semanárioOSM 447

05/02/2019-11/02/2019

Logo

WhereGroup’s online OSM demo, agora, cobre o mundo inteiro. 1 | © Leaflet | Imagery © WhereGroup | Map data © OpenStreetMap contributors

Mapeamento

  • A organização MSF (Médicos sem Fronteiras) convida todos para um Mapathon de Mapas em Falta, em Berlim a 26 de fevereiro de 2019 das 19:00 às 21:45. Mapas de alta qualidade são essenciais para ajudar pessoas em áreas de crise, mapeadores experientes são convidados a participar, treinar e monitorizar novatos.
  • alexkemp descreve no seu diário de utilizador o problema com as indefinições das fotos carregadas no Mapilarry. De acordo com o seu post, ele considera que 92% de todas as manchas nas 111 fotos que ele investigou são “manchas estúpidas”.
  • A Apple criou alguns desafios do MapRoulette, em especial para países sul-americanos, Coreia do Sul e Turquia. A maioria relaciona-se com problemas rodoviários.
  • O blogue oficial OSM fornece algumas informações básicas sobre as diretrizes de edição organizada.
  • A proposta sobre o mapeamento de fronteiras disputadas no OSM vem atraindo atenção. Inclusive foi discutida noutros locais, como no fórum alemão, por exemplo. No entanto, a versão 1.6, que incorporou um feedback de versões anteriores, obteve a apertada maioria de 17 votos favoráveis (14 votos negativos e 2 abstenções) e, portanto, considerou-se não aprovada.
  • Teve início a votação para a chave building:soft_storey=, usada no caso de um edifício possuir pelo menos um andar significativamente mais flexível ou fraco no alçado lateral do que outros andares superiores ou inferiores.

Comunidade

  • A proposta de reforma dos direitos de autor da UE foi um tema discutido no semanáriOSM#425. As perspetivas mostraram-se positivas. No entanto, segundo Julia Reda, membro do Parlamento da UE, um acordo franco-alemão agravou a situação e as hipóteses de upload de filtros para conteúdos gerados pelo utilizador estão em alta.
  • Tobias Knerr convida desenvolvedores de software aberto de OSM para que integrem ideias de projeto ao OSM wiki para o próximo “Google Summer of Code” .
  • Um filme feito pelo Observatoire des Mobilités Afriquaines (OMA) retrata Guy-Maurel Konan, fundador da OSM Costa do Marfim, utiliza exemplos de Abidjan para mostrar que informações detalhadas podem ser encontradas no OSM. A Michelin participou com o registo de estradas e sinais de trânsito.
  • Vicksun relata que a primeira sessão de Webinar interativo com a comunidade OSM nigeriana foi realizada com sucesso.

Fundação OpenStreetMap

  • O tópico sobre o osmf-Talk intitulado “fraude de votação” foi lançado em meados de janeiro por Rihards. Ele pediu aos membros do Conselho e aos candidatos que comentassem publicamente sobre as ações da GlobalLogic e divulgassem qualquer associação ou conhecimento prévio sobre as atividades fraudulentas. Sublinhou, ainda, que os conflitos de interesse e a fraude eleitoral podem ser muito prejudiciais ao OSM como um todo.Com 59 respostas a este tópico até à data, parece que as acaloradas discussões sobre “governança e conflitos de interesse” trocaram dos membros do HOT US para os membros do OSMF.Durante o debate, os membros pediram aos seus representantes abertura e transparência, o que foi recebido com algum recuo – ver o e-mail de Heather Leson e a resposta de Allan Mustard.
  • Rihards releva na lista de discussão OSMF que “empregados seniores da GL trabalharam com pessoas daquele segmento, os quais são amigos de candidatos ao Conselho. Qualquer um poderia constatar isso em várias plataformas/redes sociais.” O tópico sobre os 101 pedidos de adesão da GlobalLogic da Índia está ainda bloqueado, sem que os seus destinatários comentassem o facto.
  • Dorothea, assistente administrativa do Conselho de Administração da OSMF, listou os eventos sobre a inscrição de 101 funcionários da GlobalLogic, incluindo links para resoluções circulares individuais e discussões nas listas e no site da OSMF.
  • O artigo sobre a GlobalLogic na wikipedia menciona “sabotagem” da empresa em relação ao OSMF. Vamos ver quando que a GlobalLogic irá adaptar a página altamente secreta do Google-Index à sua própria visão de mundo. 😉
  • SunCobalt mostra com gráficos que países como Alemanha, Itália, Rússia e Polónia possuem pouco interesse no OSMF em comparação com o número de mapeadores. Por outro lado, na Índia e nos EUA o interesse ao OSMF excede inclusive o interesse em mapeamento propriamente dito.
  • O Conselho de Administração do OSMF respondeu com a justificação do cancelamento da decisão do DWG sobre o status do ” no terreno regra “, como aplicado à Crimeia, publicado em dezembro. O tópico resultante continha críticas consideráveis, mas também [alguns](https: //lists.openstreetmap. org / pipermail / osmf-talk / 2019-February / 005974.html) falando de uma meta “menos conflituosa”. Apesar de ser solicitado há mais de uma semana, a diretoria não comunicou com a comunidade OSM, bem mais ampla, para lá de um público relativamente pequeno de osmf-talk.

