OSM semanal 453

19/03/2019-25/03/2019

Logo

Mapa para pais jovens | 1 | © Leaflet | Map data © OpenStreetMap contributors, CC-BY-SA, Map Tiles © OpenStreetMap

Mapeamento

  • mapmeld fez uma interessante análise de aglomerados de idiomas, utilizando pontos de código Unicode. Detectou, também, discrepâncias e formas estranhas de vandalismo.
  • A votação da proposta “Fashion accessory shop” já começou e segue até dia 8 de abril de 2019.
  • A votação para a proposta “Substations functions” encerrou-se. A proposta não obteve a maioria necessária.

Comunidade

  • alexkemp descreve como resolve os problemas que encontra com o OSMTracker 0.7 sempre que as fotografias não estão georreferenciadas. Ele mostra como consegue restaurar os dados em falta.
  • SK53 gostaria de identificar áreas de habitação social em Inglaterra. Ele mostra no seu blog como conseguiu criar, com os agrupamentos PostGIS, polígonos úteis a partir de dados de uma lista de propriedades privadas. Ele sugere que estas abordagens poderão ter uma aplicabilidade maior aos dados OSM.
  • O Fundador do OSMCha Wille responde a Nuno Caldeira sobre tradução para o Português de Portugal e Português do Brasil. Willemaciel disse em seu twitter que por enquanto não temos suporte a outros idiomas.
  • Ilya Zverev descreve como as faixas GPX da empresa de táxi Juno, para a qual trabalha, estão sendo agregadas e como elas podem ser utilizadas para manter o OpenStreetMap atualizado com dados mais fáceis de trabalhar do que as faixas GPX armazenadas pelo próprio OSM. Sua apresentação no FOSDEM em Bruxelas sobre o tema foi gravada.

Eventos

  • FOSS4G Argentina, uma conferência com workshops e apresentações, será realizada de 9 a 12 de abril de 2019, em Buenos Aires. As inscrições estão abertas e incluem um workshop de uso do JOSM para editar dirigido por (@Hernan)
  • A Semana do Linux 2019 (Linuxwochen 2019) excursiona pela Áustria e estará de 2 a 4 de Maio em Viena. O artigo contém alguns links para gravações de vídeo de outras Semana do Linux. (de) (tradução automática)

OSM Humanitário

  • HOT criou uma nova comunidade para o Gestor de Tarefas com novas parcerias com a Microsoft e o Bing Maps. Durante os próximos meses, o trabalho começará no design de integração de aprendizado-máquina e aumento de eficiência do Gestor de Tarefas. Além disso, serão criados conjuntos de dados de edifícios abertos no Uganda e na Tanzânia.
  • Para ser capaz de ajudar rapidamente pessoas em áreas de crise, os voluntários dependem de mapas de qualidade. Em muitas áreas, estes mapas ainda têm de ser criados. Assim, os Médicos Sem Fronteiras são apoiados por moderna tecnologia e põe milhares de voluntários. Na terça-feira, dia 2 de abril, das 19.00 às 22.00 horas, vão se reunir interessados na realização de um Mapathon, em Berlim de Missing Maps (Mapas “Desaparecidos”).

Mapas

  • PrivateMajory tweetou sobre um mapa com efeitos 3D, elaborado com o QGIS e melhorado com o Blender.
  • DJI parece estar usando (em certos países) dados OSM em suas zonas Fly Safe (Voo Seguro) GEO ZONE Map (em vários exemplos). Foram enviados um tweet e e-mails à DJI requerendo atribuição correta, mas infelizmente não houve resposta da empresa.
  • O website do OpenStreetMap.be tem uma novíssima página “HowTo” com alguns tutoriais e demonstrações de como usar o OSM e as camadas base do OSMBE: https://openstreetmap.be/en/projects/howto.html
  • A primeira versão do Baby Map foi publicada. Representa as etiquetas que são relevantes para pais de crianças pequenas. Contudo, os dados no OSM são ainda um pouco ténues.

Programação

  • O Fórum Alemão discute a categorização de notas no osm.org. A floresta de marcadores “Notas” é muitas vezes densa e uma categorização por urgência ou palavras-chave pode ter um efeito positivo no processamento das mensagens. O usuário miche101 organiza notas num mapa atribuindo símbolos diferentes aos marcadores, com base em palavras-chave.
  • Numa previsão do GISience News Blog da Universidade de Heidelberg, uma nova possibilidade de consultar links espaciais no banco de dados histórico do OpenStreetMap OSHDB foi apresentada.

Você sabia que…

  • … há vídeos introdutórios de 2 Minutos de para ajudar iniciantes a começar com o OpenStreetMap e a fazer mapeamento para os projetos HOT ? Vitor George relembra a possibilidade de adicionar legendas a estes vídeos do youtube.
  • … como etiquetar uma área coberta por árvores, não usando nem floresta como no caso de um cemitério? Estas poderão ser etiquetadas como landcover = trees juntamente com as etiquetas padrão de cobertura de terra. (en) (tradução automática)
  • … o aplicativo para smartphone ViewRanger ?

OSM na mídia

  • A Fundação de Software Livre (Free Software Foundation (FSF)) contemplou o OpenStreetMap com o Prêmio Free Software 2018 por Projetos de Benefício Social e Deborah Nicholson com o Prêmio para o Avanço do Software Livre. Kate Chapman recebeu o prêmio de Richard M. Stallman no Massachusetts Institute of Technology (MIT) e fez um discurso em reconhecimento à comunidade OSM.
  • O Open Mapping Group da Universidade de McGill, em Montreal, no Canadá, recebeu uma festa de mapeamento, devido ao tempo clima muito frio.

