então adicione-o no calendário. Apenas os dados que forem inseridos lá aparecerão no weeklyOSM. Por favor, verifique as informações de seu evento através da pré-visualização pública, e corrija-a, e corrija-a se necessário.

Este semanalOSM foi produzido por Rogehm, SK53, SunCobalt, derFred, lucaslasota.