OSM semanal 467

25/06/2019-01/07/2019

Logo

Projetos de mapeamento consolidados – verificação de estradas base vs referências de dados abertas 1 | © Nicolas Decoster | Map data © OpenStreetMap contributors, ODbL

Mapeamento

  • O recurso iD para adicionar as tags wikidata e wikipedia para redes do varejo, causou que vários restaurantes aparecessem, erradamente, com outros nomes, de acordo com um relatório do GitHub sobre o bug. Uma das soluções propostas é uma etiqueta como not:brand:wikidata= para evitar que a etiqueta possa vir a ser adicionada novamente. Quincy Morgan, um dos dois responsáveis pela manutenção do iD, aponta para o processo de aprovação antes de introduzi-lo.
  • A decisão do iD de apoiar o natural=watercom water=reservoir, em vez de landuse=reservoir e a sugestão de que se deveria alterar a etiquetagem da última causou uma discussão no GitHub. A decisão, que foi contestada nesta discussão por desconsiderar a comunidade OSM, não é nova e remonta a Dezembro de 2018.
  • Emily Eros, do SharedStreets, publicou um extenso e abrangente artigo sobre “kerb management”, por exemplo, como as restrições de estacionamento, que são um tema cada vez mais importante para empresas e governos locais. Ela reparou na ausência do OSM nesta área e perguntou-se a que se deveria tal facto, tendo em conta o interesse dos setores público e privado neste tema. Ela analisou o uso atual, destacando algumas dificuldades e propondo novas formas de adicionar as informações.
  • Duas novas secções na “Good Practice” das páginas wiki levou Joseph Eisenberg a perguntar na lista de discussão de marcação. Ele sentiu que as novas seções “Verificar o histórico de objetos importantes” e “Não mapear objetos insignificantes, perecíveis e móveis” são duplicações das seções anteriores e removeu-as.
  • Leif Rasmussen anunciou o início da votação da relação de conetividade, a proposta pretende melhorar o mapeamento de conexões de pista e nas interseções.
  • A etiqueta tourism=camp_pitch para lugares individuais dentro de um parque de campismo foi aprovada.
  • O OSMer russo Pavel Gavrilov escreveu um abrangente artigo no WikiOSM sobre como os dados Strava (ru) (automatic translation) podem tornar o OSM mais preciso.

Comunidade

  • O Grupo de Trabalho de Dados anunciou que teve de ocultar uma série de entradas de blogue nos diários do utilizador de OSM, uma vez que continham comentários insultuosos feitos por um utilizador específico.
  • O FOSSGIS, a Secção local alemã do OSM anunciou (de) apoio financeiro para festas de mapeamento no 15.º aniversário do OSM, a 10 e 11 de agosto.
  • Chris Beddow da Mapillary escreveu num blogue sobre a evolução do OSM, das tecnologias de mapeamento e das comunidades OSM. A sua conclusão é a de que todos os mapeadores, todas as comunidades no OSM têm relevância e que os laços entre todos os atores, sejam empresas com fins comerciais ou voluntários, devem ser fortalecidos.
  • Várias mudanças nas camadas de imagens nos editores do OSM foram feitas a pedido da Maxar (a empresa que controla a Digital Globe, cujos produtos estão a ser renomeados). Kevin Bullock da Maxar escreveu uma entrada num diário, explicando estas alterações mais detalhadamente.
    Os contribuidores regulares do OSM podem já ter reparado que as camadas de imagens aéreas da Digital Globe desapareceram dos editores online. Devem também já ter reparado no aparecimento de duas equivalentes, mas geralmente mais atualizadas. Estas camadas têm o nome de Maxar Premium & Maxar Standard. O JOSM está a fazer o mesmo, mas alguns problemas de desempenho não serão resolvidos até ao final de julho.
    A remoção das camadas da Digital Globe foram executadas como resultado de um pedido de Bryan Housel.
  • No início de junho, o mapathon “June floors” ocorreu na Rússia. Durante toda a semana (03.06.2019-10.06.2019), a comunidade russa atribuiu andares aos edifícios que não os tinham. 184 mapeadores participaram neste evento. Os andares foram atualizados em 7643 objetos.

Fundação OpenStreetMap

  • Num email para o OSMF e para as Listas de Discussão, SeverinGeo sublinha que as Organised_Editing_Guidelines (Diretrizes organizadas de edição) não são levadas com seriedade. Teve início uma discussão sobre como proceder em relação a esta situação.
  • Gregory Marler publicou o acolhimento da próxima conferência sobre o Estado do Mapa com um post no blogue, intitulado “Por que a sua comunidade deve acolher o State of the Map”.

