OSM semanal 532

22/09/2020-28/09/2020

lead picture

Mapa interactivo para a gestão de emergências ambientais 1 | © Gobierno de Missiones CC-BY-SA map date © OpenStreetMap contributors

Sobre nós

  • O número de comunidades locais (en) > pt reconhecidos pela Fundação OSM está aumentando. Por esta razão, a edição #533 do semanárioOSM terá uma nova categoria “Local Chapter News”. Aqui, cada capítulo local terá a possibilidade de postar artigos com o nosso modo de convidado. A comunidade local também pode decidir em que língua(s) o artigo deve ser publicado.

Mapeamento

  • O colaborador do OSM bkil propôs (en) um esquema de marcação de sinais sonoros (en) > pt que são frequentemente usados com as luzes para pedestres.
  • O utilizador Vollis propôs (en) a etiqueta amenity=chapel_of_rest para uma sala ou edifício onde famílias e amigos podem vir e despedir-se de alguém que morreu, antes do seu funeral.

Comunidade

  • Mateusz Konieczny recomenda (en) > pt os seguintes links, como tendo boas instruções para iniciantes no JOSM:

    Mikel Maron refere-se (en) > pt às instruções no site Mapbox.

  • Lukasz Kruk lamenta (en) > pt a falta de qualidade do mapeamento em algumas regiões e explica a sua visão sobre as causas e possíveis soluções.
  • A ideia de criar uma newsletter francesa (nós relatamos isso) é discutida (fr) > pt no loomio.
  • A manutenção do mapa com o StreetComplete é o primeiro dos 12 projetos financiados pela primeira micro subvenção da OSMF a apresentar um relatório final (en) > pt.
  • O OpenStreetMap US publicou (en) > pt o 11.º número (setembro 2020) do seu boletim informativo.
  • Foi criada (en) > pt uma página wiki (rascunho) sobre limitações no mapeamento de informações privadas. Indica-se onde os esforços de mapeamento devem parar, por exemplo, para não adicionar os nomes dos habitantes às habitações ou limitar os bens pessoais (como televisores, número de animais ou máquinas de lavar) ao uso comum.

Importação de dados

  • Pieter (utilizador: pcmill) gostaria de iniciar um projeto para importar cerca de 160.000 árvores na cidade de Utrecht, na Holanda e pede comentários.
  • Enquanto “Friesland Hydranten Import” descreve > o seu (de)procedimento en para importar uma lista oficial e completa de fire_hydrants=* (bocas de incêndio) (apenas 2 mapeados anteriormente no OSM), o utilizador osmcux pede > (de)suporte (de) para en evitar as repetições em cenários mais complexos.

Fundação OpenStreetMap

  • O Conselho da OSMF aprovou dois novos capítulos locais durante a sua reunião mensal de setembro: EUA e Kosovo.
  • O Conselho está a considerar formar um comité de pessoal para ter uma forma estruturada de apoiar as pessoas que trabalham com a OSMF quase em tempo integral. Mikel Maron está a pedir sugestões para o seu esboço de discussão.

OSM Humanitário

  • O site “PreventionWeb” informa sobre o trabalho da comunidade HOT-OSM e “Missing Maps” da Cruz Vermelha Americana no interesse da cooperação através do mapeamento mundial para combater a epidemia da COVID-19.
  • O HOT noticia o progresso do mapeamento na Libéria, em conexão com o apoio financeiro conseguido através de uma microsubvenção do programa de Resposta Rápida COVID-19.
  • Can Unen noticia (en) > pt, em BİMTAŞ A.Ş., em colaboração com o parceiro do HOT, Yer Çizenler, o trabalho conjunto para colocar o campus da Agência de Planeamento de Istambul no OpenStreetMap.

Mapas

  • Michael Schultz informa sobre um mapa contíguo de uso do solo OSM, de alta resolução, da União Europeia, combinando dados do Copernicus e do OpenStreetMap.
  • Robert Goedl, Chefe do Linux Bibel Österreich (de)> , en no passado já apresentou > (de) o Marble encomo uma alternativa LINUX ao Google-Earth; agora ele descreve > (de) como en utilizar o Marble para navegação, baseado em mapas OpenStreetMap.

switch2OSM

Licenças

  • Adam Franco encontra as suas contribuições ao OSM em mapas usados por uma faculdade nos EUA e pergunta se ele deve seguir o caminho descrito no wiki devido à falta de atribuição.

Software

  • O MRVDH lançou o BuDongSang, um jogo de imóveis ocioso, baseado em dados do OpenStreetMap. Ainda em desenvolvimento inicial, sinta-se à vontade para deixar feedbacks e sugestões.
  • Jochen Topf relata o lançamento do novo site osm2pgsql.org como o primeiro resultado visível do apoio da OSMF ao desenvolvimento do osm2pgsql.
  • O responsável pela manutenção do Carto de estilo alemão explica porque o estilo OSM Carto está parado neste momento.

