OSM semanal 548

12/01/2021-18/01/2021

lead picture

CyclOSM agora com uma camada padrão em openstreetmap.org 1 | © Tiles style by CyclOSM hosted by OpenStreetMap France | map data © OpenStreetMap contributors

Mapping campaigns

  • Os mapeadores da ONU (en) abriram novos projetos de mapeamento humanitário para as missões de manutenção da paz da ONU:

    Os dados topográficos apoiarão as missões MONUSCO (en) e UNISFA (en) para garantir a paz na área.

  • O primeiro Projeto Trimestral do Reino Unido de 2021 é o Green Spaces (en) – por exemplo, parques, loteamentos, parques infantis e áreas comuns.
  • Pascal Neis revelou, no Twitter, que os locais “não mapeados” estão, agora, disponíveis a nível mundial. A razão para isto acontecer foi um tweet de Said Turksever, que tornou os “locais não mapeados” turcos disponíveis no MapRoulette.

Mapeamento

  • O OpenInfraMap anunciou uma secção de estatísticas, mostrando dados sobre a rede elétrica, por país. Isto é especialmente útil para identificar centrais elétricas mal identificadas.
  • A proposta de etiquetagem sobre electricity=* (en) e as sub-etiquetas falharam na terceira votação, com 8 nãos em 16 votos expressos.
  • A etiqueta proposta healthcare=vaccination_centre (en) para marcar uma instalação onde as pessoas são vacinadas foi aprovada com 20 votos a favor e uma abstenção.
  • Robhubi mostra-nos (de) > pt como um complexo edifício multifuncional pode ser melhor representado através da ampliação de polígonos existentes com uma maior variedade de objetos simples de construção 3D e tags.

Comunidade

  • Joy Christine Nduta Kimani, uma YouthMapper e estudante de engenharia geomática da Universidade de Agricultura e Tecnologia Jomo Kenyatta (JKUAT), partilha (en) > pt a sua experiência, enquanto participante do concurso URISA (en) Student and Young Professional Digital Competition (Estudantes e Jovens Profissionais Digitais).
  • Yves explica (en) > pt como o OpenSnowMap (en) é financiado e faz um pedido de pequenas doações para apoiar o site, no seu blogue.
  • O OpenStreetMap India anuncia um novo canal do Telegram para colaboradores no Rajasthan.
  • Uma conta recentemente registada que parece vir da China reclama (en) > pt, dizendo que o projeto OpenStreetMap não segue a política da China: rotular corretamente Arunachal Pradesh e Taiwan como territórios da China. O post diário atraiu a atenção dos membros do Grupo de Trabalho de Dados, mapeadores da China e de Taiwan. Anteriormente reportamos (en) que a Mapbox CN fornece uma versão de mapa certificada pelo governo para a China, que não segue o princípio on-the-ground dos dados do OpenStreetMap.

Fundação OpenStreetMap

  • Christine Karch ainda está à procura (en) > pt de voluntários de diferentes áreas de formação para apoiar a equipa organizadora do SotM, a conferência internacional anual OpenStreetMap.
  • O Presidente da OSMF, Allan Mustard, anuncia (en) > pt que o questionário de 2021 sobre utilizadores e colaboradores, que mencionamos na semana passada, já está disponível. O questionário permanecerá aberto para respostas até 14 de fevereiro.
  • imagico está a publicar (de) > pt uma previsão do seu tradicional relatório como representante da FOSSGIS no Conselho Consultivo da FOSSGIS, na Assembleia Geral da FOSSGIS, agendada para março.

Notícias de capítulos locais

  • O período de nomeações para as eleições para o Conselho do OpenStreetMap US está a fechar (en) > pt hoje (2021-01-24).

