OSM semanal 538

03/11/2020-09/11/2020

lead picture

Bases Peruanas para vacinação num mapa OSM. 1 | © Ministerio de Salud, Perú | map data © OpenStreetMap contributors |

Sobre nós

  • Desde a edição #537, temos vindo a publicar uma versão em polaco. Estamos muito felizes com os novos colegas e esperamos que este serviço possa inspirar o desenvolvimento do OpenStreetMap na Polónia, já que podem agora ler as notícias na sua língua nativa. Witamy, polska drużyno. 😉

Mapeamento

  • Pascal Neis acabou de atualizar (en) os seus “Unmapped Places” (“Locais por Mapear”) com os mais recentes dados OSM de 2020-10-30.
  • Christina Ludwig, Sascha Fendrich e Alexander Zipf fizeram um relato (en) > pt sobre o seu estudo “Regional variations of context‐based association rules in OpenStreetMap” (Variações regionais de regras de associação baseadas em contexto do OpenStreetMap). Este estudo investiga a variabilidade das regras de associação extraídas do OSM em diferentes regiões geográficas, dependendo de diferentes variáveis ​​de contexto, como o número de mapeadores OSM.
  • A Cruz Vermelha Espanhola organiza um Mapathon (es) online para ajudar populações do Burundi, vulneráveis a desastres naturais, conflitos armados e epidemias. O evento realizar-se-á na quinta-feira, 19 de novembro, das 17 às 19h.
  • O OSM Irlanda oferece (en) um Gestor de Tarefas que organiza mapeamento simultâneo de edifícios, por múltiplos mapeadores de proximidade, atribuindo-lhes quadrados a cada um. Por isso, os edifícios são mapeados com a etiqueta building=yes. Outra possibilidade é cada um começar os seus próprios projetos algures no mundo.
  • PoliMappers relatam (en) > pt os seus esforços para apresentar pessoas novas e interessadas no mundo dos projetos de colaboração geoespacial no Campus do Politécnico de Milão, de Piacenza.
  • Brian M. Sperlongano (ZeLonewolf) anuncia (en) > pt que a sua proposta boundary=special_economic_zone, para etiquetar uma área cujas leis de negócios e comércio são diferentes do resto do país ou estado, está em votação (en) até ao dia 2020-11-24.

Comunidade

  • YouthMappers indicam (en) > pt um novo grupo de embaixadores regionais para 2020-2021.
  • Agora, pode submeter perguntas ao tópico AskMeAnything no reddit (en) > pt a alguns membros do Conselho da Fundação OSM.

Fundação OpenStreetMap

  • Jonathan Beliën, um dos beneficiários do Programa OSMF Microgrant, apresentou (en)o seu relatório final para o Projeto de Conclusão de Estradas. O projeto centrou-se em software para redes rodoviárias de dados abertos conflituantes em relação a estradas OpenStreetMap na Bélgica. O código é aberto e pode ser usado para alcançar resultados semelhantes em qualquer parte do mundo.

Notícias de capítulos locais

  • Devido ao lockdown desde o final de outubro de 2020, o OSM Irlanda apresentou (en) > pt um cronograma para novembro, para que se progrida no projeto osmIRL_buildings. A cada dia, há uma cidade ou grupo de cidades diferente a ser mapeado, utilizando o Gestor de Tarefas HOT OSM.
  • mapeadora noticia (es) > pt no seu blogue
    sobre a abertura oficial do Capítulo YouthMappers da Universidade Autónoma do Estado do México (UAEM), Faculdade de Geografia, no Campus Toluca.

Eventos

  • Code The City’s 21st, um evento do hack weekends (en) > pt , convida todos, no sábado, 28 de novembro e domingo, 29 de novembro, a usar mapas, software, dados abertos e ferramentas de programação para criar, atualizar, digitalizar e modernizar os mapas dos nossos locais. O evento acontecerá online e a codificação é, apesar do nome, apenas uma pequena parte do que está planeado – veja a agenda aqui (en) > pt.
  • A OSM Geography Awareness Week decorrerá de 15 a 21 de novembro. A “OSMGeoWeek” é uma semana em que professores, alunos, grupos comunitários, organizações e amantes de mapas de todo o mundo se unem para celebrar a geografia e o OpenStreetMap. Considere o planeamento de um mapathon, um webinar para mostrar o seu projeto mais recente, uma palestra para falar sobre como a sua organização utiliza o OSM ou um workshop para ensinar aos outros o que você sabe. Siga #osmgeoweek e partilhe as suas experiências, usando a hashtag #osmgeoweek. Ao editar no OpenStreetMap, adicione a hashtag #osmgeoweek2020 aos seus conjuntos de alterações para serem incluídos nas métricas. Adicione o seu evento ou encontre um em osmgeoweek.org!
  • O State of the Map Japão 2020 (ja) > pt e o FOSS4G Japão 2020 (ja) foram realizadas conjuntamente nos dias 7 e 8 de novembro. O sumário (ja) > pt de tweets, bem como cada vídeo estão online ( SotMJ (ja), FOSS4G (ja)).
  • Devido ao sucesso da festa do mapeamento em setembro, a Cátedra de Estrutura Urbana e Planeamento de Transportes da Universidade Técnica de Munique organizará (en) outra festa de mapeamento no dia 18.11.2020, às 18h15.

