OSM semanal 528

25/08/2020-31/08/2020

lead picture

A comunidade francesa mapeia desfibriladores durante um mês 1 | © Copyright 2020 ProjetDuMois.fr

Mapeamento

  • Desde 4 de agosto, a comunidade francesa tem discutido (fr) > pt o projeto do mês de setembro (desfibriladores) em detalhes na lista de discussão -fr. Quem desejar participar pode agora ler (fr)> de na wiki o que fazer e que ferramentas estão disponíveis. O projeto é acompanhado (fr) > de por avaliações diárias significativas.
  • A equipe Open Maps da Microsoft anunciou (es) > pt o início da edição organizada (es) > pt de estradas da Colômbia. Serão utilizadas imagens de rua e imagens aéreas disponíveis para serem adicionadas onde for possível, mas sem importações automáticas, algoritmos ou edições de robôs para melhorar o mapa.
  • RobJN publicou duas propostas: ref:GB:usrn=* para se referir aos identificadores únicos para cada rua (en) > pt e ref:GB:uprn=* para se referir aos identificadores únicos para cada local com endereço (en) > pt no Reino Unido. A votação para ambas está aberta até 2020-09-13.
  • O OpenStreetMap atingiu 90 milhões de conjuntos de alterações. A lista de alterações foi feita com RapiD por Diana IRM-ED, uma cartógrafa indonésia paga pela HOT.
  • Christopher Beddow está preocupado (en) com a crise das imagens sem data do mapa aberto e documentou-a com duas imagens no Twitter.

Comunidade

  • No início de outubro, o serviço público de quadriculas da Wikimedia Foundation com base no OSM será encerrado. A razão para este encerramento prende-se com os abusos – a maioria dos acessos não tem nada a ver com os projetos da Wikimedia ou foram feitos a partir de sites comerciais, escreve (en) > pt Erica Litrenta na lista de discussão Maps-l da Wikimedia Foundation.
  • OpenStreetMap US anunciou (en) > pt que a Connect 2020 será realizada online, de 29 a 31 de outubro. O pedido para participação está aberto e todos estão convidados a inscreverem-se com propostas relacionadas com o OpenStreetMap.
  • A Unite Maps Initiative (en) > pt quer obter um novo logotipo e anunciou (en) > de um concurso para ele. O prazo para as inscrições é 16 de setembro de 2020.
  • O conjunto de alterações 90148752 transformou a Grã-Bretanha numa praia de areias movediças e ficou até visível nas quadriculas, durante cerca de uma hora antes de ser revertida rapidamente.
  • Como utilizadores OSM de mapas impressos (es) e OsmAnd Live, os Bombeiros de Córdoba, na Argentina, solicitaram assistência no mapeamento de estradas, vias fluviais e outros elementos. A comunidade lançou (es) um mapathon e em 3 dias foi adicionada muita informação numa área muito selvagem. Os bombeiros confirmaram (es) que os mapas detalhados do OSM salvam florestas.

Fundação OpenStreetMap

Eventos

  • Membros da comunidade OSM italiana, na região de Piemonte, estão a organizar (it) > en um evento nas montanhas, de 19 a 20 de setembro. O fim de semana inclui apresentações, mapeamento e partilha de experiências OSM. Para participar deve preencher este formulário (it) > pt.
  • O próximo Geomob (en) > pt será organizado, como sempre, por Ed Freyfogle e Steven Feldman, realiza-se online no dia 16 de setembro às 20:00 CEST. Os palestrantes são: Jenny Allen, líder da equipa de mapas da Elastic; Ian Hannigan, fundador da Formation (de) > pt; Olivier Cottray, discutindo o uso de GIS para desminagem e Hanc Naum, fundador da PinApp.
  • O State of the Map Japão 2020 (ja) > pt será realizado online, no sábado, dia 7 de novembro. Os organizadores solicitam voluntários e apresentações.

Educação

  • Todas as 35(!) folhas de trabalho do OpenSchoolMaps (de) > pt estão agora disponíveis, não só como PDF para download, mas também como páginas web (HTML). Os materiais também estão disponíveis em inglês.
  • Um artigo publicado (en) > pt no Departamento de Planeamento Urbano e Análise Espacial da Universidade do Sul da Califórnia utiliza o OSMnx (en) > pt para analisar como a evolução urbana, planeamento, design e milhões de decisões humanas individuais moldam as cidades.

Mapas

  • Frank Schmirler oferece agora o seu “Mapa de Faróis” com com português e russo em cinco línguas de menu. Vale realmente a pena dar uma olhada neste impressionante mapa para explorar novas costas.

