OSM semanal 484

22/10/2019-28/10/2019

lead picture

OSM-data + Blender + QGIS + … + creativity by Dolly Andriatsiferana
1 | © Dolly Andriatsiferana – Map data © OpenStreetMap contributors

Mapeamento

  • Jean-Louis Zimmerman apresenta (fr) um desafio ontológico para a marcação OSM. Como descrever um sinal de direção turística (fingerpost) com painéis digitais dinâmicos que giram?
  • A etiqueta highway=mini_roundabout vem sendo usada aproximadamente 52.000 vezes desde que foi instituida há 11 anos. Florian Lohoff descobriu (en) uma com uma mini_rotunda no OSM e vota pela depreciação da etiqueta, que ele nunca usou. Ele iniciou uma longa discussão no seu post na lista de discussão de etiquetas, onde se pode aprender o histórico e muitas regulamentações específicas de cada país.
  • A etiquetagem de marcadores para serviços de utilidade pública, tais como canalizações de gás e água, válvulas de serviço, linhas de energia, bocas de incêndio e muito mais, foi aprovada. Como de costume, a documentação foi transferida do local da proposta para um novo local na wiki OSM.
  • Mateusz Konieczny apresentou (en) um problema no GitHub para que o editor do iD reverta a decisão contestada (en) dos responsáveis pela manutenção do iD de deixar o validador do iD recomendar a substituição de crossing=zebra por crossing=marked. A questão do GitHub foi encerrada e outros comentários foram ignorados.
  • Andrew Wiseman da Apple anuncia em diversas (en) listas de discussão que renovaram (en) os desafios MapRoulette com novos dados e acrescentaram novos países.
  • Nuno Caldeira escreve (en) sobre a forma como Portugal está validando parques com a missão do MapRoulette para verificar se há parques falsos adicionados pelos jogadores de Pokémon GO. Uma má tradução e as diferenças entre o português falado no Brasil e em Portugal também têm contribuído para a confusão dos parques.
  • A proposta “Gestão de linha” da Fanfouer visa acrescentar informação sobre como linhas, tais como linhas de energia, são organizadas num suporte, como um poste.
  • Blog.dedj deu uma explicação visual de como usar o Gerenciador de Tarefas (fr) para gerir um projeto e dividir um trabalho de grupo.
  • Etiquetas de acesso, o uso do valor “sim” vs “designado” e o mapeamento “última milha” de várias empresas de logística estão a causar discussões ao redor do mundo. SomeoneElse explica (en) (tradução automática) a sua visão pessoal sobre esses tópicos no seu diário de utilizador, que é, como ele indica, muito centrado em “Inglaterra e no País de Gales”.

Comunidade

  • A Kathmandu Living Labs relatou (en) (tradução automática) os resultados do seu programa de Estágio e Liderança Digital (DIAL) num artigo no Journal of Open Geospatial Data, Software and Standards. O programa envolveu estudantes de licenciaturas e recém-formados do Nepal num programa de estágio para mapear remotamente o Nepal rural.
  • O estilo de resposta “Air3”, criado pelo utilizador Negreheb, foi definido como o estilo padrão pelo administrador do Fórum do OSM, para que os visitantes possam visualizar o Fórum no smartphone. Solicita-se Feedback. Utilizadores registados podem selecionar Air3-style em Profile->Display->Styles
  • O site maliano WoManager entrevista (fr) (tradução automática) Nathalie Sidibe do OpenStreetMap Mali. Na entrevista, Nathalie partilha os desafios com que se deparou na sua jovem vida como mulher do Mali e as suas ambições futuras.
  • Os Youthmappers publicaram o seu 3.º boletim trimestral de 2019. Eles recebem 9 novos capítulos de universidades no Bangladesh, Tanzânia, Etiópia, EUA e Uganda e partilham vários projetos de mapeamento feitos pelos capítulos Youthmappers em todo o mundo.

Fundação OpenStreetMap

  • Foi apresentado e já está disponível um projeto de documento de trabalho sobre o OSMF Mircrogrant Sceme. Michael Reichert já fez (en) (tradução automática) alguns comentários detalhados sobre o rascunho.
  • O Grupo de Trabalho de Membros do OSMF explica (en) (tradução automática) as possibilidades para aqueles que não podem pagar ou não têm possibilidade de transferir a taxa de filiação na OSMF para se tornarem membros. O post aponta para informações disponíveis sobre o Programa de Isenção de Taxas e também sobre como podemos ajudar as pessoas da nossa comunidade a tornarem-se membros da Fundação.

