OSM semanal 452

12/03/2019-18/03/2019

Logo

OpenStreetMap protest against Art 13 of the EU Copyright Directive 1 | © OpenStreetMap

[Categoria atual]

  • Michael Reichert sugere que se encerrem temporariamente os serviços OSM ou que se adicionem faixas de protesto contra a implementação da nova e controversa Diretiva de Direitos de Autor. Contudo, a questão permanece: o protesto contra a política europeia parece mais importante do que as restrições à liberdade já existentes ou propostas para outros lugares.

Sobre nós

  • A transferência do OSM Semanal para o servidor FOSSGIS e os consequentes trabalhos de manutenção terminaram. Gostaríamos de agradecer a Peter Barth e Andi ‘Saerdner’ Hubel pela transferência. Em especial queremos agradecer a Anthony Bennett, também conhecido como, @internetgeog do www.internetgeography.net por muitos anos de administração do site, que tem sido mantido de forma exemplar, desde 2014.

Mapeamento

  • Jan S propõe uma melhor diferenciação entre instalações da polícia, fazendo um esboço de proposta e pede que comentem.
  • Membros da Universidade Politécnica de Milão criaram uma página wiki para melhorar o entendimento e mapeamento da cobertura das terras, facilitando a análise e visualização de questões ambientais, como o desmatamento.
  • Paul Allen pergunta se as “supervias” são boas, más ou horríveis. No seu post na lista de e-mail de etiquetagem, ele menciona prós e contras da controversa construção. Durante a discussão, também se perguntou se as relações type=route que contêm relações devem ser escolhidas em detrimento das superrelações.
  • Antoine Riche indicou alterações wiki que não foram discutidas, como é o caso de etiquetagem de ciclovias, isto causou uma longa discussão sobre a forma de lidar com restrições de mão única.
  • Os mapeadores alemães estão votando sobre a depreciação de relações do tipo associatedStreet na Alemanha.

Comunidade

  • Na sequência do post “Já é hora de o OpenStreetMap mostrar terras nativas no mapa” do blogue do Alan McConchie no ano passado e a aprovação de boundary=aboriginal_lands para reservas oficiais de aborígenes, indígenas ou nativos, agora ele publicou outro post intitulado “Áreas aborígenes estão finalmente no mapa!”, já que o principal estilo de mapa, Carto, exibe tais áreas.
  • Nick Doiron relata as suas descobertas depois de explorar pontos de acesso, em idiomas locais, em dados OSM, com foco em letras do sistema de blocos unicode. Além de clusters já esperados, ele também encontrou outliers e algumas estranhezas que podem ser vistas num mapa geral.
  • O blog OpenCage Geocoder publicou uma entrevista com Laura Mugeha sobre a sua motivação para contribuir com o OSM, como funciona o OSM no Quénia e pergunta como enxerga o OSM daqui a 10 anos.
  • Recentemente, relatamos sobre o novo recurso do OsmAnd que oferece navegação para transportes públicos. O OsmAnd, agora, publicou um post de blogue com as diretrizes sobre como mapear linhas de transportes públicos.
  • A comunidade OSM suíça “SOSM” apoia (de) a Alliance for a Fair Copyright in Switzerland (de).

Importação de dados

Fundação OpenStreetMap

  • Foram publicadas as atas da reunião do Grupo de Trabalho de Licenças do OSMF de 14 de fevereiro.
  • A Equipe de Operações OSM anunciou, no Twitter, que um dos caches de mosaico do OSM teve uma Negação de Serviço atacada por alguém que usou os servidores da Amazon, causando um Impacto de Carga de Agente-Utilizador.

Eventos

  • A FOSS4G Norte América, uma conferência aberta de tecnologia geoespacial e negócios, ocorrerá de 15 a 18 de abril de 2019, em San Diego, EUA. O programa está disponível na homepage da conferência.
  • O próximo mapathon de MAMAPA ocorrerá a 28 de março, em Abendakademie, Mannheim. Além do objetivo humanitário do Mapathon, MAMAPA promove a integração de novos imigrantes na Alemanha, em que locais e migrantes mapeiam em conjunto. Através do trabalho conjunto preconceitos e pensamentos estereotipados são reduzidos e a confiança mútua é reforçada.
  • A 7.ª (sétima!) conferência anual organizada pelo OpenStreetMap França ocorrerá de 14 a 16 de junho, em Montpellier (34), no campus da Universidade de Paul Valéry. As propostas para intervenções de 5′, 25′, 55′ ou até de um workshop de 2 horas são esperadas até o dia 15 de abril!