Eventos

  • O grupo de trabalho do State of the Map publicou um post num blogue que dá alguns detalhes organizacionais sobre o próximo State of the Map em Heidelberg, na Alemanha. O post fornece o cronograma estimado para a conferência, uma lista de emails, a explicação do uso de um macaco no logótipo e alguns outros detalhes extra.
  • Steven Feldman relata sobre as suas experiências em torno do primeiro geomob BCN em Barcelona, um encontro de fãs de geoinnovation iniciado em 2008, em Londres. Devido ao grande sucesso, a próxima data para Barcelona foi definida para 24 de abril.
  • Crowd2Map Tanzânia Development Trust e Una Quantum estão a requerer participação num Mapathon a ser realizado no dia 06.03.2019, em Roma. Endereço: Millepiani Coworking, via Nicolo Odero, 13, 00154 Roma.
  • Foi revelado o logotipo vencedor do concurso realizado pelo State of the Map – África, que terá lugar este ano em Grand Bassam, Costa do Marfim, de 22 a 24 de novembro de 201 . O logotipo foi criado por Christa Obeng Nimako. Para acessar as outras propostas, clique aqui.

OSM Humanitário

  • Em sequência a palestra de Stefano Maffulli no FOSDEM 2019 sobre como usar OpenStreetMaps e QGIS para construir mapas de resiliência para preparação de emergências, Hartmut Holzgraefe criou um estilo de sobreposição de resiliência para a sua instância MapOSMatic com base no protótipo apresentado.
  • Numa entrevista com The Citizen, Bornlove Ntikha da Tanzânia explica como ele se juntou ao Departamento de Tecnologia e Inovação da HOT e os objetivos que ele procura atingir. Atualmente, está a trabalhar no projeto de drones que serão usados pela HOT para mapear os subúrbios de Dar es Salaam.

Mapas

switch2OSM

  • Geoawesomeness, um blogue sobre tecnologias geoespaciais,manifestou a sua opinião no sentido de que o OSM está a tornar-se o padrão de mapeamento. Num artigo, o site fornece as razões para isso.

Software

  • Trufi ou (taxi de rota fixa) são uma parte importante do transporte público na Bolívia. Um grupo boliviano-alemão chamado “Associação Trufi” lançou a app de transportes públicos Trufi baseada no OSM para Cochabamba, na Bolívia. A associação quer estender o serviço para El Alto (a segunda maior cidade da Bolívia) e pede suporte à comunidade OSM.
  • MapRoulette foi atualizado para a versão 3.1.3 com uma nova tradução coreana, suporte para simplestyle Task styling, novos recursos Leaderboard e muito mais. Martijn van Exel escreve sobre isso no seu diário.

Programação

  • Nick Whitelegg está à procura para hospedagem acessível de um banco de dados OSM para o seu projeto Hikar, um aplicativo de realidade aumentada para pedestrianistas, que ele introduziu durante a recente FOSDEM. Ele planeia estender a cobertura de Hikar, que está atualmente limitada à Grã-Bretanha, Irlanda e Grécia.

Releases

  • Uma nova versão estável do JOSM foi lançada. A versão 19.01 adiciona guias com detalhes de instalação no popup “Sobre”, melhora o desempenho para reter o histórico quando os nós não se fixaram, otimiza o comportamento de “zoom para seleção”, altera as configurações padrão para redimensionamento automático da tabela de marcas para opcional e contém uma série de outras correções e melhorias.

Sabia que…\Conhece…

  • …. o mapa farmshops.eu, que mostra lojas de produtos agrícolas, mercados e máquinas de venda automática de alimentos e leite na Áustria, Alemanha, Suíça e algumas regiões vizinhas? O desenvolvedor acrescentou recentemente apicultores.

OSM nos média

  • Lucas Selfslagh relata ao site Medium sobre o desenvolvimento da sua comunidade mundial de dados abertos do seu jogo de vídeo “Ghent Theft Auto” e os motivos que o levaram a escolher o OSM como base de dados para criar os seus dados a nível mundial.

