OSM semanal 450

26/02/2019-04/03/2019

Logo

O OpenCycleMap apresenta os dados existentes do OSM com nuances 1 | Maps © Thunderforest, Data © Contribuidores OpenStreetMap

Sobre nós

  • Temos uma boa notícia! O OSM Semanal terá uma versão em português brasileiro (BR), destinado principalmente à comunidade brasileira. Colaboradores são bem-vindos! Entre em contato conosco se você quiser ajudar.

Mapeamento

  • Yuu Hayashi adiou o início da votação da proposta dos tipos de etiquetagem das estradas japonesas. Uma vez que o conteúdo da proposta vem sendo alterado devido às discussões, ele pede feedback dos participantes.
  • Mateusz Konieczny criou as seguintes páginas wiki: tiger:CPI, tiger:CLASSFP, tiger:FUNCSTAT, tiger:LSAD, tiger:MTFCC. As páginas representam uma tentativa de documentar os significados pouco claros das etiquetas, cada qual utilizada mais de 22.000 vezes. Contribuições são bem vindas. Atualmente, elas estão sendo descritas como “há dúvidas se deveriam estar presente nos objetos”.
  • A nova versão do JOSM apresenta problema sobre uma etiqueta bem popular – shop=yes, utilizada mais de 149.000 vezes, uma vez que existem etiquetas melhores disponíveis. O próximo lançamento, como o JOSM-latest contém outros avisos, por exemplo sobre leisure=nature_reservado nos nós, boundary=administrative e landuse=residential etiquetados num único objeto e duvidosamente reduzido highway=pedestrian.
  • A proposta para a chave departures=, criada para indicar horários de partidas em qualquer ponto, foi recusada.
  • As propostas para natural=peninsula e natural=isthmus foram aprovadas.

Comunidade

  • Problemas com a atribuição do OSM ao usar os nossos dados são quase tão antigos quanto o nosso projeto. Richard Fairhurst abordou a questão das atribuições sem reclamação num abrangente post da mailing list. Julga-se, com base nas respostas, que o tema não vem recebendo atenção dos mapeadores ou as práticas já deixaram de ser realizadas. (Nabble)
  • A reunião geral anual da Associação Suiça do OpenStreetMap ocorrerá no sábado, dia 30 de março de 2019, na Basileia, na Suiça.
  • No contexto da campanha de doações realizada pelo OSM na França (acesse aqui) a ZDNet apresentou o projeto OSM “Small fundraising for large project”.

Importações des dados

  • Cascafico Giovanni anunciou a planejada importação de dados sobre os postos de combustível italianos, utilizando um conjunto de dados do Ministério do Desenvolvimento Econômico (Ministero dello Sviluppo Economico).
  • A Microsoft lançou 12.663.475 plantas de edifícios para o Canadá, geradas digitalmente, sob a licença Open Data Commons Open Database (ODbL). Por favor, antes de utilizar esses dados, discuta primeiramente com a comunidade. A publicação ocorre após o lançamento de 125.192.184 plantas de edifícios para para os EUA há alguns meses.
  • Após a importação de dados para pontos de ônibus Digiroad, realizada pela Agência de Transportes Finlandesa (FTA), agora a Autoridade de Transportes da Região de Helsínquia (HSL) planeja uma importação de dados para os pontos de ônibus da região de Helsínquia, anunciando o projeto no Fórum OSM Finlandês. Saiba mais na página Wiki do projeto.