OSM Humanitário

  • Russell Deffner pede ajuda nas áreas inundadas de Moçambique e do Zimbábue, que foram atingidas pelo ciclone Idai. Mais informações sobre as tarefas atuais e como ajudar podem ser encontradas na correspondente página wiki.
  • Nina Strochlic cobriu, no National Geographic, sobre como o campo de refugiados de Bidibidi, no norte do Uganda está se transformando numa cidade permanente. Ela aponta como o mapeamento humanitário, especialmente o HOT, ajudou a documentar a transformação e forneceu dados valiosos para planejar e gerir a área.
  • Uma história sobre o MapGive, uma iniciativa da Unidade de Informações Humanitárias do Departamento de Estado dos EUA, detalha como a atualização de imagens aéreas ajudaram no mapeamento humanitário de crowdsourcing. O MapGive ajudou nos esforços de mapear os MissingMaps no Uganda e em Bangladesh, fornecendo apoio com imagens atuais. O post do blogue mostra diferenças entre as imagens aéreas ao longo dos anos e o antes e depois da comparação dos dados do OSM, em torno dos campos de refugiados no norte do Uganda.

Dados abertos

  • A conferência regional e aconferência da América Latina sobre dados abertos Abrelatam19 acontecerá em Quito, de 28 a 30 de agosto de 2019.

Software

  • TriMet desenvolveu em 2009 o planejador de viagens em código aberto, “OpenTripPlanner”, que combina transportes públicos com caminhada e ciclismo. A ferramenta, que pode usar dados de transportes públicos no formato “GTFS” do General Transit Feed Specification com base em dados do OSM, ganhou popularidade na comunidade OSM. A empresa anunciou uma nova versão da ferramenta que pode incorporar dados da Uber, da SHARE NOW (primeiramente car2go) e da BIKETOWN e utilizar as localizações em tempo real dos veículos e bicicletas para calcular as rotas. Uma versão beta com dados de Portland, nos EUA, está disponível.
  • O popular app Android OSMTracker foi recentemente bloqueado pelo OSM por não seguir a política de uso específico.
  • Fabian Kowatsch do HeiGIT anuncia que a equipe de Grandes Dados Espaciais do HeiGIT publicou uma instância pública mundial do ohsome OSM History Analysis Platform incluindo uma API, um painel atualizado e a interface do mapa de protótipos beta ohsomeHEX (OSM History Explorer). Tudo isto permitirá analisar, de forma simples, a evolução de qualquer etiqueta OSM para regiões e períodos de tempo arbitrários. Vários exemplos são dados em blogues anteriores que agora podem ser adaptados para regiões arbitrárias em redor do mundo. Ideias para melhorias adicionais são bem-vindas.

Releases

  • Versão 5 do Openrouteservice foi publicada. Os serviços desenvolvidos pelo Instituto de Heidelberg de Tecnologia de Geoinformação têm o nome da lua de Júpiter Io.

Você sabia que…

Outros assuntos “geo”

  • Dr. Michele M Tobias perguntou a #gischat no Twitter “Você pode contar sua carreira de mapeador/GIS num só post no twitter?” Leiam as simpáticas histórias e contem também as suas histórias OSM.
  • Como Marius Watz disse no twitter, o município norueguês de Trysil decidiu não nomear ruas, mas somente numerar os chalés. O website nrk.no reportou que a decisão causou o caos entre os turistas e proprietários de chalés, bem como com os serviços de emergência. Devemos ter este exemplo em conta, quando sistemas alternativos de endereços, como o what3words ou o Open Location Code, estão a ser discutidos.
  • Bryan Housel pede ajuda para “ligar” empresas de marca no OpenStreetMap aos dados wiki.
  • O The Guardian relata sobre
    “trilhos ilícitos que desafiam os urbanistas”
  • Num artigo no Medium, Caitlin Dewey faz a cobertura da história do bairro de Fruit Belt, em Buffalo, Nova Iorque que foi substituído no Google Maps. O artigo acompanha os residentes e sua investigação de como o Google poderia ter adquirido dados incorretos sobre o bairro, fornecidos pela Pitney Bowes, e como tudo ocorreu. Ela também sublinha quão pouco controle a comunidade tinha sobre atribuição incorreta de nomes. Em comparação, o bairro só tinha sido adicionado ao OSM há poucos dias, ainda com muito a melhorar.
  • Jorge Andres, um cartógrafo voluntário da MapAction, discute, no seu blogue, como, de forma mais eficiente, comunicar alívio quando se mapeiam perigos vulcânicos. Ele sugere que vizualizações 3D são mais eficazes e linhas de contorno 2D tendem a obscurecer detalhes significativos.
  • Tom Lee, responsável pela política da Mapbox, testemunhou perante o Comitê Judiciário do Senado Norte-Americano sobre a reforma da lei da privacidade.

