semanárioOSM 437

27/11/2018-03/12/2018

Warning: This export contains empty Articles

    Logo

    Reference point for mobile devices 1 | © Kanton Zürich, Baudirektion, Amt für Raumentwicklung

Sobre nós

Mapeamento

  • PoliMappers, Secção do YouthMappers no Politecnico de Milão (Itália), vai promover a segunda edição do Aventuras PoliMappers. Diariamente, durante todo o mês de dezembro, é promovido um desafio sobre o mundo do OpenStreetMap. Missões sobre mapeamento, ajuda humanitária e outras. Segue-os no Twitter para descobrir os desafios diários.
  • CartoRoute ("MapRoad") é um projeto entre a Michelin e a Associação OSM da Costa do Marfim, visando o mapeamento da rede rodoviária principal do país: estado da estrada, piso, limites de velocidade, sinais de trânsito, áreas de jantar, hotéis e bombas de gasolina, etc. A fase-piloto foi iniciada na comuna de Plateau (Abidjan) onde 11 colaboradores locais do OSM coletaram dados durante dois dias com o OsmAnd, relacionados neste momento Twitter
  • A tag ‘cycleway:surface’ já foi usada mais de 500 vezes, mas só agora foi corretamente documentada no Wiki OSM. A tag permite especificar uma superfície de apenas ciclovia, por exemplo, para uma ciclovia numa estrada, onde as superfícies diferem.
  • A nova edição organizada de diretrizes foi aprovada pelo Conselho durante a anterior [reunião OSMF](https://wiki.osmfoundation.org/ wiki/placa/minutos/2018-11-15) a 15 de novembro. As orientações, que foram elaboradas pelo grupo de trabalho de dados, visam melhorar a documentação, a transparência e as práticas para iniciativas de mapeamento organizada.
  • A falta de manutenção dos limites eleitorais na Alemanha conduziu à proposta! (de) para excluir os dados. A proposta recebeu muito apoio, mas também oposição.
  • A votação para mapeamento ‘tramtrack na estrada’ falhou. No entanto, o originador Jukka Nikulainen está a preparar uma nova proposta com base no feedback que recebeu durante o processo de proposta.

Comunidade

  • Pode Ünen (OSM unen), professor universitário em Istambul, na Turquia, é o novo Mapper do mês. Como geralmente, o OSM Bélgica publicou uma entrevista de fundo com o vencedor.
  • O mapeador da Coreia do Sul GPIOIPG efetuou uma pesquisa sobre se os nomes de estações de transportes públicos de OSM devem ter o sufixo ‘-역'(i.e. station), embora os nomes oficiais não tenham, geralmente, o sufixo. Aparentemente, o sufixo é amplamente utilizado e alguns sinais mostram o sufixo, mas a palavra ‘estação’ não é anexada após os nomes de estação em outros países. Num post de um blogue do seu diário de utilizador GPIOIPG escreve sobre o resultado da sua pesquisa, que ele tem anunciado no (https://forum.openstreetmap.org/viewtopic.php?id=64609) [Fórum] e na mailing lista e fornece mais algumas informações de fundo.
  • Nakaner enviou todos os e-mails de todas as listas de discussão públicas na lists.openstreetmap.org para uma base de dados. Duas entradas no seu blogue de utilizador aparece o número de mensagens por ano e por lista de endereços e a lista dos autores mais ativos.
  • SunCobalt nota e visualiza isto através de um gráfico que mostra que antes das eleições o número de membros OSMF aumenta fortemente. (https://en.wikipedia.org/wiki/Honi_soit_qui_mal_y_pense).

Fundação OpenStreetMap

  • Os manifestos oficiais e respostas candidatas à eleição da diretoria OSMF deste ano já foram publicados. Christoph Hormann escreveu um Resumo, Paul Norman escreveu um guia de avaliação. Há discussões no Fórum, bem como na lista de mailing osmf-talk.
  • O Grupo de Trabalho Membership (MWG) relata sobre a sua atividade recente. O MWG está atualmente ocupado com o novo programa de taxa de adesão e tem de lidar com países que não têm forma de transferir dinheiro para pagar a taxa de adesão. Como o weeklyOSM, a MWG e os outros grupos de trabalho OSMF estão à procura de voluntários.
  • Mikel Maron, OSMF membro do Conselho, anunciou o lançamento do Welcome Mat. O site Welcome Mat foi pensado para ajudar organizações externas a compreender a difícil estrutura do OSM e para explicar como funciona o OSM.

Eventos

  • FOSS4G Itália anuncia que se encontra aberta à entrega de artigos para Workshops o terceiro FOSS4G 2019 italiano, que se realizará em Pádua de 20 a 24 de fevereiro.

OSM Humanitário

  • OpenGovHub realizou um mapathon no dia 4 de dezembro, com a equipa HOT no Hub OpenGov, em Washington, DC.
  • HOT fornece uma atualização no Microgrants 2018, programa que foi lançado em abril de 2018. Oito comunidades receberam microgrants para melhorar o OSM e ajudam a minimizar o impacto dos desastres.