Fundação OpenStreetMap

  • Foram publicadas as atas da reunião de 20 de fevereiro do Conselho OSMF. Nelas foram discutidos os seguintes temas: GlobalLogic, Brexit, orçamento pra 2019 e se a página Etiqueta deve permanecer editável no wiki do OSM.
  • A FOSSGIS e.V., a filial alemã da OSMF, financiará (de) a operação para o estabelecimento da infraestrutura de servidor do “openstreetmapdata.com”, um serviço de download de dados fornecido por Jochen Topf e Christoph Hormann.
  • O OpenStreetMap UK (Reino Unido) relatou o sucesso da implantação do seu “Diretório de talentos” após a realização do treinamento realizado em Manchester, Reino Unido.
  • Kate Chapman, do Conselho do OSMF, enviou um email para a comunidade OSMF anunciando um “email regular de atualização para ajudar os membros a saber mais das últimas notícias”. Ela mencionou os seguintes assuntos: Atualizações do OSMF – fevereiro de 2019, links para as páginas dos Grupos de Trabalho, o Conselho de Administração, os Capítulos Locais, o Conselho Consultivo, e também mencionou a página onde os anteriores relatórios se podem encontrar.
  • A OpenStreetMap França publicou um post explicando os serviços fornecidos pela associação. Apresentou também uma ideia geral sobre a mudança no número de consultas e explicou as suas variações.
  • As atas da reunião do Grupo de Trabalho de Membros, de 22 de fevereiro, foram publicadas.

Eventos

  • Foram publicadas as impressões e gravações das palestras do ano passado do State of the Map Asia, realizada em Bangalore.
  • A OpenStreetMap está oferecendo bolsas para o State of the Map 2019, em Heidelberg. É possível se candidatar para três tipos de bolsa até 30 de março de 2019.
  • Foi aberta a chamada para o State of the Map 2019. É possível apresentação de um destes temas: OSM Basics, análise de dados & modelos de dados ou experiência de usuários, até 25 de abril de 2019. Duas inovações devem ser destacadas:
      1. a faixa “OSM Basics” para recém-chegados (20 minutos – como todas as outras palestras) e
      1. a cateogia “Extended lecture” para “Grandes ideias” (40 minutos). – Apresentações para a “Palestras Acadêmicas” podem ser enviadas até 30 de abril.
  • Melanie Eckle escreveu sobre dois eventos relacionados com o OSM, durante a Semana Internacional Contra o Racismo em Heidelberg. No dia 11 de março, o projeto Mamapa será introduzido para ensinar imigrantes sobre mapeamento humanitário e no dia 21 de março haverá um mapathon relacionado com o tema.

OSM Humanitário

  • O HOT está pedindo a mapeadores de nível avançado em JOSM para mapearem edifícios na região colombiana de Barranquilla, bem como para que se preparem para um possível fluxo de refugiados da Venezuela, uma vez que a situação política se continua a deteriorar. O pedido está limitado a mapeadores experientes devido ao fato de haver problemas com erros pré-existentes de mapeamento anterior.
  • O HOT abriu uma vaga para “Membro do Conselho Consultivo” com foco em finanças.
  • A Universidade de Heidelberg detalhou o passado e o futuro do MapSwipe, uma aplicação para celular que pode ser utilizada para marcar povoações a partir de imagens de satélite. Ao longo dos últimos 2,5 anos, a aplicação ajudou a identificar lugares ainda não mapeados. A equipe está alargando o âmbito do trabalho, permitindo o mapeamento de geometrias individuais da área da construção.
  • A CartONG e a 510 da Cruz Vermelha Holandesa mediram o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (Sustainable Development Goal (SDG)) 2.8. “Atingir a cobertura da saúde universal” na República Democrática do Congo e no Malawi, utilizando o openrouteservice isochrone API para aceder à acessibilidade dos centros de saúde. Também desenvolveram um painel de demonstração, usando o openrouteservice para isso. Saiba mais aqui.

