OSM semanal 501

18/02/2020-24/02/2020

lead picture

Der Quellcode des blender-osm-Addons für Blender 3D ist wieder auf Github 1 | © vvoovv | © Kartendaten OpenStreetMap-Mitwirkende

Sobre nós

  • Gostaríamos de agradecer a todos os que nos endereçaram uma mensagem sobre nossa edição 500, via blog post, e-mail, comentários sobre os tema, via Twitter ou até em termos pessoais. Por favor, continuem a informar a comunidade de suas atividades relacionadas a OSM e utilize o nosso guest mode (modo de convidado).

Mapeamento

  • Joseph Eisenberg pede que comentem a sua proposta de amenity=motorcycle_taxi, uma etiqueta específica para locais onde moto-táxi esperam por passageiros..
  • Victor deu início a uma discussão sobre se a presença ou ausência de câmaras de vigilância deve ser etiquetada com camera:signed=yes/no já que em alguns países é necessário avisar caso o espaço público esteja a ser filmado.
  • O contribuidor de longa data Nick Whitelegg anunciou que está a fechar o seu site de mapeamento de trilhos pedestres da Inglaterra e do País de Gales, FreeMap. Este projeto começou início do OSM (ou mesmo um pouco antes) e fez com que Richard Fairhurst sublinhasse um fascinante post de blogue sobre o seu próprio trabalho de mapeamento, antecedente à criação do OpenStreetMap (geowiki.com) e outros aspetos da pré-história do OSM.
  • dktue criou a página autobahnkilometer.tirol no dia 17 de fevereiro de 2020, mostrando os marcos da rodovia para o Tirol num mapa. No dia da publicação, nenhum marco estava inicialmente no OSM, agora a maioria deles já foi mapeada.
  • Thejesh GN escreveu uma introdução ao mapeamento de câmeras de vigilância no OSM e explica como mapeá-las com o OSMAnd.
  • O HOT partilhou ideias sobre a sua colaboração com a Microsoft nas Questões sobre a criação de mapas detalhados da Tanzânia e do Uganda através de mapeamento via satélite, aprendizagem da máquina e mapeadores comunitários.
  • O Knotenpunktsystem (literalmente ‘sistema de pontos de junção’) foi criado em vários países europeus para ajudar as pessoas a navegar nas suas redes de vias de ciclismo, numerando os cruzamentos e fornecendo sinalização extensa entre eles. Robert Grübler relatou (tradução automática) o trabalho realizado para mapear o sistema knotenpunktsystem da rede de ciclovias em Murtal, na Áustria.

Comunidade

  • Caso conhecer alguém ou algum projeto que mereça ser premiado pela contribuição ao OSM, submeta uma nomeação para os Prémios-OSM 2020. Ilya Zverev pede que as submissões das nomeações sejam feitas até 10 de maio de 2020.
  • Fabien Delolmo vai realizar (tradução automática) um workshop técnico sobre programação de um aplicativo móvel que usa e atualiza os dados do OpenStreetMap. O workshop será realizado no dia 6 de Março, em Grenoble, França.
  • A Google anunciou os projetos e organizações de fontes/dados abertos que foram aceites no programa deste ano, Google Summer of Code (GSoC). O OSM está entre os 200 projetos de dados abertos que foram aceites. GSoC aceitará inscrições de estudantes de 16 a 31 de março de 2020.
  • AlguémElse experimente a adição de informações aos ícones estabelecidos. Entre outros, ele explica no seu post no blogue como um ícone pode ser enriquecido com informações de acessibilidade do “mapa de rodas”.
  • A Sociedade Tobler será dos próximos Capítulos YouthMappers na Universidade de Chicago. Noticiaram no tweeter sobre o seu Mapathon, na semana passada. Várias vezes por ano, esta Sociedade organiza “mapathons” através de projetos humanitários do YouthMappers e, no ano passado,os estudantes iniciaram o primeiro Capítulo do YouthMappers, em Chicago.

Fundação OpenStreetMap

  • Simon Poole anunciou uma nova versão do Guia de Atribuição, que incorpora o feedback da discussão pública do passado mês de agosto. O rascunho será enviado ao Conselho da OSMF para aprovação formal.

