OSM semanal # 449

19/02/2019-25/02/2019

Logo

Qwant lauchned an alpha version of an OSM based map 1 | © Qwant Maps © OpenMapTiles © OpenStreetMap contributors

Sobre nós

  • Estás a ler algo que pertence ao semanalOSM? Copie o link e escreva a sua mensagem! Basta fazer login em https://osmbc.openstreetmap.de/login com sua conta de usuário OSM, usar a conta de convidado para enviar o link e, em seguida, escrever sua contribuição. Para que possas ajudar a tornar a nota semanal ainda melhor. Aqui você pode ler como escrever um post. (tradução automática)

Mapeamento

  • Se o inventor de highway=unclassified soubesse quantas decisões já foram tomadas sobre isto, ele teria provavelmente nomeado a etiqueta de forma diferente. Florian Lohoff perguntou sobre a distinção entre highway=unclassified e highway=residential e recebeu cerca de 50 respostas até à data. E continua a recebê-las. ( Nabble )
  • Stefan Keller apresentou (de) uma melhoria da sua ferramenta web, que converte o horário de abertura formatado, copiado de páginas da web para o arquivo opening_hours.
  • Mapillary escreveu um artigo sobre uma “não tão conhecida” ferramenta OSM, a Deriviste, introduzida por Richard Fairhurst em outubro de 2018, a qual permite que os utilizadores criem dados OSM a partir de imagens do Mapillary. Por exemplo, um clique na imagem é traduzido para um ponto de dados. O post é abrangente e contém informações detalhadas sobre como a Deriviste deve ser usado, incluindo exemplos práticos.
  • Yuu Hayashi anunciou (ja) uma nova proposta para alterar os tipos de vias no Japão. A proposta inclui cortes em etiquetas redundantes e melhoria do conteúdo que corrige falhas entre os padrões globais e os tipos japoneses de etiquetagem. Ele pede que a comunidade apresente feedback.

Comunidade

  • O OpenStreetMap França anunciou (fr) no Twitter que uma campanha de recolha de donativos, a qual angariou 10.081 €, com os quais será comprado um novo servidor RAM.
  • Na lista de mailing Talk-GB, Frederik Ramm questionou se alguém conhece uma organização sem fins lucrativos que tenha saído do Reino Unido devido ao Brexit.
  • As nomeações para a eleição do Conselho do OSM EUA encerraram-se no dia 20 de fevereiro de 2019. Há cinco candidatos para cinco lugares.
  • O ‘Mapeador do Mês’ de fevereiro de 2019, escolhido pelo OpenStreetMap da Bélgica, é Volker_Schmidt (OSM voschix). Ele vem contribuindo para o OSM há 9 anos e recentemente tem estado ativo em Padova, onde vive atualmente.

Fundação OpenStreetMap

  • As atas da reunião do Grupo de Trabalho de Licenças, de 14 de fevereiro de 2019, foram publicadas. Os temas tratados incluem
    o tratamento de investigações de agências policiais e uma carta do Ministério da Defesa da Bélgica.
  • “É possível tornar o OpenStreetMap.org mais rápido no Brasil ou Austrália/Nova Zelândia?” perguntou o Grupo de Trabalho de Operações com base no fato de que a utilização dos serviços OSM têm crescido e no Brasil atingem 65 Mbps.
  • O Grupo de Trabalho OSMF (MWG) revelou que as 100 inusitadas inscrições antes das eleições para o Conselho OSMF foram orquestradas, uma vez que os funcionários não se inscreveram voluntariamente , e concluiu que as 100 inscrições de funcionários da empresa indiana subsidiária da GlobalLogic (GL) foram orquestradas e que os funcionários não se inscreveram voluntariamente, de forma individual e pessoal 1. As descobertas foram enviadas para o Conselho OSMF no final de dezembro e posteriormente partilhadas com os membros pela MWG. Em fevereiro, a empresa GL ofereceu-se para retirar os membros, após uma reunião online entre o Conselho OSMF e representantes da GlobalLogic ocorrida no final de janeiro. O Conselho decidiu aceitar a oferta da GL na reunião ordinária de 20 de fevereiro de 2019. O OSMF compilou um sumário de eventos disponível para o público.