Mapas

  • Sara Acosta investigou (es) com o site “eldiario.es” uma imagem da infraestrutura cicloviária na Europa frequentemente compartilhada na Internet e o porquê desta versão, criada a partir de dados do OSM, estar incorreta. Com ajuda de Andy Allan, desenvolvedor do OpenCycleMap, ela descobriu que a exata origem do gráfico é incerta. O OpenCycleMap apresenta os dados existentes do OSM, com muito mais detalhes.

switch2OSM

Open Data

  • Depois de uma competição de dois meses, o OpenStreetCam tem agora mais de 2,2 milhões de imagens da Austália e Nova Zelandia. A Equipa de Mapas da Telenav usou as contribuições para treinar o OpenStreetCam para que possa automaticamente detectar mais de 80 sinais específicos daqueles países.
  • A Esri revelou no blog ArcGIS a possibilidade de exibir grandes conjuntos de dados em 3D com a API do ArcGIS para JavaScript. Isto acaba com o anterior limite de 2.000 objetos. O artigo explica exemplificadamente como criar uma visão geral do mapa em 3D com dados OSM.

Software

  • A HeiGIT introduziu o openfuelservice. O novo serviço oferece estimativas aproximadas do “mundo real” em termos de consumo de combustível (gasolina e diesel), emissões (CO2, CO, NOx, THC), bem como os pressupostos de custo para um número crescente de modelos de carros. Uma primeira versão experimental foi integrada nos mapas openrouteservice. Desta forma, os usuários poderão verificar os rastros ecológicos na rota planeada. Atualmente o aplicativo usa uma combinação de dados da “Agência de Certificação de Veículos” britânica e da “Open Citizen Science Platform” enviroCar, que vem crescendo constantemente.
  • Os plugins OSM Tools foram substituídos pelos ORS Tools plugin. Nils Nolde apontou as várias mudanças feitas no plugin. A ênfase foi posta na versão reformulada da GUI. O plugin integra as APIs do OpenRouteService na QGIS.

Programação

  • No seu diário, Kastellano apresentou o projeto Videomapia (ru). Ele combina vídeos georreferenciados no Youtube numa visualização de mapa com uma camada OSM. As viagens armazenadas são exibidas como uma sobreposição e permitem iniciar exatamente os vídeos no local selecionado.
  • O projeto OpenLayers pediu donativos pelo trabalho na versão 6. Dos 300 mil dólares coletados até ao momento, 150 mil vieram de Swisstopo.

Releases

  • Quincy Morgan anunciou a atualização do iD para a versão 2.14.3. A nova versão permite ao usuário ativar e desativar as regras de validação, bem como melhora a funcionalidade de validação, corrige cinco erros reportados e apresenta melhorias.
  • Foi lançada uma nova versão estável do JOSM. A versão 19.02 introduziu principalmente suporte para o inglês canadense e adiciona uma nova função para calcular a distância até o ponto GPX mais próximo, assim como várias outras melhorias.
  • Foi lançado o Tilemill 1.0.0, um fork Tileoven por florianf. Originalmente desenvolvido pelo Mapbox como ambiente de desenvolvimento para estilos CartoCSS, foi alterado para estilos baseados em JSON e um SaaS proprietário Mapbox Studio, deixando o Tilemill aos seus próprios dispositivos.

Sabia que…\Conhece…

  • O mapa da Eslováquia freemap.sk, interativo e aberto com base no OSM?
  • A campanha Fridays For Future, que representa protestos que ocorrem às sextas-feiras por estudantes em toda a Europa, desencadeados pela ativista sueca de 16 anos Greta Thunberg? O mapa interativo é baseado no OSM.
  • A diferença entre cycleway= opposite and cycleway = opposite_lane? Ambas descrevem que é permitido aos ciclistas andarem em contramão, numa rua de sentido único. “opposite_lane” acrescenta que há uma pista própria para os ciclistas.

Outras coisas “geo”

  • Clemens Jacobs vem analisando a qualidade dos dados da chamada “ciência dos cidadãos”. Esta pesquisa visa usar o contexto geográfico como uma fonte de informação para estimar a plausibilidade de uma observação, por exemplo, de uma ave, que foi relatada a um portal de ciência do cidadão que coleta dados de voluntários. Para este fim, foram desenvolvidas abordagens que utilizam também o OpenStreetMap para capturar o contexto geográfico. Ele usou a plataforma ohsome OpenStreetMap History Analytics da HeiGIT para prever a plausibilidade da nova observação de tais espécies.
  • Para a revista online CityMetric, Henry Dyer olhou para as estações de comboio de Londres que cruzam fronteiras. Usando dados do OSM compilou as suas descobertas numa pequena lista.
  • O website Sketchplanations ilustra, na sua edição semanal, um esboço do paradoxo da linha costeira.