OSM Humanitário

  • Ao delinear o papel do novo centro de mapeamento aberto para a Ásia, apoiado pelo HOT, Rebecca Firth introduz um novo termo hOSM (en) > pt, que significa OpenStreetMap humanitário em contradição com o HOT (Humanitarian OpenStreetMap Team).Esta dificuldade de distinguir entre uma comunidade mais ampla de participantes OSM com interesses humanitários e as atividades específicas do HOT tem uma longa história. Apenas um exemplo é esta troca de opiniões na mailing list (en) > pt em 2014.
  • O próximo webinar comunitário, no dia 29 de janeiro (en) > pt da equipa humanitária OpenStreetMap contará com três entidades que receberam micro-bolsas COVID-19 de Resposta Rápida: iLab Libéria, OSM Senegal, Laboratório Público da Mongólia e a equipa de ativação COVID-19 do HOT.Pode ler mais sobre as micro-bolsas aqui (en) > pt e aqui (en) > pt.
  • Kontur (en) adicionou novas camadas ao painel de instrumentos Disaster Ninja, para visualizar as áreas mais densamente povoadas dentro da forma de alerta. O Urban Core destaca a região mais populosa afetada dentro da área de risco. A periferia da povoação é complementar ao núcleo urbano e mostra uma parte espalhada da população na região.

Mapas

Software

  • gb consite GmbH também desenvolveu uma ferramenta com a opção de exibir o raio de movimentação em torno de um ponto do mapa ou em torno de um município (de acordo com o OSM admin_level 6 ou 8) ou cidade livre de país/condado na Alemanha. As incidências de 7 dias (da Agência Nacional de Saúde Pública do Robert Koch Institut (en)) e os centros de vacinação (do OSM) podem ser mostrados como sobreposições.
  • A nova regulamentação anti COVID-19 em Itália permite que as pessoas que vivem em municípios com menos de 5000 habitantes circulem dentro da sua região por um máximo de 30 km, excluindo as capitais de província. Os utilizadores aborruso, napo e pigreco criaram um programa (it) > pt (o código está no GitHub) capaz de definir a zona para cada município em questão.
  • IpswichMapper escreveu (en) > pt sobre uma nova aplicação que eles criaram para facilitar a recolha de números de casas ao fazer levantamentos topográficos. A aplicação foi publicada no GitHub (en) > pt.

Programação

  • Nos bastidores, o osm2pgsql é uma importante peça de software, replicando e manipulando dados OSM para renderização de mapas a partir de bases de dados PostgreSQL. Muitas características novas foram-lhe adicionadas recentemente. Os criadores têm muitas ideias novas e muitas questões para analisar.
    Vão realizar um encontro virtual (en) > pt no dia 2 de fevereiro às 18:00 UTC. Após uma introdução aos seus planos, o restante do encontro está planeado para uma sessão de perguntas e respostas focada em prioridades futuras. Qualquer pessoa pode participar, não precisa de registar-se. Relatamos anteriormente sobre o patrocínio da OSMF a este projeto.

Releases

  • A equipa editorial, sozinha, não pode verificar o status de lançamento de muitos produtos de software no ambiente OSM. Portanto, gostaríamos de apresentar regularmente à comunidade a lista de observação do software OSM do wambacher.Walter domina a monitorização de atualizações com a sua própria programação. A lista é atualizada frequentemente (geralmente semanalmente) e está disponível em 3 idiomas (de) (en) (fr).Iniciantes, utilizadores avançados, todos os utilizadores do OSM, podem encontrar aqui produtos de software OSM na versão atual com a plataforma correspondente e opção de download. Walter também fica feliz por dicas, caso um software OSM ainda esteja em falta na lista.

Você sabia que…

  • … o WeGlide (en) > pt?A nova plataforma de avaliação global para pilotos de asa-delta utiliza OSM-Maps para visualizar voos entre países. O projeto está a ser desenvolvido por três pilotos alemães e será utilizado para competições, num futuro próximo.
  • … a primeira série oficial de mapas topográficos da Suíça, o Mapa Dufour, está a celebrar (de) > pt o seu 175.º aniversário com várias atividades?Réplicas fiéis ao original estão a ser vendidas e o mapa também está a ser disponibilizado (de) > pt para exploração digital – os visitantes também podem deixar lá os seus próprios vestígios.
  • … o plugin JOSM ‘To do list’ (en) adiciona um diálogo de lista de tarefas que facilita o acesso a grandes listas de objetos?Ele ajuda o utilizador a examinar os objetos, um de cada vez, para poder editá-los ou atualizá-los.