OSM Humanitário

  • O HOT estabeleceu quatro tarefas de mapeamento, depois de um sismo de magnitude de 7,5 que ocorreu na região fronteiriça entre o Peru e o Equador.
  • O HOT está à procura de um novo logo para a Convenção HOT 2019, em Heidelberg, na Alemanha. O prazo para a participação neste concurso é 6 de março de 2019.
  • HeiGIT relatou o que está a acontecer com a app MapSwipe, uma aplicação para realizar microtarefas no apoio ao mapeamento, por exemplo, no setor humanitário. Um dos próximos passos será, por exemplo, a integração dos resultados da detecção de edifícios, baseados na aprendizagem de máquina.
  • Melanie Eckle, do Instituto de Tecnologia de Geoinformação de Heidelberg (HeiGIT), foi convidada para apresentar o HeiGIT, bem como o HOT durante o Geo4SDGs no Fórum Geoespacial Mundial 2019 em Amesterdão. Ela apresentará o panorama geral sobre os projetos atuais do HOT.
  • As atas da reunião do Conselho do HOT de 7 de fevereiro de 2019 foram publicadas.
  • Foi publicado pelo autor do website Mapas Resilientes, um artigo sobre a importância dos dados e ferramentas abertos e na resiliência às catástrofes. Um item interessante reside no facto de ele usar o exemplo de São Francisco.
  • O HOT anunciou a disponibilidade de uma página de Instagram que se pode seguir para receber todas as atualizações.

Mapas

  • [1] Quant, “O motor de busca que respeita a sua privacidade” – com sede em Paris – lançouQwant-Maps“. O serviço é baseado em dados de OSM. A Qwant segue as diretrizes de direitos autorais da OSMF e promove nosso projeto com um link adicional para LearnOSM.

switch2OSM

  • Em seu blogue, Krzysztof Grajek explicou como utilizar imagens docker pré-feitas para configurar um servidor próprio de blocos OSM como alternativa ao serviço Google Maps, que pode se tornar caro se o website tiver um tráfego maior.

Dados abertos

  • Foram anunciados os vencedores das mini-bolsas do “Dia de Dados Abertos”, patrocinadas pela Organização do Conhecimento Aberto. Alguns projetos relacionados com o OSM estão entre os vencedores.

Software

  • O OsmAnd Online GPS Tracker foi atualizado para a versão 0.4 (OBS: não confundir com o conhecido OsmAnd navigation). A nova versão permite aos utilizadores partilhar a faixa entre horários específicos e enviar a sua localização com um temporizador, ou seja, deixa de enviar a localização atual, após um tempo definido.

Programação

  • Em um tweet, Julien Coupey brincou com os seus resultados no Karlsruhe Hack Weekend, que parecem interessantes mesmo não sendo um carteiro chinês.
  • A empresa Komoot, conhecida pela app para caminhadas e ciclismo baseada em OSM e o seu geocodificador Photon, está oferecendo uma vaga para engenheiro backend.
  • O Ministério Federal Alemão dos Transportes e Infraestruturas Digitais está patrocinando o projeto TARDUR (de) (tradução automática (Restrições de acesso temporal para roteamento ultra flexível dinâmico) da Universidade de Heidelberg e da GraphHopper GmbH como parte de seu programa de mFund. O projeto pretende melhorar o uso de restrições de acesso com condições temporais no OSM.
  • mmd apresentou os limites de 5000 etiquetas por objeto e 32000 membros por relação para a API do OSM, via pull request. Na discussão, Simon Poole expressou as suas dúvidas sobre a introdução de limites “arbitrários”

Releases

  • Quincy Morgan anunciou que uma nova versão de iD foi lançada. Os destaques da versão 2.14.0 são a introdução da sinalização ao vivo e validação de recursos com a inclusão de correções recomendadas, a integração das ferramentas de deteção de dados ImproveOSM da Telenav para identificar estradas em falta, bem como várias outras correções e melhorias. O conjunto das alterações pode ser visto aqui.
  • QGIS alcançou a versão 3.6. A nova versão incluí novas opções como um novo decorador de títulos, os direitos de autor da tela de mapa e as decorações de títulos agora podem ser centralizadas na parte superior ou inferior e o requisito de poder selecionar um recurso antes de o editar. No entanto, há muito mais recursos novos e aprimorados que podem ser lidos no changelog.
  • O leve software de desktop GIS Simple GIS foi atualizado. A versão 11 permite criar formulários de dados personalizados, adiciona suporte para seleção de camadas ao converter pdf para Geotiff, pode lidar com conjuntos de dados ArcGrid e File Geodb e adiciona muitos mais recursos.

Sabia que…\Conhece…

  • … a possibilidade de gravar percursos de autocarro numa paragem, sem ter de gravar toda a rota? A etiqueta “route_ref” permite inserir os números de uma linha, numa paragem, ajudando outros que, posteriormente, queiram inserir a rota completa.
  • … o veloz LocalFocus-Batch-Geocoder](https://geocode.localfocus.nl/)? O geocodificador usa dados abertos do OSM, OpenAdresses, Who’s On First via copiar-e-colar.
  • a página wiki com os mapas gerados pelo OSM?
  • … o guia rápido de Joel Hansen para desnhar muitos edifícios rapidamente com o JOSM e o plugin de ferramentas de edifícios?