Eventos

  • Ilya Zverev relembra-nos que o State of the Map Baltics 2020, acontecerá em março de 2020, na Universidade da Letónia.
  • Lars Linger convida para mais um Hackweekend OSM a 28 e 29 de março, em Berlim. O evento, que já se realiza há 7 anos, ocorrerá nos escritórios da Wikimedia e terá o apoio da FOSSGIS, o capítulo local da OSMF.
  • Ed Freyfogle, co-fundador do OpenCage, e Steven Feldman, do KnowWhere Consulting começaram uma série de podcasts sobre temas geo.

OSM Humanitário

  • O HOT publicou no Tweeter que as seis candidaturas a micro-financiamento, oriundas da Serra Leoa , Iraque, Sudão do Sul, Filipinas e Peru, foram financiadas a 100% pela comunidade.

Mapas

  • Gosta de desenhar nos mapas? Está farto de ter de o fazer num mapa de papel com um lápis de cera, como uma espécie de homem das cavernas? Então o Gribrouillon (automatic translation) é para si, use-o para desenhar num mapa-base OSM e partilhá-lo com os amigos.
  • Andrei Kashcha anunciou a atualização do seu “obscuro” renderizador 2D WebGL. No seu tweet, ele mostra um pouco do novo recurso de renderização 3D.
  • A BBC dedicou um artigo ao uso indevido de um mapa para partilhar informações enganosas sobre o vírus corona.
  • Alguns mapeadores expressaram  (automatic translation) o seu desapontamento, no fórum alemão do OSM, pelo fraco desempenho da renderização do principal mapa OSM.

switch2OSM

  • A Tempus é uma empresa de transportes de Südeifel , uma região alemã. Com a ajuda da comunidade, entrou no osm, todas as linhas de autocarro, e construiu mapas individuais nas páginas das linhas do seu site, utilizando o Leaflet e o Overpass.

Dados abertos

  • O OpenDataFrance lançou (automatic translation) a ferramenta de extração GeoDataMine, Esta ferramenta permite às autoridades locais extrair dados relacionados com a sua área, de forma rápida, da base de dados do OpenStreetMap.

Software

  • OSMCha está a alterar o seu domínio para https:/osmcha.org. Os utilizadores serão redirecionados do domínio anterior para o novo, mas os responsáveis por este desenvolvimento, que utilizam a API, necessitam de fazer alterações nas suas aplicações para evitar problemas. Veja mais em https://www.openstreetmap.org/user/wille/diary/392289
  • O código fonte do blender-osm, um addon para renderizar dados OSM em 3D, com o software gratuito e aberto de criação 3D Blender, está de volta [ao Github(https://github.com/vvoovv/blender-osm/tree/release) como vvoovv anuncia no seu diário de utilizador.

Programação

  • O Open Geospatial Consortium (OGC) anunciou a publicação de Relatórios documentando o trabalho do Open Routing API Pilot, incluindo implementações desenvolvidas e um protótipo de API de rotas e Modelo de Troca de Rotas para abordar desafios de interoperabilidade de localização com várias ferramentas disponíveis de muitas origens.
  • O Open Geospatial Consortium (OGC) está a considerar a CityJSON para que seja adotada como padrão oficial da comunidade OGC. Uma nova justificação de item de trabalho para se iniciar o processo de aprovação do Padrão Comunitário está disponível para comentários públicos.

Releases

  • A equipa JOSM lançou a versão estável 20.02 (versão 15915) para o editor OSM. A nova versão traz de volta o acesso às imagens do Maxar, adiciona links para as instâncias regionais do Geofabrik Taginfo, melhora os Autofiltros do JOSM e tem muitas mais novidades e melhorias.

Você sabia que…

  • .. a etiqueta traffic_sign? Permite mapear sinais de trânsito específicos presentes no local. Isto é especialmente útil se não tiver certeza sobre a etiquetagem precisa do conteúdo e ajuda outros mapeadores a fazer correções, se necessário.

Outros assuntos “geo”