Eventos

  • Se não conseguiu estar presente no State of the Map deste ano, ainda pode fazer uma viagem à Nova Zelândia. O FOSS4G SotM Oceania terá lugar em Eellington, de 12 a 15 de novembro.
  • No seu blogue WhatOSM, Ilya Zveryev reflete (tradução automática) sobre aspectos de sua palestra no State of the Map Southeast Europe, “OpenStreetMapS”, sobre as consequências da variabilidade regional nas abordagens das tags.
  • Nos dias 17 e 18 de outubro, o OpenStreetMap DRC e a MapBox realizaram um treino sobre MAPBOX ATLAS, um sistema de mapeamento offline para certas ferramentas de mapeamento do MapBox. Membros locais do OpenStreetMap, como Claire Halleux e David Kapay participaram, mas também dois funcionários do Ministério da Saúde que usarão as ferramentas na luta contra epidemias.
  • O comité organizador do State of the Map África partilha detalhes sobre a conferência no seu blogue. O State of the Map Africa 2019 terá lugar em Abidjan e Grand-Bassam, Costa do Marfim, de 22 a 24 de novembro.
  • Também o State of the Map LatAm 2019 está a aproximar-se. O principal evento OSM da América Latina acontecerá de 14 a 16 de novembro de 2019, em Encarnación, no Paraguai. Mais detalhes podem ser encontrados na wiki OSM (es).

OSM Humanitário

  • Russell Deffner anunciou (en) (tradução automática) o GeoWeek deste ano, durante a semana de 11 a 16 de novembro de 2019. Com parceiros como o Climate Center, o Centro de Referência da Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (IFRC), os eventos serão sobre a conclusão de tarefas para cartógrafos e validadores relacionados com as alterações climáticas e eventos climáticos extremos.
  • Ramani Huria (en) (tradução automática), um projeto de mapeamento baseado na comunidade em Dar es Salaam, na Tanzânia, que cria mapas altamente precisos das áreas mais propensas a inundações da cidade, aparece no Collective Intelligence Design Playbook (en) (tradução automática) escrito por Nesta como um exemplo de ação para combater as alterações climáticas e o impacto através da inteligência coletiva.
  • Nicholas Marchio sublinha (en) (tradução automática) num artigo em phys.org (en) que a criação do mapa millionneighborhoods “é um passo significativo para localizar onde os serviços urbanos críticos são mais necessários”.

Educação

  • Durante a conferência sobre sustentabilidade digital, DINAcon, na sexta-feira, dia 18 de outubro, em Berna, foram apresentados os vencedores dos Prémios DINAcon, que foram 5 projetos fantásticos. O OpenSchoolMaps venceu na categoria “Melhor Projeto Educativo”. Um ponto decisivo para o júri foi a possibilidade de feedback. O OpenSchoolMaps é um pequeno projeto para promover mapas e dados abertos, incluindo o OpenStreetMap. Foi fundado pelo Prof. Stefan Keller. Também ajudaram estudantes de ciências da computação da Universidade de Tecnologia Rapperswil.

Mapas

  • [1] Dolly Andriatsiferana apresenta, no Twitter, o seu próprio mapa da sua cidade natal, Fianarantsoa.
  • O Instituto de Políticas de Transporte & Desenvolvimento (ITDP) e a União de Ciclistas do Brasil (UCB), duas organizações da sociedade civil, criaram em parceria a plataforma CicloMapa, para visualizar os mapas cicloviários das cidades brasileiras, com dados mapeados no OSM.

Dados abertos

Licenças

  • Élisée Reclus tweetou: “O @DeutschePostDHL utiliza apenas #OpenStreetMap na sua localização, mas a atribuição #HERE”. (de). Ele conseguiu reconhecê-lo porque há uma rua-armadilha (en) (tradução automática), que ele mesmo criou. OSMF e FOSSGIS são agora obrigados a consultar as condições de licença.

Programação

  • Tomas Kasparek pretende criar um mapa para a República Checa com dados antigos OSM. Embora ele não tenha problemas com dados até outubro de 2007, ele tem problemas para lidar com dados anteriores e pede ajuda (en) (tradução automática).

Releases

  • O popular editor iD foi atualizado para a v2.16.0. As notas de lançamento destacam o suporte a objetos que foram detectados em imagens Mapillary e você pode rastrear alterações durante a edição. Você pode visualizar aqui a nova versão.
  • Joseph Eisenberg anunciou (en) (tradução automática) o lançamento da v4.24.0 da folha de estilo OpenStreetMap Carto. As vias navegáveis, assim como as áreas de rios e canais estão agora um pouco mais escuras. A nova versão também corrige a renderização de rótulos de massas de água em nós e deprecia a renderização de waterway=wadi. Há mais mudanças que ele mencionou no seu blogue ou podem ser encontradas no GitHub.
  • Uma nova versão do QGIS está agora disponível para download. A versão 3.10 mostra o comprimento 3D para um linestring 3D identificado, traz várias melhorias de etiquetagem, simbologia e renderização e adiciona novas funcionalidades 3D, incluindo uma navegação 3D no ecrã. A lista completa de melhorias pode ser encontrada no changelog, abaixo da lista de patrocinadores.