Mapas

  • O OpenStreetBrowser tem agora uma nova categoria sob "Lazer, desporto e compras". De acordo com skunk no seu post no blogue, a nova categoria "Nadar e tomar banho" inclui todo o tipo de natação e instalações para banhos e saunas.

switch2OSM

Programação

  • O Grupo de Pesquisa de Geoinformação da Universidade de Heidelberg Introduziu API Playground, que permite que explore serviços API OpenRouteService, parâmetros e respostas.
  • Matthias fez um protótipo de um controlo externo de voz para o JOSM. A ferramenta speech2JOSM está disponível no GitHub.

Releases

  • Foi lançada uma nova versão estável do JOSM. A versão 18.11 salva a altura de cada painel à direita quando JOSM é fechado, tem um botão próprio para "Dowload como nova camada" disponível e melhora muitas outras características. A mudança mais notável é provavelmente a correção dos pequenas avarias dos traços de GPS causadas pelo site OSM API mudança.

Sabia que…\Conhece…

  • A MapOSMatic no osm-baustelle.de recentemente ultrapassou o processamento de 40.000 mapas. O site melhorou ainda mais a funcionalidade com aprimoramentos na interface do utilizador e [hiperlink suporte](https://blog.osm-baustelle.de/index.php/2018/12/02/ alguns-basic-pdf-hiperlink-support /) em várias páginas PDF.
  • Stefan Keller, Professor de Ciência de Computação na Universidade de Rapperswil de Ciências Aplicadas, criou um Fog Map. O mapa mostra como encontrar o caminho para o sol em dias cinzentos e nublados de novembro. O site Bluewin.ch fornece! (de) algumas informações de fundo e testa se o mapa funciona. Infelizmente, o mapa só cobre Suíça.
  • … o serviço kinderkiez.net? O serviço, que está disponível em inglês e alemão, permite criar um tapete de jogo de crianças com um mapa OSM?
  • … a longa lista de links onde pode encontrar uma etiqueta adequada, se não sabe como fazê-lo quando o mapeia?

Outras coisas “geo”

  • Na Suíça, o primeiro ponto de referência para dispositivos móveis foi montado (OSM-Link).
  • O iXpoint da empresa venceu! (de) o desafio de Baden-Württemberg na competição de Satélite Europeu de navegação (ESNC) 2018 com sua rota pedestre baseada em OSM.
  • Gaël Musquet, fundador e antigo porta-voz do OpenStreetMap – França (capítulo local francês para a Fundação de OSM), [recebeu](https://www.developpez.com/actu/234207/ France-un-developpeur-du-logiciel-VLC-et-un-hacker-nommes-chevaliers-de-l-Ordre-du-Merite-pour-leur-contribution-dans-le-domaine-du-logiciel-libre/) a [ordem nacional de mérito] francesa(https://en.wikipedia.org/wiki/National_Order _ of_Merit_(France)), juntamente com um dos desenvolvedores do VLC. Ele vê o prémio como um reconhecimento para toda a Comunidade e para as figuras francesas que trabalham os dados abertos.
  • Medium.com explica como obter dados de posição ADS-B de aviões em um mapa OSM com Python e a biblioteca Cartopy.

Próximos eventos

    Onde O quê? Data País
    Alice PoliMappers Adventures 2018: One mapping quest each day 2018-12-01-2018-12-31 everywhere
    Niamey OSM and GIS training camp at CNF 2018-12-03-2018-12-07 niger
    Tångstad Foundation board elections voting opens 2018-12-08
    Ouagadougou Mapathon Independance Day at La Ruche 2018-12-10 burkina faso
    Rennes Réunion mensuelle 2018-12-10 france
    Lyon Rencontre mensuelle pour tous 2018-12-11 france
    Zurique Jubilee Stammtisch Zurich with Fondue 2018-12-11 switzerland
    Salzburgo Maptime Salzburg 2018-12-12 austria
    Mannheim Mannheimer Mapathons – now in Ludwigshafen! 2018-12-12 germany
    Helsínquia Missing Maps Mapathon at Finnish Red Cross HQ – Dec 2018 2018-12-13 finland
    Munique Münchner Stammtisch 2018-12-13 germany
    Berlim 126. Berlin-Brandenburg Stammtisch 2018-12-14 germany
    online via IRC Foundation Annual General Meeting 2018-12-15 everywhere
    Aeroporto de Colônia-Bonn Bonner Stammtisch 2018-12-18 germany
    Luneburgo Lüneburger Mappertreffen 2018-12-18 germany
    Nottingham Pub Meetup 2018-12-18 united kingdom
    Reutti Stammtisch Ulmer Alb 2018-12-18 germany
    Rennes Recensement des panneaux publicitaires 2018-12-23 france
    Lípsia OpenStreetMap assembly 2018-12-27-2018-12-30 germany
    Heidelberg State of the Map 2019 (international conference) 2019-09-21-2019-09-23 germany

    Nota: Se pretender ver o seu evento aqui, por favor coloque-o no calendário. Só dados lá colocados aparecerão no weeklyOSM. Por favor, verifique o seu evento na nossa pré-visualização pública, e corrija-a se necessário.

Este semanárioOSM foi produzido por NunoMASAzevedo, Rogehm, SunCobalt, derFred.