Eventos

OSM Humanitário

  • Os Médicos Sem Fronteiras procuram ajudantes para dois mapathons em Hong Kong, no dia 5 de agosto (segunda-feira) e 1 de setembro (domingo).
  • As atas da reunião do conselho do Hot, de 13 de junho, estão disponíveis.

Mapas

  • Kontur criou um mapa que mostra densidade de objetos do OSM, por população, sobretudo para ajudar no mapeamento humanitário.
  • A administração da cidade de Nizhniy Novgorod (Rússia) criou um portal GIS que mostra lojas não permanentes (quiosques de rua) e construções publicitárias. O OSM é usado como mapa base.
  • O motor de busca francês Qwant, que tem como público-alvo utilizadores que se preocupam com a privacidade começou o seu próprio serviço de mapas. O serviço de preservação de privacidade Qwant Maps baseia-se no OSM.

switch2OSM

  • O OpenStreetMap da Eslovénia noticiou a utilização de mapas OSM maps nos seus veículos de proteção civil e emergência.

Software

  • omgitsgela publicou um guia sobre como usar o JOSM num Chromebook, nos diários do utilizador do OSM.
  • A instância do MapOSMatic em osm-baustelle.de adicionou “OSM Notes” como dados selecionáveis ​​para o mapa e o índice do mapa.

Programação

  • tchaddad detalha o trabalho no projeto Google Summer of Code para adicionar dados do Wikidata à Nominatim. O primeiro passo, de acordo com o post no blogue, é a atualização e melhoria dos scripts existentes de extração da Wikipédia.

Releases

  • Versões do webapp Noticias Aqui E Agora estão agora disponíveis em Português, Francês, Espanhol, Alemão, e Inglês. O webapp Noticias Aqui E Agora torna mais fácil encontrar os restaurantes mais próximos, não pertencentes a cadeias de restaurantes, cafés locais e livrarias independentes, que competem contra empresas de cadeias, faceis de encontrar, como McDonalds, Starbucks e Amazon. Se o seu local de alimentação favorito ou livraria independente está faltando no OpenStreetMap, por favor, adicione-o ao OSM. Por favor, inclua o link do site (URL) para que o acesso ao menu de qualquer restaurante próximo esteja a apenas alguns cliques de distância.
  • Wambacher mantém a sua lista de software OSM atualizada com os últimos lançamentos. Ele dá mais sugestões para software que utiliza OSM do fórum. (de) (automatic translation)

Você sabia que…

  • O HOT pôs em marcha um projeto para melhorar a completude, consistência e precisão da rede viária principal de vários países africanos. O HOT usou dados OSM e não dados abertos como gROADS (Global Roads Open Access Data Set) para assegurar qualidade e quantidade e descobrir áreas que necessitam de melhoria. Nicolas Decoster pede ajuda para continuar a progredir, como tem feito desde 2015.
  • … o mapeador russo Rainbow Fox desenvolveu um software WhereIsMyPhoto que simplifica a procura e o trabalho com fotografias? Quando a imagem tiver geodados, o local da captura será mostrado no mapa base do OSM.
  • OpenAndroMaps oferece o download de diferentes mapas vetoriais estilizados para smartphones. Os estilos são regularmente atualizados e aprimorados. Como utilizador, por favor, observe a Atualização do Elevate 4.
  • no website Where ist Markt? pode-se ver os mercados semanais, mercados de frescos e feiras da ladra de diferentes cidades alemãs. Para além de uma página informativa (de) (automatic translation), pode encontrar mais detalhes na Página do GitHub Repo.
  • … a cidade fantasma de Kitsault no Canadá possui com um único habitante? O povoamento de extração de minas foi abandonado em 1983, mas as casas, terrenos, hospitais e lojas foram mantidas, desde então, por um investidor, utilizando os serviços de alguns locais para preparar a área para uma futura geração de mineiros. Um artigo em Stern (automatic translation), com 18 meses, fornece mais detalhes e um pequeno fime sobre isto. (Continua por considerar se a marcação com place=city está correta.)

Outros assuntos “geo”