OSM Humanitário

  • A Equipa de Serviços de Desastres da HOT oferece uma atualização (en) > pt sobre os desastres que a equipa está, atualmente, a apoiar ou a preparar-se para apoiar, nomeadamente respostas para cinco desastres ao redor do mundo, bem como detalhes da forma como a comunidade pode ajudar.
  • Ramani Huria tem dado formação a estudantes de Dar es Salaam, capacitando-os com competências industriais e técnicas para o século XXI, gerando, em simultâneo, dados vitais de alta precisão e baixo custo para previsão e preparação para inundações. Por meio do trabalho dos alunos, Ramani Huria mapeou (en) > pt mais de 10.000 pontos de dados de inundações em oito semanas.
  • O Crowd2Map, que foi criado em 2015 por Janet Chapman, permitiu aos voluntários mapear quase cinco milhões de edifícios na Tanzânia. Isto permitiu às assistentes sociais localizar e salvar 3000 raparigas (en) > pt da mutilação genital feminina e levá-las para casas seguras, onde também podem receber educação.

Mapas

  • O Ministério da Saúde peruano publica (es) > pt as suas bases de vacinação num mapa OSM.

Dados abertos

  • terrestris mostra (en) > pt as diferentes possibilidades de visualização do modelo de elevação SRTM-30.
  • O Portal de Dados Europeu tem (en) > pt 2259 conjuntos de dados com Dados Abertos para a Roménia.

Software

  • Jochen Topf dá-nos (en) > pt uma visão geral sobre “10 anos de Taginfo”, um serviço desenvolvido e mantido pelo próprio..
  • A Associação Trufi criou (en) > pt uma nova app multi-modal de bicicletas. Dispõe de informações sobre a rede de ciclovias, a rede de transportes públicos, horários em que as bicicletas podem ser transportadas e o grau de ocupação dos veículos, permitindo propor percursos combinados que nenhum outro mecanismo de rotas consegue. Mapas e POIs baseados no OpenStreetMap e a definição de rotas é baseada no OpenTripPlanner (en). A app pode ser facilmente levada para qualquer cidade.
  • The MIERUNE Inc lançou o serviço (ja) > pt de pesquisa de endereços de estabelecimentos “MIERUNE Search” (ja) > pt. Este serviço tem o seu foco em serviços geográficos. Utiliza OSM (ja) > pt para alguns dados, como os POI.
  • A LuxuryCoop criou (en) > pt uma instância TagInfo para a Coreia do Sul.
  • Hartmut (maposmatic) adicionou (en) alguns novos “OpenOrienteeringStyles” ao “OpenOrienteeringMap”, a ferramenta fácil de criação de mapas Street-O.
    Pode definir um mapa de forma rápida e fácil, adicionar controlos e criar um PDF vetorial de alta qualidade, pronto para impressão. Se tiver algum comentário, deixe-o aqui no final.
  • Pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR), da Universidade de Maryland (UMD) e da Universidade da Flórida (UF) publicaram em Outubro passado um e-book gratuito sobre QGIS, um software livre para diversas plataformas de informações geográficas que suporta o acesso, processamento e análise de dados geoespaciais. O livro é dedicado a estudantes e profissionais.

Releases

  • Wambacher começou (en) uma nova tentativa de reconstruir a Lista de Observação de Software OSM (estado atual de lançamento dos produtos de software OSM).
  • Marcus Wolschon relata (en) > pt sobre as novidades do Vespucci 15.1 BETA, datado de 2020-10-28.

Você sabia que…

Outros assuntos “geo”

  • O “I Hate Coordinate Systems!” (en) > pt fornece uma visão geral muito informativa de questões comuns e armadilhas encontradas ao trabalhar com sistemas de coordenadas.
  • Topi Tjukanov começou (en) o #30DayMapChallenge (en) > pt, um projeto de mapeamento social diário para todos os dias de novembro de 2020.
  • A Hoefler&Co compilou (en) > pt uma colecção de fontes cartográficas com 70 fontes recomendadas para mapas, e inspirada na cartografia.
  • Udo Urban, do Centro Alemão de Pesquisa de Inteligência Artificial (DFKI) apresenta (de) > pt o projeto
    “TreeSatAI – Inteligência Artificial com Observação da Terra e Geodados Multi-Fontes”.
  • Mike Darracott faz um relato (en) > pt sobre o uso da tecnologia da cloud MGISS pela Yorkshire Wildlife, para mapear e proteger habitats.

Próximos eventos

undefined undefined undefined undefined
Online 2020 Pista ng Mapa 2020-11-13-2020-11-27 philippines
Cologne Bonn Airport 133. Bonner OSM-Stammtisch (Online) 2020-11-17 germany
Berlin OSM-Verkehrswende #17 (Online) 2020-11-17 germany
Lyon Rencontre mensuelle (virtuelle) 2020-11-17 france
Köln Köln Stammtisch ONLINE 2020-11-18 germany
Munich TUM Mapping Party 2020-11-18 germany
Online Missing Maps Mapathon Bratislava #10 2020-11-19 slovakia
Online FOSS4G SotM Oceania 2020 2020-11-20 oceania
Bremen Bremer Mappertreffen (Online) 2020-11-23 germany
Derby Derby pub meetup 2020-11-24 united kingdom
Salt Lake City / Virtual OpenStreetMap Utah Map Night 2020-11-24 united states
Düsseldorf Düsseldorfer OSM-Stammtisch [1] 2020-11-25 germany
Londrez Missing Maps London Mapathon 2020-12-01 united kingdom
Stuttgart Stuttgarter Stammtisch (online) 2020-12-02 germany
Taipei OSM x Wikidata #23 2020-12-07 taiwan
Michigan Michigan Online Meetup 2020-12-07 usa

Nota: Quer ver seu evento publicado aqui? Então adicione-o no calendário. Apenas os dados que forem inseridos lá aparecerão no weeklyOSM. Por favor, verifique as informações de seu evento através da pré-visualização pública, e corrija-a, e corrija-a se necessário.

Este semanalOSM foi produzido por Nordpfeil, NunoMASAzevedo, Rogehm, derFred, lucaslasota.