Você sabia que…

  • … o Datawrapper oferece um serviço de Mapa Enriquecido, utilizando o OSM em segundo plano. Este mapa, inserido numa notícia da Rádio-Canadá, mostra a atribuição do OSM. Nós informamos sobre o serviço de Localizador de Mapas de Datawrapper no weeklyOSM 430.
  • … o projeto resiliencymaps.org (en) (tradução automática) que utiliza o OpenStreetMap, aproveitando-o para estabelecer os modelos de risco sísmico (en) (tradução automática).
  • Taginfo, o site que permite explorar quais as chaves e etiquetas que são utilizadas no OSM. Um número de versões locais está também disponível.

Outros assuntos “geo”

  • O OpenStreetMap Camarões convida, no Twitter, a que submetam candidaturas para o projeto GeOsm. Os candidatos selecionados liderarão a implementação da infraestrutura de dados espaciais nacional baseada no OpenStreetMap, como o Geocameroun (fr) (tradução automática) já faz nos Camarões. O projecto está à procura de representantes das cinco sub-regiões do continente africano.
  • Inesperadas cobranças de roaming móvel atingem (en) cientistas russos que estudam os movimentos das aves. Mensagens SMS de um localizador colocado numa águia foram colocadas na fila e despachadas em massa quando o pássaro atravessou as fronteiras do Irão e do Cazaquistão.
  • Não são só os OSMers que se preocupam com a diferença entre bares e pubs. A edição do El Pais em inglês traz uma entrevista a Amadeo Lázaro, dono da Casa Amadeo “Los Caracoles”, em Madrid. Ele acha que o que separa um bar de um pub, em Espanha, é que os bares têm cadeiras, os pubs só têm bancos.
  • Escalar o Uluru, um monólito no deserto ao sul de Alice Springs, na Austrália, não é mais permitido. A violação do lugar sagrado dos povos indígenas e a consequente proibição resultará (en) numa multa pesada.

Próximos eventos

undefined undefined undefined undefined
Dhaka State of the Map Asia 2019 2019-11-01-2019-11-02 bangladesh
Brno State of the Map CZ+SK 2019 2019-11-02-2019-11-03 czech republic
Brno Brněnský listopadový Missing maps mapathon na konferenci OpenAlt 2019-11-02 czech republic
Toronto Toronto Mappy Hour 2019-11-04 canada
Grenoble Atelier Contribuer avec Mapillary 2019-11-04 france
Londrez London Missing Maps Mapathon 2019-11-05 united kingdom
Stuttgart Stuttgarter Stammtisch 2019-11-06 germany
Helsinki Missing Maps Mapathon at Finnish Red Cross – Nov 2019 2019-11-07 finland
Bochum Mappertreffen 2019-11-07 germany
San José Civic Hack & Map Night 2019-11-07 united states
Montrouge Rencontre mensuelle des contributeurs de Montrouge et alentours 2019-11-07 france
Ulmer Alb Stammtisch Ulmer Alb 2019-11-07 germany
Dortmund Mappertreffen 2019-11-08 germany
Kameoka 京都!街歩き!マッピングパーティ:第14回 鍬山神社 2019-11-10 japan
Budapest OSM Hungary Meetup reboot 2019-11-11 hungary
Taipei OSM x Wikidata #10 2019-11-11 taiwan
Lyon Rencontre mensuelle pour tous 2019-11-12 france
Salt Lake City SLC Mappy Hour 2019-11-12 united states
Nitra Missing Maps Mapathon Nitra #4 2019-11-12 slovakia
Wellington FOSS4G SotM Oceania 2019 2019-11-12-2019-11-15 new zealand
Hamburg Hamburger Mappertreffen 2019-11-12 germany
Munich Münchner Stammtisch 2019-11-13 germany
Berlin 137. Berlin-Brandenburg Stammtisch 2019-11-14 germany
Naoned Réunion mensuelle 2019-11-14 france
Encarnación State of the Map Latam 2019 2019-11-14 paraguay
Niš Missing Maps Mapathon Niš #1 2019-11-16 serbia
Hannover Stammtisch 2019-11-16 germany
Cologne Bonn Airport Bonner Stammtisch 2019-11-19 germany
Reading Reading Missing Maps Mapathon 2019-11-19 united kingdom
Lüneburg Lüneburger Mappertreffen 2019-11-19 germany
Prešov Missing Maps Mapathon Prešov #4 2019-11-21 slovakia
Grand-Bassam State of the Map Africa 2019 2019-11-22-2019-11-24 ivory coast
Ar Chab State of the Map 2020 2020-07-03-2020-07-05 south africa

Nota: Quer ver seu evento publicado aqui? Então adicione-o no calendário. Apenas os dados que forem inseridos lá aparecerão no weeklyOSM. Por favor, verifique as informações de seu evento através da pré-visualização pública, e corrija-a, e corrija-a se necessário.

Este semanalOSM foi produzido por Jorieke V, Nakaner, NunoMASAzevedo, Rogehm, SK53, SunCobalt, derFred, lucaslasota.