  • A plataforma de relatórios RADar! usa o OpenStreetMap e é uma ferramenta de planeamento online de participação de cidadãos da Climate Alliance. A app RADar! ou a internet A plataforma de relatórios pode ser usada para chamar a atenção para pontos perturbadores e perigosos ao longo da ciclovia. As mensagens podem ser visualizadas no site e geralmente são adequadas para atualizar o estado ou a superfície das ciclovias no OSM 😉
  • Michael Marz começou (de) (automatic translation) um projeto pessoal que fornece todas as características primárias de um mapa (chaves distintas) num pacote próprio para download. Mais informação pode ser encontrada na página de GitHub.
  • theyapantimes relatou que o Benim, perto da Nigéria, está orgulhoso por ter um moderno mapa digital para substituir o último mapa que datava de 1957. Foi necessário muito trabalho de um grupo de 30 cartógrafos do Benim (mapeadores OSM). O projeto teve início com o beneplácito das Nações Unidas (UNDP) e com o apoio financeiro da União Europeia.
  • Saadiq Mohiuddin descreve a forma como criou um mapa de regras de estacionamento com guia, em Calgary.
  • Há uma tecla OSM no set teclado? O teclado do utilizador ImreSamu tem uma.
  • Tenha cuidado ao trabalhar com dados, um ligeiro desalinhamento de coordenadas significava que um promotor imobiliário se qualificava para cortes de impostos destinados aos pobres.
  • Para evitar uma perturbação no trânsito, a Google orientou quase 100 carros no Colorado, rumo a uma estrada sem pavimento, onde acabaram por ficar retidos.
  • A Fundação Wikimedia bloqueou um administrador de longa data da Wikipédia em inglês, por um ano, por causa de um tipo de violação de código de conduta, sem dar detalhes. A comunidade apela contra a falta de transparência e a contenção de caminhos de decisão típicos. Administradores individuais entregaram uma edição bloqueada pelo utilizador com a Fundação. Notícias do BuzzFed relata este facto.A edição de junho do The Signpost, uma revista mensal da Wikipédia Inglesa, tem vários artigos sobre o tema.

Próximos eventos

undefined undefined undefined undefined
Salzburg YouthMappers Workshop 2019-07-05 austria
Ivrea Incontro mensile 2019-07-06 italy
Makati City OSMPH × GrabPH Mapathon 1 2019-07-06 philippines
Taipei OSM x Wikidata #6 2019-07-08 taiwan
Bourdel Réunion mensuelle 2019-07-08 france
Toronto Toronto Mappy Hour 2019-07-08 canada
Lyon Rencontre mensuelle pour tous 2019-07-09 france
München Münchner Stammtisch 2019-07-09 germany
Salt Lake City SLC Mappy Hour 2019-07-09 united states
Hamburg Hamburger Mappertreffen 2019-07-09 germany
Wuppertal OSM-Treffen Wuppertaler Stammtisch im Hutmacher 18 Uhr 2019-07-10 germany
Zürich OSM Stammtisch Zurich 2019-07-11 switzerland
Berlin 133. Berlin-Brandenburg Stammtisch 2019-07-11 germany
San José Civic Hack Night & Map Night 2019-07-11 united states
Ulmer Alb Stammtisch Ulmer Alb 2019-07-11 germany
Dortmund Mappertreffen 2019-07-12 germany
Cologne Bonn Airport Bonner Stammtisch 2019-07-16 germany
Lüneburg Lüneburger Mappertreffen 2019-07-16 germany
Viersen OSM Stammtisch Viersen 2019-07-16 germany
Bremen Bremer Mappertreffen 2019-07-22 germany
Nottingham Nottingham pub meetup 2019-07-23 united kingdom
Reading Missing Maps Reading Mapathon 2019-07-23 united kingdom
Salt Lake City SLC Map Night 2019-07-23 united states
Lübeck Lübecker Mappertreffen 2019-07-25 germany
Santa Fe State of the Map Argentina 2019 2019-07-27 argentina
Dumaguete Pista ng Mapa 2019 2019-08-01-2019-08-03 philippines
Minneapolis State of the Map U.S. 2019 [2] 2019-09-06-2019-09-08 united states
Dinedin FOSS4GUK 2019 2019-09-18-2019-09-21 united kingdom
Heidelberg Erasmus+ EuYoutH OSM Meeting 2019-09-18-2019-09-23 germany
Heidelberg HOT Summit 2019 2019-09-19-2019-09-20 germany
Heidelberg State of the Map 2019 [3] 2019-09-21-2019-09-23 germany
Wellington FOSS4G SotM Oceania 2019 2019-11-12-2019-11-15 new zealand
Grand-Bassam State of the Map Africa 2019 2019-11-22-2019-11-24 ivory coast

Nota: Quer ver seu evento publicado aqui? Então adicione-o no calendário. Apenas os dados que forem inseridos lá aparecerão no weeklyOSM. Por favor, verifique as informações de seu evento através da pré-visualização pública, e corrija-a, e corrija-a se necessário.

Este semanalOSM foi produzido por Nakaner, Rogehm, SK53, Silka123, SunCobalt, derFred, lucaslasota, tordans.

One thought on “OSM semanal 467

  1. Jakub Trojan disse:

    There seems to be a wrong link in the news related to the Japan Times that reported that Benin is now proud to have a modern digital map to replace the last map from 1957. The link goes to the Benin city, which is in Nigeria. The right link should be to the state of Benin. In the article, there is a city of Save in the picture.

Comments are closed.