Software

  • Pieter Vander Vennet anunciou (en) > pt o MapComplete, onde agora poderá criar o seu próprio tema com o “novo editor fácil de usar”. Se tiver mais de 500 conjuntos de alterações, pode criar um tema a partir do zero, que pode ser partilhado via URL. Por favor, visite (en) > pt o GitHub para ver alguns resultados, como o cyclofix (en) ou o Open Bookcase Map (en).
  • A DWeaver trabalhou (en) > pt nos últimos 3 meses no OSM2World para o Google Summer of Code. O objetivo do seu projeto era adicionar suporte para tagging indoor, ou seja, renderizar dados indoor em 3D. Isto inclui características básicas como quartos e corredores, janelas e portas, bem como objetos que podem abranger níveis diversos, como escadas e barreiras. O código que ele produziu pode ser visto nestes 3 pedidos de extracção – 1, 2, 3.

Releases

  • O Grupo de Pesquisa GIScience da HeiGit (de) > pt, o Instituto de Tecnologia de Geoinformação de Heidelberg, anunciou (en) > pt que é “possível calcular percursos de longa distância, utilizando todos os perfis de bicicleta e pedestres, tendo em conta restrições como evitar ferries” com a mais recente atualização do OpenRouteService (en).

Você sabia que…

  • … Martijn van Exel publicou (en) o seu stream (en) sobre “Como usar a ferramenta Meet Your Mappers“.

OSM na mídia

  • Os colaboradores do Buzzfeed e repórteres investigaram as regiões que foram apagadas nos mapas do Baidu utilizando também um par de recursos, incluindo o OpenStreetMap. Utilizaram esses locais para encontrar uma rede de edifícios com as marcas das prisões e campos de internamento em Xinjiang. Eles explicam a sua metodologia neste artigo (en) > pt.

Outros assuntos “geo”

  • A China anunciou zh-cn > en a sua mais recente versão do mapa padrão, com ênfase no padrão correto do mapa, que todos os editores de mapas devem seguir. O mapa padrão da China inclui a ilha de Taiwan (Formosa) e a área de perturbação do Mar do Sul da China, e a famosa linha de 11 raias (en) > pt. A publicação do anúncio pelos média de Taiwan zh-tw > en fez com que os cidadãos de Taiwan ridicularizassem a decisão zh-tw > en e achassem que a China é ridícula e o mapa imaginário está alheado da realidade.
  • A Mapillary anunciou (en) > pt que qualquer pessoa pode agora aceder às suas características de mapa, diretamente através de uma API – filtragem e download de imagens, deteções de objetos e características de mapa programaticamente.

Próximos eventos

undefined undefined undefined undefined
Taipei OSM x Wikidata #20 2020-09-07 taiwan
Lyon Rencontre mensuelle 2020-09-08 france
Berlin 147. Berlin-Brandenburg Stammtisch 2020-09-10 germany
München Münchner Treffen 2020-09-10 germany
Zürich 121. OSM Meetup Zurich 2020-09-11 switzerland
Leoben Stammtisch Obersteiermark 2020-09-12 austria
San José National Day of Civic Hacking 2020-09-12 united states
Ashurst Trek View New Forest Pano Party 2020-09-13 united kingdom
Lüneburg Lüneburger Mappertreffen 2020-09-15 germany
Salt Lake City / Virtual OpenStreetMap Utah Map Night 2020-09-15 united states
Kabul / Online Why OSM and how to Contribute into it on Software Freedom Day 2020 2020-09-18 afghanistan
Nottingham Nottingham pub meetup 2020-09-22 united kingdom
Düsseldorf Düsseldorfer OSM-Stammtisch 2020-09-25 germany
Alice 2020 Pista ng Mapa 2020-11-13-2020-11-27 philippines

Nota: Quer ver seu evento publicado aqui? Então adicione-o no calendário. Apenas os dados que forem inseridos lá aparecerão no weeklyOSM. Por favor, verifique as informações de seu evento através da pré-visualização pública, e corrija-a, e corrija-a se necessário.

Este semanalOSM foi produzido por MatthiasMatthias, Nakaner, Nordpfeil, NunoMASAzevedo, Rogehm, TheSwavu, derFred, lucaslasota.

5 thoughts on “OSM semanal 528

  1. Lejun disse:

    “Nous recherchons d’urgence des volontaires pour écrire quelques articles pendant la semaine et/ou pour les relire le samedi. Ce numéro a été publié avec une seule relecture. Si vous trouvez des erreurs et voulez les éviter à l’avenir, aidez-nous.”
    C’est super, mais faut contacter qui ?

  2. Clifford Snow disse:

    In issue 538 you wrote “OpenStreetMap hit 90 million changesets. The changeset was done using RapiD by Diana IRM-ED, an Indonesian mapper paid by HOT.”

    Why did you single our Diana IRM-ED as a paid mapper? Her profile says she works for HOT. Yet in the same issue, none of the paid men were singled out. Does being a “paid mapper” imply something?

    Can I recommend just congratulating her for creating the 90 millionth changeset?

Comments are closed.