Releases

  • O HeiGIT apresenta a versão 6.3.0 do openrouteservice e, portanto, uma técnica melhorada de aceleração para calcular isócronos maiores (uma área do mapa que pode ser alcançada a partir de um ponto de partida dentro de um determinado tempo ou limite de distância) do que com o algoritmo anterior. Aproveitando as propriedades topológicas de uma rede rodoviária, é possível identificar células da rede que estão ligadas a outras células por muito poucas estradas; com esta técnica, chamada partição, é possível reduzir drasticamente o tempo computacional necessário para encontrar todas as estradas que podem ser alcançadas dentro de um determinado limite de tempo.

Você sabia que…

Outros assuntos “geo”

  • gpsradler apresenta (de) > es o novo cartão Garmin “TOPO Switzerland V2 PRO”, que reúne fontes de dados governamentais e comerciais.
  • SuperMap apresenta a Tecnologia GIS na Conferência de Tecnologia de Software GIS 2020.
  • Heise relatou (de)> en sobre projetos que repensam conceitos antiéticos da SmartCity para o bem comum. Entre os projetos vinculados estão trabalhos contra a vigilância, projetos que se concentram no benefício dos cidadãos e uma conferência realizada com uma programação interessante.
  • A Garmin lançou os primeiros dispositivos GPS com recetores GNSS multibanda: até agora, a precisão tem sido melhorada por melhores antenas e múltiplos sistemas de satélites GNSS (GPS, GLONASS, Galileo). Agora, a Garmin adicionou um novo chip recetor GNSS que pode avaliar ambas as bandas de frequência.
  • A 23 de setembro de 2020, o Ministério do Clima e Ambiente da Noruega celebrou um contrato com a Kongsberg Satellite Services (KSAT) e os seus parceiros, para fornecer acesso universal à monitorização por satélite de alta resolução dos trópicos, a fim de apoiar os esforços para deter a destruição das florestas tropicais do mundo.
  • O site de aprendizagem de matemática Mathigon utiliza diferentes projeções de mapas para resumir as suas lições sobre esferas, cones e cilindros. Vale a pena experimentar a animação interativa – não apenas para crianças.
  • A unidade de Filantropia da MICROSOFT informa sobre a expansão planeada dos programas de apoio aos campos de refugiados carentes. Nos últimos dois anos, a empresa tem trabalhado com organizações sem fins lucrativos e humanitárias para ajudar a resolver questões humanitárias globais, por exemplo, ajuda em catástrofes, melhorando o mapeamento aberto de áreas vulneráveis com o Bing e a equipa humanitária OpenStreetMap (HOT).
  • A partir desta semana, o Google Maps mostrará, após uma atualização, como o coronavírus é prevalecente numa área geográfica (relatamos). Para a área real, as médias de sete dias de novos casos de Covid-19, por 100.000 pessoas serão mostradas por cores e sombras, se os casos estiverem aumentando ou diminuindo.
  • A compreensão dos riscos associados aos surtos de Covid-19 nas universidades britânicas requer a navegação por um grande número de conjuntos de dados e um profundo conhecimento das geografias administrativas do Reino Unido e das suas interrelações. David Kernohan fornece um guia útil num post no blogue WonkHE.
  • Michael Prodger partilhou a sua visão sobre a pintura de mapas e paisagens no século XVI.

Próximos eventos

undefined undefined undefined undefined
Taipei OSM x Wikidata #21 2020-10-05 taiwan
Londrez Missing Maps London Mapathon 2020-10-06 united kingdom
Montrouge Rencontre des contributeurs de Montrouge et alentours 2020-10-07 france
Stuttgart Stuttgarter Stammtisch 2020-10-07 germany
Berlin 148. Berlin-Brandenburg Stammtisch (Online) 2020-10-09 germany
Michigan Michigan Online Meetup 2020-10-12 usa
Cologne Bonn Airport 132. Bonner OSM-Stammtisch (Online) 2020-10-13 germany
München Münchner Stammtisch 2020-10-13 germany
Salt Lake City / Virtual OpenStreetMap Utah Map Night 2020-10-13 united states
Cobb Virtual Academy OSMUK AGM plus presentations 2020-10-17 united kingdom
Lüneburg Lüneburger Mappertreffen 2020-10-20 germany
Berlin OSM-Verkehrswende #16 (Online) 2020-10-20 germany
Nottingham Nottingham pub meetup 2020-10-20 united kingdom
Online 2020 Pista ng Mapa 2020-11-13-2020-11-27 philippines
Online FOSS4G SotM Oceania 2020 2020-11-20 oceania

Nota: Quer ver seu evento publicado aqui? Então adicione-o no calendário. Apenas os dados que forem inseridos lá aparecerão no weeklyOSM. Por favor, verifique as informações de seu evento através da pré-visualização pública, e corrija-a, e corrija-a se necessário.

Este semanalOSM foi produzido por MichaelFS, Nordpfeil, NunoMASAzevedo, Rogehm, TheSwavu, lucaslasota.

2 thoughts on “OSM semanal 532

Comments are closed.