semanárioOSM 326

11/10/2016-17/10/2016

Exemplo de forno comunitário

Exemplo de forno comunitário que pode ser etiquetável num futuro próximo 1 | Imagem de Peter Schmelzle sob CC-BY-SA 3.0

Sobre nós

  • Procuram-se editores! Se é leitor do weeklyOSM ajude a traduzi-lo para português recolhendo também notícias de Portugal e Brasil relativas ao OSM. Ajude a relançar o idioma (Portugiesisch) neste semanário.

Mapeamento

  • Lorenzo Mastrogiacomi publica (tradução automática) uma proposta para incluir no OpenStreetMap a etiqueta racetrack para pistas de corridas motorizadas.
  • [1] Yvan solicita opiniões (tradução automática) na mailing list de etiquetas (tagging) quanto à sua proposta de amenity=baking_oven para fornos comunitários. Ao mesmo tempo procura estabelecer a etiqueta amenity=bakehouse.
  • AJ Ashton explica (tradução automática) como etiquetar edifícios complicados e adicionar-lhes informação 3D. Esta informação pode também ser visualizada no Mapbox Streets e Mapbox GL JS.
  • Basstoelpel iniciou (tradução automática) a discussão sobre uma edição automática para converter type em leaf_type para natural=tree no fórum alemão.
  • Ilya Zverik, que trabalha no MAPS.ME, apresenta uma visão global da história da edição da etiqueta name no seu blog de utilizador. Salienta as dificuldades em oferecer funções simples de edição de etiquetas.

Comunidade

  • OSM Forum será movido (tradução automática) para um novo servidor no sábado, dia 22 de outubro.
  • 850 pessoas de Böblingen na Alemanha participaram (Deutsch) (tradução automática) numa enorme festa de mapeamento para capturar dados de acessibilidade a cadeiras de rodas utilizando o wheelmap.
  • O utilizador Escada declarou (tradução automática) Sus como o Mapeador Belga do mês. O weeklyOSM admira a sua impressionante performance. Escada também se questiona se François é o mais velho mapeador de sempre.

Importações

  • Na Talk-es, mailing list espanhola, a discussão (Spanisch) (tradução automática) sobre importação de praças de táxis começou. Está disponível uma página wiki para esta importação.
  • A Statistics Canada, o departamento de estatísticas nacional, começou (tradução automática) um projeto de crowdsourcing em colaboração com a comunidade OSM local, na segunda-feira, para angariar informação quanto à geometria, altura, etc., de edifícios não residenciais, utilizando um editor iD modificado. Antes e durante o lançamento do projeto, três utilizadores importaram (tradução automática) edifícios e endereços de Ottawa e recusaram-se (tradução automática) a respeitar as Orientações de Importação. O DWG (Data Working Group) foi envolvido e teve de lidar com guerras de edição. John Whelan sumariza (tradução automática) o projeto em si.

Fundação OpenStreetMap

  • Simone Cortesi, tesoureiro do Capítulo OSMF Italiano (Wikimedia Itália), assinou um memorando de entendimento com o Club Alpino Italiano, a associação nacional alpina. Planeia-se colaborar no melhoramento de dados sobre rotas de caminhada e instalações. (Italienisch) (tradução automática)

Eventos

  • Realizar-se-á no próximo dia 27 de outubro, quinta-feira, o 1º Meetup OSGeo PT em Albergaria-a-Velha subordinado ao tema “SIG Open-Source nas Autarquias”. A utilização do OpenStreetMap será um assunto abordado.
  • A Oficina de Dados Aberto 2016 ocorrerá nos próximos dias 28 e 29 de outubro em Águeda. Serão realizadas atividades de OpenStreetMap e Arduino. Consulte o programa e inscreva-se.
  • A terceira “World Settlement Summit” das Nações Unidas, chamada HABITAT III, ocorreu em Quito, Equador, entre 17 e 20 de outubro de 2016. A USAID organizou, durante a conferência, uma atividade de mapeamento em Latacunga.
  • O pedido de apresentações para a secção geoespacial na FOSDEM 2017 a 4 e 5 de fevereiro de 2017 em Bruxelas está aberto (tradução automática).
  • O utilizador Escada escreve (tradução automática) sobre 2 grupos de discussão aberta (Birds of a Feather) do SotM 2016. Fala sobre o plugin para JOSM PT-assistant (assistente para transportes públicos), e Kartotherian, o servidor de telas da Fundação Wikimedia.
  • A 15 de outubro de 2016, sábado, a conferência SotM África Ocidental ocorreu em Bouaké, Costa do Marfim. Veja os tweets dos participantes do Benim, Burquina Faso, Costa do Marfim, Togo, Senegal, Niger, Mali e da conta oficial #SOTMBKE. As OSM Girls, OSMGuinea e um espanhol da Galiza também participaram.