Outras coisas “geo”

  • Tom Lee do Mapbox elenca recomendações de privacidade para desenvolvedores e como lidar com os dados de localização dos seus utilizadores. As recomendações são o resultado da própria abordagem do Mapbox para lidar com os dados de localização dos utilizadores.
  • Ian Bancroft pergunta no Twitter Por que @googlemaps continua a insistir que eu tenho que ir através do #Montenegro ou #Macedónia, a fim de alcançar #Kosovo a partir da #Sérvia, e vice-versa? As respostas incluem referências ao OSM e a serviços relacionados.
  • Melanie Eckle, do Instituto de Geoinformação e Tecnologia de Heidelberg (HeiGIT) partilhou a sua experiência com o tema do Congresso da Cruz Vermelha “Digital em proteção civil”, onde ela e o seu colega apresentaram informações sobre Mapas inexistentes e trabalho relacionado da equipa GIScience/HeiGIT, incluindo openrouteservice para gestão de desastres e ohsome, a Plataforma Histórica de Análise de Dados do OpenStreetMap.
  • A Polícia de Nova Iorque exige que a Google remova a nova opção que exibe o local de câmaras de radar de velocidade do Google Maps.
  • A empresa EOX anunciou uma camada sem nuvens nos dados Sentinel2 capturados em 2018.
  • A versão beta do Google Earth Studio permite que o utilizador renderize animações do Google Earth. O site digitalproduction.com explica (de) a sua experiência com a ferramenta.

Próximos eventos

Onde O quê? Data País
Barcelona Mapes i Birres Febrer (Trobada d’usuaris d’OpenStreetMap)[1] 2019-02-15 spain
Belfast QuB 2019-02-16 uk
Taipé OSM x Wikidata #1 2019-02-18 taiwan
Aeroporto de Colônia-Bonn Bonner Stammtisch 2019-02-19 germany
Derby East Midlands Pub meetup 2019-02-19 england
Salt Lake City SLC Map Night 2019-02-19 united states
Reading Missing Maps Reading Mapathon 2019-02-19 uk
Luneburgo Lüneburger Mappertreffen 2019-02-19 germany
Mumble Creek OpenStreetMap Foundation public board meeting 2019-02-20 everywhere
Karlsruhe Stammtisch 2019-02-20 germany
Escócia Edinburgh 2019-02-20 uk
Pádua FOSS4G-IT 2019 (OSMit2019) 2019-02-20-2019-02-24 italy
Salt Lake City SLUG meeting (with OSM presentation) 2019-02-21 united states
Greater Vancouver area Metrotown mappy Hour 2019-02-22 canada
Biella Incontro mensile 2019-02-23 italy
Manila 【MapaTime!】 @ co.lab 2019-02-23 philippines
Karlsruhe Karlsruhe Hack Weekend February 2019 2019-02-23-2019-02-24 germany
Rennes Créer ses propres cartes avec uMap 2019-02-24 france
Bremen Bremer Mappertreffen 2019-02-25 germany
Digne-les-Bains Conférence « Communs numériques – Cartes sensibles » 2019-02-26 france
Viersen OSM Stammtisch Viersen 2019-02-26 germany
Düsseldorf Stammtisch 2019-02-27 germany
Lübeck Lübecker Mappertreffen 2019-02-28 germany
Leoberdorf Leobersdorfer Stammtisch 2019-02-28 austria
Montrouge Rencontre des contributeurs de Montrouge et alentours 2019-02-28 france
Minsk byGIS Meetup 2019-03-01 belarus
Estugarda Stuttgarter Stammtisch 2019-03-06 germany
Dresden Stammtisch Dresden 2019-03-07 germany
Nantes Réunion mensuelle 2019-03-07 france
Dresden FOSSGIS 2019 2019-03-13-2019-03-16 germany
Portmarnock Erasmus+ EuYoutH_OSM Meeting 2019-03-25-2019-03-29 ireland
Montpellier State of the Map France 2019 2019-06-14-2019-06-16 france
Angra do Heroísmo Erasmus+ EuYoutH_OSM Meeting 2019-06-24-2019-06-29 portugal
Minneapolis State of the Map US 2019 2019-09-06-2019-09-08 united states
Edimburgo FOSS4GUK 2019 2019-09-18-2019-09-21 united kingdom
Heidelberg Erasmus+ EuYoutH_OSM Meeting 2019-09-18-2019-09-23 germany
Heidelberg HOT Summit 2019 2019-09-19-2019-09-20 germany
Heidelberg State of the Map 2019 (international conference) 2019-09-21-2019-09-23 germany
Grand-Bassam State of the Map Africa 2019 2019-11-22-2019-11-24 ivory coast

Nota: Se pretender ver o seu evento aqui, por favor coloque-o no calendário. Só dados lá colocados aparecerão no weeklyOSM. Por favor, verifique o seu evento na nossa pré-visualização pública, e corrija-a se necessário.

Este semanárioOSM foi produzido por Elizabete, Nakaner, NunoMASAzevedo, Rogehm, Guillaume Rischard, SunCobalt, derFred, lucaslasota.