Outros assuntos “geo”

  • A União Internacional de Telecomunicações (International Telecommunication Union – ITU) publicou um relatório na reliefweb.int sobre o uso de tecnologias disruptivas na gestão de desastres. As tecnologias digitais que são apoiadas por muitos voluntários em todo o mundo nos projetos de crowdsourcing como o OSM têm particular destaque.
  • Espiões nazistas, sem serem detectados pelas autoridades Soviéticas, fizeram um mapa completo de Moscou, no final da década de 1930.
  • O Yahoo Japão noticiou que os dados da Google Maps do Japão se deterioraram. Os utilizadores supõem que a fonte de dados mudou, porque a atribuição de direitos de autor do Zenrin desapareceu.
  • O Grab na Malásia e o Departamento de Geoinformação da Universidade de Tecnologia da Malásia organiza treino orientado para mapeadores, Grab Geo*Star, para aumentar o interesse dos alunos em mapeamento e no OpenStreetMap.
  • O Mapbox relata que melhorou a sua plataforma de mapa vivo com os dados de Zenrin, um editor de mapas japonês. Não está claro se com “melhorou” se quer dizer “substituiu o OSM”.
  • Não é só o OSM que sofre com a quebra ocasional do polígono. Simon Poole descobriu bosques perto de Zurique que desapareceram no Here e nos Bing Maps.
  • O livro “Tempo de Mapear: Temporalidades Cartográficas” (“Time for mapping: Cartographic temporalities”) fala sobre a entrada do tempo em mapas, na era digital e práticas contemporâneas de mapeamento.
  • Livro sobre os princípios básicos de GIS.
  • Num jogo do Guardian tem de se adivinhar as cidades a partir da sua densidade populacional.
  • Esri anuncia no seu blogue de ArcGIS a nova versão de Março (anteriormente beta) do mapa base “OpenStreetMap”, está agora disponível gratuitamente no ArcGIS.
  • Na costa sul da Noruega, o primeiro restaurante subaquático da Europa abriu. Ele está mapeado apenas como uma construção no OSM. Possíveis visitantes têm que esperar meio ano para chegar lá devido às reservas.

Próximos eventos

undefined undefined undefined undefined
Bremen Bremer Mappertreffen 2019-03-25 Germany
Tours Rencontre Mensuelle 2019-03-25 France
Graz Stammtisch Graz 2019-03-25 Austria
Portmarnock Erasmus+ EuYoutH_OSM Meeting 2019-03-25-2019-03-29 Ireland
Zurich Missing Maps Mapathon Zurich 2019-03-27 Switzerland
Montpellier Réunion mensuelle 2019-03-27 France
ULB Bruxelles National Mapathon 2019-03-27 Belgium
UCL Louvain-la-Neuve National Mapathon 2019-03-27 Belgium
KUL Leuven National Mapathon 2019-03-27 Belgium
UMONS Mons National Mapathon 2019-03-27 Belgium
Montrouge Montrouge rencontre locale des contributeurs de Montrouge et alentours 2019-03-27 France
Lübeck Lübecker Mappertreffen 2019-03-28 Germany
VUB Brussel National Mapathon 2019-03-28 Belgium
Mannheim Mannheimer Mapathons 2019-03-28 Germany
ULIEGE Liège National Mapathon 2019-03-28 Belgium
UNAMUR Namur National Mapathon 2019-03-28 Belgium
UGENT Gent National Mapathon 2019-03-28 Belgium
London Pub meet-up in Kings X 2019-03-28 UK
Düsseldorf Stammtisch 2019-03-29 Germany
UCL Louvain-la-Neuve National Mapathon 2019-03-30 Belgium
ULIEGE Liège National Mapathon 2019-03-30 Belgium
Bochum Mappt die Innenstadt – Mappingtag für Einsteiger*innen und Fortgeschrittene 2019-03-31 Germany
Stuttgart Stuttgarter Stammtisch 2019-04-03 Germany
Bochum Mappertreffen 2019-04-04 Germany
Nantes Réunion mensuelle 2019-04-04 France
Dresden Stammtisch Dresden 2019-04-04 Germany
Heidelberg DisasterMappers Night of Geography 2019-04-05 Germany
La Riche La Riche (37)#Ateliers d’initiation à OpenStreetMap 2019-04-06 France
Kyoto お花見!オープンデータソン in 京都 2019-04-07 Japan
Rennes Réunion mensuelle 2019-04-08 France
Bordeaux Réunion mensuelle 2019-04-08 France
Essen Mappertreffen 2019-04-08 Germany
Taipei OSM x Wikidata #3 2019-04-08 Taiwan
Toronto Toronto Mappy Hour 2019-04-08 Canada

Nota: Quer ver seu evento publicado aqui? Então adicione-o no calendário. Apenas os dados que forem inseridos lá aparecerão no weeklyOSM. Por favor, verifique as informações de seu evento através da pré-visualização pública, e corrija-a, e corrija-a se necessário.

Este semanalOSM foi produzido por Rainero, Rogehm, SK53, adrianxoc, derFred, herrmartins, lucaslasota.