Outros assuntos “geo”

  • Lewis Isaacs escreve (en) > pt no The Guardian sobre a arte do GPS, divertidamente descrito como Human etch-a-sketch(en) > pt.
  • A BBC informa (en) > pt sobre um projeto de pesquisa universitária de 3 anos no Kentucky e no Colorado (uma subvenção FEDA de 900.000 dólares para a Universidade do Kentucky) onde pesquisadores estão a treinar “drones cowboys” para encontrar gado e avaliar a sua saúde e peso a partir do ar.
  • A Hydro International informou (en) > pt que o navio de pesquisa do Schmidt Ocean Institute Falkor coletou os primeiros dados públicos do fundo do mar do Ano Novo, como parte de um esforço global para mapear todo o fundo do mar até 2030.
  • Michael Schultz (Universidade de Heidelberg) relata (en) > pt que o projeto Horizon 2020 LandSense (en) foi concluído com sucesso. Uma seleção das publicações e resultados produzidos têm um link no texto. O projeto permitiu que o grupo procurasse aspetos de qualidade dos dados geológicos coletados voluntariamente e intensificasse os esforços relacionados com a OSM Landuse & Landcover.
  • Sarah (Universidade de Heidelberg) tem vindo a investigar (en) > pt as redes de ruas e sua qualidade para descobrir qual das regiões selecionadas tem a informação mais detalhada no OpenStreetMap, bem como a melhor consistência de dados nos últimos 10 anos.
  • Matthias Fejes (Universidade de Tecnologia de Chemnitz) informa (de) > pt sobre abordagens para uma transição perfeita da navegação exterior para a navegação interior em smartphones, para todos.
  • Theo Armour partilha (en) > pt os seus esforços e seu Manifesto de 2021-01-12, uma declaração pública de intenções, opiniões e objetivos que dão direção aos cartógrafos, mapeadores e amantes de formas de representar a realidade nos diversos caminhos para mapear o futuro.
  • A Mapillary está (en) > pt a disponibilizar o Vistas 2.0, uma grande atualização da anotação semântica para o seu conjunto de dados de imagens de rua (para formação e validação de IA) de 25.000 imagens de todo o mundo.

Próximos eventos

Onde O quê? Online Data País
臺中市 2021 OpenStreetMap x Wikidata 新手教學工作坊 osmcalpic 2021-01-24 flag
Bremen Bremer Mappertreffen (Online) osmcalpic 2021-01-25 flag
Hlavní město Praha Missing Maps CZ Mapathon 2021 #1 osmcalpic 2021-01-26 cz
Ville de Bruxelles – Stad Brussel Virtual OpenStreetMap Belgium meeting osmcalpic 2021-01-26 flag
HOT Community WG: Mapping for Covid 19 Response and Resilience: Global Coordination Supporting Local Action osmcalpic 2021-01-29
Warszawa Virtual community meeting. osmcalpic 2021-01-29 flag
Kampala Mapping Uganda’s New Cities osmcalpic 2021-01-30 – 2021-01-31 flag
Roma Compleanno Local Chapter italiano OSM osmcalpic 2021-01-30 flag
Delft eMWRE Mapathon osmcalpic 2021-02-01 flag
臺北市 OSM x Wikidata #25 osmcalpic 2021-02-01 flag
Osm2pgsql Virtual Meetup osmcalpic 2021-02-02
Missing Maps London Mapathon osmcalpic 2021-02-02
Landau an der Isar Virtuelles Niederbayern-Treffen osmcalpic 2021-02-02 flag
The European Missing Maps Mapathon osmcalpic 2021-02-03
San Jose Virtual Civic Hack & Map Night osmcalpic 2021-02-05 flag
Dresden Dresdner OSM-Stammtisch osmcalpic 2021-02-04 flag
Hamburg Hamburger Mappertreffen osmcalpic 2021-02-09 flag
München Münchner OSM-Stammtisch osmcalpic 2021-02-10 flag
Zürich OSM-Treffen Zürich osmcalpic 2021-02-11 flag
Chippewa Township OpenStreetMap Michigan Meetup osmcalpic 2021-02-12 flag
Berlin 152. Berlin-Brandenburg OpenStreetMap Stammtisch (Online) osmcalpic 2021-02-12 flag

Nota: Quer ver seu evento publicado aqui? Então adicione-o no OSM Kalender calendário. Apenas os dados que forem inseridos lá aparecerão no weeklyOSM.

Este semanalOSM foi produzido por Nordpfeil, NunoMASAzevedo, PierZen, rogehm, SK53, TheSwavu, derFred, lucaslasota.