Próximos eventos

Onde O quê? Data País
Greater Vancouver area Metrotown mappy Hour 2019-03-22 canada
Tóquio ミャンマーに絵本と地図を届けよう~ミャンマーに届ける翻訳絵本作り&自由な世界地図作り~ 2019-03-23 japan
Cork Mapping Party @ UCC 2019-03-23 ireland
Bremen Bremer Mappertreffen 2019-03-25 germany
Joué-lès-Tours Rencontre Mensuelle 2019-03-25 france
Graz Stammtisch Graz 2019-03-25 austria
Portmarnock Erasmus+ EuYoutH_OSM Meeting 2019-03-25-2019-03-29 ireland
Zurique Missing Maps Mapathon Zurich 2019-03-27 switzerland
Montpellier Réunion mensuelle 2019-03-27 france
Université libre de Bruxelles (ULB) National Mapathon 2019-03-27 belgium
UCL Louvain-la-Neuve National Mapathon 2019-03-27 belgium
KUL Leuven National Mapathon 2019-03-27 belgium
UMONS Mons National Mapathon 2019-03-27 belgium
Montrouge rencontre locale des contributeurs de Montrouge et alentours 2019-03-27 france
Lübeck Lübecker Mappertreffen 2019-03-28 germany
VUB Brussel National Mapathon 2019-03-28 belgium
Mannheim Mannheimer Mapathons 2019-03-28 germany
ULIEGE Liège National Mapathon 2019-03-28 belgium
UNAMUR Namur National Mapathon 2019-03-28 belgium
UGENT Gent National Mapathon 2019-03-28 belgium
Düsseldorf Stammtisch 2019-03-29 germany
UCL Louvain-la-Neuve National Mapathon 2019-03-30 belgium
ULIEGE Liège National Mapathon 2019-03-30 belgium
Bochum Mappt die Innenstadt – Mappingtag für Einsteiger*innen und Fortgeschrittene 2019-03-31 germany
Estugarda Stuttgarter Stammtisch 2019-04-03 germany
Bochum Mappertreffen 2019-04-04 germany
Nantes Réunion mensuelle 2019-04-04 france
Dresden Stammtisch Dresden 2019-04-04 germany
La Riche La Riche (37)#Ateliers d’initiation à OpenStreetMap 2019-04-06 france
Quioto お花見!オープンデータソン in 京都 2019-04-07 japan
Rennes Réunion mensuelle 2019-04-08 france
Bordéus Réunion mensuelle 2019-04-08 france
Essen Mappertreffen 2019-04-08 germany
Taipé OSM x Wikidata #3 2019-04-08 taiwan
Lyon Rencontre mensuelle pour tous 2019-04-09 france
Munique Münchner Stammtisch 2019-04-09 germany
Salt Lake City SLC Mappy Hour 2019-04-09 united states
Viersen OSM Stammtisch Viersen 2019-04-09 germany
Colônia Köln Stammtisch 2019-04-10 germany
Montpellier State of the Map France 2019 2019-06-14-2019-06-16 france
Angra do Heroísmo Erasmus+ EuYoutH_OSM Meeting 2019-06-24-2019-06-29 portugal
Minneapolis State of the Map US 2019 2019-09-06-2019-09-08 united states
Edimburgo FOSS4GUK 2019 2019-09-18-2019-09-21 united kingdom
Heidelberg Erasmus+ EuYoutH_OSM Meeting 2019-09-18-2019-09-23 germany
Heidelberg HOT Summit 2019 2019-09-19-2019-09-20 germany
Heidelberg State of the Map 2019 (international conference) 2019-09-21-2019-09-23 germany
Grand-Bassam State of the Map Africa 2019 2019-11-22-2019-11-24 ivory coast

Nota: Quer ver seu evento publicado aqui? Então adicione-o no calendário. Apenas os dados que forem inseridos lá aparecerão no weeklyOSM. Por favor, verifique as informações de seu evento através da pré-visualização pública, e corrija-a, e corrija-a se necessário.

Este semanalOSM foi produzido por Nakaner, Rogehm, SK53, SunCobalt, derFred, herrmartins, kartonage, lucaslasota.