OSM Humanitário

  • Duas organizações de mapeamento humanitário concorrentes estão atualmente a operar no Haiti — por um lado a americana HOT US Inc., por outro o grupo de mapeadores francófonos chamado Projet EOF. Segundo informação dos próprios, estes últimos construiram uma comunidade local ao longo dos últimos seis anos e têm contacto com o governo local.HOT US Inc. e a comunidade francófona estão em conflito há algum tempo. Pierre Beland lembra (tradução automática) que a HOT US está a bloquear publicações na mailing list da HOT.Projet EOF gere o seu próprio gestor de tarefas. Leia sobre o que se passou (tradução automática) e forme a sua opinião.
  • Severin Menard iniciou (tradução automática) uma discussão sobre os melhoramentos necessários ao Gestor de Tarefas para combater o problema das “edições medíocres de iniciante“ oriundas de mapeadores humanitários. A sugestão (tradução automática) de John Whelan para desativar a ligação entre o Gestor de Tarefas e o editor iD para tarefas difíceis, não encontrou desaprovação. A questão da qualidade está aliada à comunidade OSM humanitária desde o terramoto que afetou o Haiti em 2010 e tem sido recorrente (tradução automática).
  • Tyler Radford anuncia a publicação do Relatório Anual HOT 2015 (PDF) que inclui informação e estatísticas sobre as concretizações da comunidade HOT durante o ano passado.
  • O grupo disastermappers (mapeadores de desastres) no departamento GIScience da Universidade de Heidelberg extraiu toda a informação relacionada com o projeto Missing Maps do Gestor de Tarefas HOT e publicou (tradução automática) um mapa.
  • John Whelan procura (tradução automática) mapeadores JOSM experientes para melhorar os dados de África. Descreve o procedimento no seu email.
  • Imagens drone em bruto capturadas em Jérémie estão disponíveis. Os mapeadores estão convidados a utilizar estas imagens para mapear (tradução automática) as áreas do Haiti afetadas pelo desastre.

switch2OSM

  • SIASAR a plataforma para gestão, planeamento e monitorização de Águas e Saneamento em áreas rurais, incluindo os governos das Honduras, Nicarágua, Panamá, República Dominicana, Costa Rica, Oaxaca (México), Perú, Ceará (Brasil) e Bolívia estão a utilizar (tradução automática) o OSM na nova versão. Este projeto é importante na medida em que o utilizador analisa a atual situação, expõem falhas e dá ferramentas para decidir investimentos aos governos.
  • A primeira referência (tradução automática) a um uso comercial do OSM ocorreu há dez anos.

Dados abertos

  • A Câmara Municipal de Lisboa publica os seus dados GIS sob domínio público. Deste fevereiro de 2016 lança atualizações pelo menos bimestrais.

Software

  • Gamereactor anuncia (tradução automática) que o Aerosoft Flight Simulator X-Plane 11 será lançado em 2016. Os mapas de estradas foram obtidos a partir de dados OSM.
  • Sempre quis ter os seus compromissos OSM no seu telemóvel? Christoph, aka TheFive (pai espiritual do gestor de conteúdos do weeklyOSM) publicou o calendário OSM no seu blog e procura testes beta. A lista de calendários de eventos OSMCAL disponíveis é impressionante.
  • OsmAnd apresenta um novo estilo topográfico de mapa.
  • A MapQuest anuncia a desativação da Xapi API e recomenda a migração para o serviço API do Overpass. A API aberta da Xapi será desligada a 31 de outubro de 2016.

Programação

  • Bill Morris indica como processar dados espaciais em paralelo utilizando GNU Parallel. Explica ao reprojetar alguns shapefiles.
  • mmd lançou um protótipo (tradução automática) para descarregar dados OSM em formato PBF a partir da instância de desenvolvimento do Overpass. A primeira reação de Pierre foi muito positiva (tradução automática).
  • A Mapbox oferece (tradução automática) as suas telas vetoriais, agora com “estilo otimizado”. O cliente acrescenta o estilo ao pedido e o servidor remove as etiquetas não utilizadas.
  • A Mapzen atualizou os seus estilos para casas. Fizeram-se melhoramentos no posicionamento e prioridade de etiquetas.
  • Depois de completo com sucesso o desafio pago de Ilya para adicionar subscrição aos comentários de diário (tradução automática), Mikel anuncia listagem de notificações como segundo desafio (tradução automática).
  • A partir da versão 0.5.5, a implementação C++ da API OSM, a CGImap, calcula (tradução automática) os limites de utilização baseados nos tokens OAuth enviados em vez de endereço IP, se o editor envia o token. A CGImap também suporta agora a chamada API /changesets/#{id} .
  • OSM Scout Server, servidor OSM para escuteiros, é um servidor livre para Sailfish OS e Linux, que fornece telas, calcula rotas e contém uma função de pesquisa. É baseado na biblioteca libosmscout. O utilizador rinigus faz apresentação (tradução automática) no seu diário.