Próximos eventos

Onde O quê? Data País
Ivrea Incontro mensile 2019-03-09 italy
Nantes Cartopartie “Mail des Chantiers-Île de Nantes” 2019-03-09 france
Oslo OSM-beer 2019-03-08 norway
Rennes Réunion mensuelle 2019-03-11 france
Zurique OSM Stammtisch Zurich 2019-03-11 switzerland
Lyon Rencontre mensuelle pour tous 2019-03-12 france
Salt Lake City SLC Mappy Hour 2019-03-12 united states
Arlon Espace public numérique d’Arlon – Formation Initiation 2019-03-12 belgium
Munique Münchner Stammtisch 2019-03-13 germany
Dresden FOSSGIS 2019 2019-03-13-2019-03-16 germany
Berlim 129. Berlin-Brandenburg Stammtisch 2019-03-14 germany
Quioto 京都!街歩き!マッピングパーティ:第6回 善峯寺 2019-03-17 japan
Chemnitz Chemnitzer Linux-Tage 2019 2019-03-16-2019-03-17 germany
Taipé OSM x Wikidata #2 2019-03-18 taiwan
Aeroporto de Colônia-Bonn Bonner Stammtisch 2019-03-19 germany
Nottingham East Midlands Pub meetup 2019-03-19 england
Escócia Edinburgh 2019-03-19 uk
Salt Lake City SLC Map Night 2019-03-19 united states
Luneburgo Lüneburger Mappertreffen 2019-03-19 germany
Toulouse Rencontre mensuelle 2019-03-20 france
Karlsruhe Stammtisch 2019-03-20 germany
Nagoia 図書で調べて編集するオープンデータワークショップ 2019-03-21 japan
Greater Vancouver area Metrotown mappy Hour 2019-03-22 canada
Tóquio ミャンマーに絵本と地図を届けよう~ミャンマーに届ける翻訳絵本作り&自由な世界地図作り~ 2019-03-23 japan
Bremen Bremer Mappertreffen 2019-03-25 germany
Joué-lès-Tours Rencontre Mensuelle 2019-03-25 france
Portmarnock Erasmus+ EuYoutH_OSM Meeting 2019-03-25-2019-03-29 ireland
Graz Stammtisch Graz 2019-03-25 austria
Montpellier State of the Map France 2019 2019-06-14-2019-06-16 france
Angra do Heroísmo Erasmus+ EuYoutH_OSM Meeting 2019-06-24-2019-06-29 portugal
Minneapolis State of the Map US 2019 2019-09-06-2019-09-08 united states
Edimburgo FOSS4GUK 2019 2019-09-18-2019-09-21 united kingdom
Heidelberg Erasmus+ EuYoutH_OSM Meeting 2019-09-18-2019-09-23 germany
Heidelberg HOT Summit 2019 2019-09-19-2019-09-20 germany
Heidelberg State of the Map 2019 (international conference) 2019-09-21-2019-09-23 germany
Grand-Bassam State of the Map Africa 2019 2019-11-22-2019-11-24 ivory coast

Nota: Se pretender ver o seu evento aqui, por favor coloque-o no calendário. Só dados lá colocados aparecerão no weeklyOSM. Por favor, verifique o seu evento na nossa pré-visualização pública, e corrija-a se necessário.

Este semanárioOSM foi produzido por Elizabete, Nakaner, NunoMASAzevedo, Polyglot, Rogehm, SunCobalt, derFred, geologist, lucaslasota.