Outras coisas “geo”

  • Mikel Maron, chefe da comunidade na Mapbox e membro do Conselho OSMF, discorre sobre a importância de mapear, dos dados abertos e dos esforços de crowdsourcing, como o HOT, quando ocorrem desastres naturais. Tecnologias que se desenvolvem rapidamente podem ajudar os governos, as comunidades e agências de ajuda a reduzir o impacto dos desastres naturais. Ele ressalta que, com base nisto, o setor dos transportes e da logística está em condições de apoiar as iniciativas de crise de forma proativa, rápida e precisa.

Próximos eventos

Onde O quê? Data País
Manila 【MapaTime!】 Open Data Day Celebration 2019-03-02 philippines
Amagasaki IODD:尼崎港線アーカイブダンジョン 2019-03-02 japan
Taipé Open Data Day Taiwan 2019 2019-03-02 taiwan
Wuppertal [Wuppertaler Opendata Day] 2019-03-02-2019-03-03 germany
Londres Missing Maps London Mapathon 2019-03-05 uk
Estugarda Stuttgarter Stammtisch 2019-03-06 germany
Praha/Brno/Ostrava Kvartální pivo 2019-03-06 czech republic
Dresden Stammtisch Dresden 2019-03-07 germany
Nantes Réunion mensuelle 2019-03-07 france
Ivrea Incontro mensile 2019-03-09 italy
Oslo OSM-beer 2019-03-08 norway
Rennes Réunion mensuelle 2019-03-11 france
Zurique OSM Stammtisch Zurich 2019-03-11 switzerland
Lyon Rencontre mensuelle pour tous 2019-03-12 france
Salt Lake City SLC Mappy Hour 2019-03-12 united states
Arlon Espace public numérique d’Arlon – Formation Initiation 2019-03-12 belgium
Munique Münchner Stammtisch 2019-03-13 germany
Dresden FOSSGIS 2019 2019-03-13-2019-03-16 germany
Berlim 129. Berlin-Brandenburg Stammtisch 2019-03-14 germany
Quioto 京都!街歩き!マッピングパーティ:第6回 善峯寺 2019-03-17 japan
Chemnitz Chemnitzer Linux-Tage 2019 2019-03-16-2019-03-17 germany
Taipé OSM x Wikidata #2 2019-03-18 taiwan
Aeroporto de Colônia-Bonn Bonner Stammtisch 2019-03-19 germany
Nottingham East Midlands Pub meetup 2019-03-19 england
Escócia Edinburgh 2019-03-19 uk
Salt Lake City SLC Map Night 2019-03-19 united states
Luneburgo Lüneburger Mappertreffen 2019-03-19 germany
Toulouse Rencontre mensuelle 2019-03-20 france
Karlsruhe Stammtisch 2019-03-20 germany
Nagoia 図書で調べて編集するオープンデータワークショップ 2019-03-21 japan
Greater Vancouver area Metrotown mappy Hour 2019-03-22 canada
Tóquio ミャンマーに絵本と地図を届けよう~ミャンマーに届ける翻訳絵本作り&自由な世界地図作り~ 2019-03-23 japan
Portmarnock Erasmus+ EuYoutH_OSM Meeting 2019-03-25-2019-03-29 ireland
Montpellier State of the Map France 2019 2019-06-14-2019-06-16 france
Angra do Heroísmo Erasmus+ EuYoutH_OSM Meeting 2019-06-24-2019-06-29 portugal
Minneapolis State of the Map US 2019 2019-09-06-2019-09-08 united states
Edimburgo FOSS4GUK 2019 2019-09-18-2019-09-21 united kingdom
Heidelberg Erasmus+ EuYoutH_OSM Meeting 2019-09-18-2019-09-23 germany
Heidelberg HOT Summit 2019 2019-09-19-2019-09-20 germany
Heidelberg State of the Map 2019 (international conference) 2019-09-21-2019-09-23 germany
Grand-Bassam State of the Map Africa 2019 2019-11-22-2019-11-24 ivory coast

Nota: Se pretender ver o seu evento aqui, por favor coloque-o no calendário. Só dados lá colocados aparecerão no weeklyOSM. Por favor, verifique o seu evento na nossa pré-visualização pública, e corrija-a se necessário.

Este semanárioOSM foi produzido por Elizabete, Nakaner, Rainero, Rogehm, SunCobalt, derFred, kartonage, lucaslasota.