Releases

Software Versão Data de Lançamento Comentário
Naviki Android * 3.49 2016-10-11 Visual revisto, melhor suporte bluetooth, bugs resolvidos.
GeoServer 2.9.2 2016-10-12 Melhor suporte Mac OS, 30 bugs resolvidos, muitos melhoramentos.
Locus Map Free * 3.19.0 2016-10-12 Novos mapas e alguns melhoramentos.
OpenStreetMap Carto Style 2.44.1 2016-10-12 Por favor, ler info.
Komoot Android * var 2016-10-13 Ajustes e melhoramentos de performance para Android 7
Mapbox GL JS v0.26.0 2016-10-13 Seis novas funções, melhor performance e alguns bugs resolvidos.
Vespucci 0.9.8r1204 2016-10-13 Sem informação.
SQLite 3.15.0 2016-10-14 Oito extensões e cinco bugs resolvidos.
Mapzen Lost 2..1.0 2016-10-17 Quatro novas funções, quatro bugs resolvidos.

Fornecido por OSM Software Watchlist.

(*) Software não livre. Veja software livre.

Sabia que…

  • … Desina A. Lopez da equites.com apresentou números e objetivos da empresa Mapbox, sediada em Washington, DC?
  • … existe o chamado Unterkunftskarte (mapa de alojamento)?

OSM nos média

  • O San Francisco Chronicle relata (tradução automática) os esforços dos residentes de algumas vilas da Palestina que gostavam de vê-las assinaladas no Google ou Apple Maps. O relato incluem a opinião de Harry Wood, um contribuidor OpenStreetMap, sobre como o OSM mapeia tais áreas.

Outras coisas “geo”

  • A Google anúncia o lançamento open source de Cartographer – uma biblioteca para localização e mapeamento simultâneos e em tempo real (SLAM, PDF) em 2D e 3D.
  • A Google desativará (tradução automática) o Panoramio a 4 de novembro. A Mapillary incentiva (tradução automática) os utilizadores a mudar para o seu serviço.
  • Os haitianos e haitianos americanos criticam (tradução automática) as organizações estrangeiras, nomeadamente a Cruz Vermelha Americana que está envolvida no mapeamento humanitário do OSM. Segundo o artigo, estas organizações estrangeiras utilizam os seus donativos ineficientemente, não têm conhecimento local e não querem que os locais se auto-ajudem (para preservar a sua dependência colonial).

Próximos eventos

Onde O quê? Data País
Espoo OSM kahvit 20/10/2016 finland
Colorado Humanitarian Mapathon University of Northern Colorado, Greeley 20/10/2016 us
Maastricht Mapping the new Arriva Busses 20/10/2016 the netherlands
Helsinki OSM kahvit 20/10/2016 finland
Tampere OSM kahvit 21/10/2016 finland
Nara マッピングパーティ奈良2016・西大寺(Saidaiji Buddhist temple) 22/10/2016 japan
Graz Stammtisch 24/10/2016 austria
Antwerp Missing Maps @ IPIS 26/10/2016 belgium
Colorado Humanitarian Mapathon Colorado State University, Fort Collins 27/10/2016 us
France Missing Maps Mapathon Paris 8, Saint-Denis 27/10/2016
Albergaria-a-Velha 1st Meetup OSGeo-PT 27/10/2016 portugal
Águeda Oficina de Dados Abertos 28/10/2016-29/10/2016 portugal
Omihachiman 近江八幡漫遊マップづくり 第2回諸国・浪漫マッピングパーティー 29/10/2016 japan
Karlsruhe Hack Weekend 29/10/2016-30/10/2016 germany
Donostia Mapathon Hirikalabs – Missing Maps 29/10/2016 spain
Taipei Taipei Meetup, Mozilla Community Space 31/10/2016 taiwan
Wien Hack Evening (58. Wiener Stammtisch) 03/11/2016 austria
Levoča Mapping party Levoča 04/11/2016-06/11/2016 slovakia
Numazu ラブライブ!サンシャイン マッピングパーティ2(Cartoon anime “LoveLive! Sunshine!!” Mapping party) 05/11/2016 japan
Rennes Découverte d’OpenStreetMap pour l’humanitaire 06/11/2016 france
Lyon Rencontre mensuelle mappeurs 08/11/2016 france

Nota: Se pretender ver o seu evento aqui, por favor coloque-o no calendário. Só dados lá colocados aparecerão no weeklyOSM. Por favor, verifique o seu evento na nossa pré-visualização pública, e corrija-a se necessário.

Este semanário foi produzido por Laura Barroso, Nakaner, Rogehm, Spec80, TheFive, derFred, escada.