  • Omar Rizwan publicou no Twitter o mapa personalizado dos transportes públicos de Auckland, Nova Zelândia, que ele construiu para os seus pais.
  • Dāvis Viļums, há cinco anos, partiu para andar em todas as ruas do centro de Londres. Dāvis explica o porquê e o como e apresenta um vídeo com o tempo do registo de todas as suas pedaladas, enquanto revela a rede de ruas de Londres.
  • Tom Forth (ODI Leeds) tem um longo twitter sobre o mapeamento das disparidades de rendas a partir de dados abertos no Reino Unido e em França.
  • Carlos Jurado Rivera foi apresentado num artigo (automatic translation) em La Voz de Almería. Carlos descreve como chegou a interessar-se pelo mapeamento das infraestruturas de ciclismo de Almería (Espanha), porque escolheu o OpenStreetMap, e o seu estilo de mapeamento.
  • Os cartógrafos são conhecidos por, ocasionalmente, fazerem piadas sobre o seu trabalho. Zoey Poll relata como até mesmo o Swisstopo foi anfitrião de uma ou duas pequenas piadas cartográficas.
  • Pesquisadores do Grupo de Pesquisa de Ciência GIS da Universidade de Heidelberg publicaram um artigo sobre o papel dos sistemas de pontuação, estruturados espacialmente como um elemento motivacional em jogos baseados em localização. Descobriram que os jogadores que são confrontados com um sistema de pontuação espacialmente estruturado ficam mais propensos a jogar mais tempo, caminhar longas distâncias e estão mais dispostos a fazer desvios do que aqueles que enfrentam um sistema de pontuação espacialmente aleatório.
  • A reunião de lançamento do LOKI (Airborne Observation of Critical Infrastructure) foi organizada pela Universidade de Heidelberg, no dia 12 de Fevereiro. O objetivo do projeto LOKI é desenvolver um sistema que permita avaliações rápidas e fiáveis da situação aérea, após um terremoto.
  • O fornecedor de imagens Mapillary está agora disponível no ArcGIS Urban, a ferramenta da ESRI para o planeamento inteligente da cidade, fornecendo imagens com perspetiva ao nível das ruas.

Próximos eventos

undefined undefined undefined undefined
Tolosa Contrib’atelier OpenStreetMap 2020-02-29 france
Budapest Budapest gathering 2020-03-02 hungary
Londrez Missing Maps London 2020-03-03 united kingdom
Hannover OSM-Sprechstunde 2020-03-04 germany
Stuttgart Stuttgarter Stammtisch 2020-03-04 germany
Praha/Brno/Ostrava Kvartální pivo 2020-03-04 czech republic
Arlon Atelier ouvert OpenStreetMap 2020-03-04 belgium
Dortmund Mappertreffen 2020-03-06 germany
Rīga State of the Map Baltics 2020-03-06 latvia
Amagasaki GPSで絵を描いてみようじゃあ~りませんか 2020-03-07 japan
Roazhon Réunion mensuelle 2020-03-09 france
Grenoble Rencontre mensuelle 2020-03-09 france
Taipei OSM x Wikidata #14 2020-03-09 taiwan
Toronto Toronto Mappy Hour 2020-03-09 canada
Hamburg Hamburger Mappertreffen 2020-03-10 germany
Lyon Rencontre mensuelle 2020-03-10 france
Zürich 115. OSM Meetup Zurich 2020-03-11 switzerland
Hannover OSM-Sprechstunde 2020-03-11 germany
Freiburg FOSSGIS-Konferenz 2020-03-11-2020-03-14 germany
Naoned Rencontre mensuelle 2020-03-12 france
Berlin 141. Berlin-Brandenburg Stammtisch 2020-03-12 germany
Ulmer Alb Stammtisch Ulmer Alb 2020-03-12 germany
Chemnitz Chemnitzer Linux-Tage 2020-03-14-2020-03-15 germany
Nottingham Nottingham pub meetup 2020-03-17 united kingdom
Lüneburg Lüneburger Mappertreffen 2020-03-17 germany
Cologne Bonn Airport 127. Bonner OSM-Stammtisch 2020-03-17 germany
Hannover OSM-Sprechstunde 2020-03-18 germany
Hannover Stammtisch Hannover 2020-03-19 germany
Munich Münchner Treffen 2020-03-19 germany
San José Civic Hack & Map Night 2020-03-19 united states
Râmnicu Vâlcea EuYoutH OSM Meeting 2020-04-27-2020-05-01 romania
Guarda EuYoutH OSM Meeting 2020-06-24-2020-06-28 spain
Ar Chab HOT Summit 2020-07-01-2020-07-02 south africa
Ar Chab State of the Map 2020 2020-07-03-2020-07-05 south africa

Nota: Quer ver seu evento publicado aqui? Então adicione-o no calendário. Apenas os dados que forem inseridos lá aparecerão no weeklyOSM. Por favor, verifique as informações de seu evento através da pré-visualização pública, e corrija-a, e corrija-a se necessário.

Este semanalOSM foi produzido por PierZen, Rogehm, SK53, derFred, lucaslasota.