OSM semanal 524

28/07/2020-03/08/2020

lead picture

Stina Flodström‘s video created with FOSS data 1 | © Stina Flodström | map data © OpenStreetMap contributors

Mapeamento

  • Um post no blog do The Strava Club lembrou ((en)/(pt)) aos utilizadores que eles podem ajudar a melhorar a qualidade das rotas sugeridas, contribuindo para o OpenStreetMap.
  • Os membros da comunidade OpenStreetMap Itália criaram o su.openstreetmap.it, um site no qual pode adicionar negócios ou qualquer outra loja no OSM na Itália sem ter uma conta. Adicionaram, recentemente, um tutorial escrito e em vídeo com uma explicação passo a passo. As notícias foram cobertas ((it)/(pt)) pela Wikimedia Itália com um pequeno artigo. O código fonte do site está disponível no GitHub.
  • Skunk publicou ((en)/(pt)) no seu blogue um texto intitulado “Mapping artwork and memorials with Wikimedia integration” (Mapeando obras de arte e memoriais com integração na Wikimedia).
  • Jake Coppinger analisou ((en)/(pt)) uma série de aplicações de marcação de rotas para bicicletas e classificou-as pela ordem aproximada, pela qual as utilizaria para se deslocar de bicicleta em Sydney.

Comunidade

  • O utilizador mariotomo escreve ((es)/(pt)) as suas “Reflexões à margem da Conferência Virtual SotM-2020”, em particular a partir da perspetiva de estar numa conexão de baixa largura de banda.
  • O OpenStreetMap US recebeu ((en)/(pt)) uma bolsa da Geospatial Data Analytics Services para o programa Summer of Maps (en) da Azavea. Eugene Chong estará a trabalhar no uso do OpenStreetMap para rastrear (e mapear) os progressos feitos nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU em várias cidades americanas.
  • No “Dia da Lembrança do Administrador de Sistemas” Dorothea agradeceu ((en)/(pt)) aos administradores de sistemas pelo fantástico trabalho que estão a fazer.

Fundação OpenStreetMap

  • Mikel Maron escreveu ((en)/(pt)) um email sobre “financiamento coordenado para apoiar a manutenção e desenvolvimento contínuo do editor iD”.
  • Guillaume Rischard anunciou ((en)/(pt)) no talk o financiamento de três projetos de infraestruturas: o Nominatim, o osm2pgsql e o Potlatch 2 pelo Conselho da OSMF. Questões técnicas foram discutidas por Sören Reinecke, Richard Fairhurst ((en)/(pt)) e mmd ((en)/(pt)), entre outros.
  • O Conselho da OSMF está a considerar ((en)/(pt)) dividir o Conselho Consultivo ((en)/(pt)) em dois e está a tentar obter contribuições sobre este movimento.
  • A ata da reunião do Conselho da OSMF de 30 de julho foi publicada ((en)/(pt)).
  • Imagico pensa ((en)/(pt)), no seu post num blogue, sobre “como e onde a OSMF começa a distribuir dinheiro na comunidade OSM”.

OSM Humanitário

  • A organização Médicos Sem Fronteiras realizou ((en)/(pt)) um mapathon de Missing Maps no dia 1 de agosto com voluntários de todo o sudeste asiático. O mapathon faz parte do plano da organização para mapear a Nigéria este ano.
  • Apesar das restrições de movimento no país, a HOT Filipinas tem sido capaz de continuar a treinar ((en)/(pt)) voluntários, identificando as suas necessidades e mudando os seus esforços para formação online.
  • YouthMappers, CommonSensing e outros membros do mundo do mapeamento humanitário foram abordados ((en)/(pt)) num artigo de Gareth Willmer, no Devex.

Mapas

  • Três alunos criaram ((en)/(pt)) um site que reúne todo o tipo de dados relacionados com o ciclismo. A primeira versão da ferramenta está online. O mapathon para recolher dados, e criar um site (en) completo para documentar e elaborar todo o processo foi organizado pela Open Knowledge Belgium (en). Pede-se feedback.
  • Peter Corless discute ((en)/(pt)) como os Stadia Maps (en) melhoraram a sua latência de ponta a ponta, ao mudar do CockroachDB para Scylla.
  • No que diz respeito a Taiwan (Formosa), a língua Hokkian, que se mistura com os termos austronésios e japoneses, conhecida como Hokkian taiwanês ou taiwanês, ganha o estatuto de língua oficial em Taiwan. Bradon Liu falará sobre Taiwan Taigu Map em COSCUP, uma das mais importantes conferências de código aberto em Taiwan. O Taiwan Taigi Map permite que as pessoas explorem a tag name:nan que significa o nome Hokkian na língua local.

switch2OSM

  • Desde há algum tempo, a cidade alemã de Karlsruhe utiliza ((en)/(pt)) a API do Openrouteservice (ORS) da HeiGIT para o encaminhamento de peões, bicicletas e carros no novo plano da cidade online e o aplicativo GIS cidadão para o público em geral, ou seja, os cidadãos e visitantes de Karlsruhe. Pode usá-lo aqui:https://geoportal.karlsruhe.de/stadtplan e
    https://geoportal.karlsruhe.de/buergergisO cliente específico desenvolvido pelo Liegenschaftsamt, da cidade de Karlsruhe, é baseado no ArcGIS para Javascript API e otimizado como um widget para o ArcGIS Web AppBuilder da Esri.

Software

  • A Yang pode ter escrito um tutorial sobre correspondência de mapas, utilizando a sua biblioteca de correspondência rápida de mapas e dados do OpenStreetMap.
  • Misiones Provincial Routes ((es)/(pt)) é uma integração de ferramentas colaborativas com licenças abertas, construídas com contribuições institucionais e colaborativas como Openstreetmap, Mapillary, Wikipedia, Openrouteservice. Desenvolvido pela Dirección de Modernización de la Gestión y Gobierno Electrónico de la Provincia de Misiones, na Argentina, é um mapa virtual interativo para percorrer as rotas e estradas provinciais. Carlos Brys, um dos responsáveis pelo desenvolvimento, dá mais detalhes numa nota nos média locais ((es)/(pt)).
  • Ilya Zverev explicou (tradução automática) como uma combinação de edições anônimas antigas e uma nova opção de saída JSON para a API do OSM causou problemas ao iD.

Programação

  • GIScience Heidelberg tem como fonte aberta a ferramenta ohsome2label, que oferece uma estrutura flexível para rotular objetos geoespaciais personalizados, usando dados históricos OSM, que permitem uma aprendizagem profunda mais eficaz e eficiente. Baseado no ohsome-API, desenvolvido pela HeiGIT gGmbH, ohsome2label visa mitigar a falta de abundantes amostras de treino de alta qualidade em aprendizagem geoespacial profunda, extraindo automaticamente características históricas OSM personalizadas, e fornecendo medições intrínsecas de qualidade de dados OSM.
  • Fabian da HeiGIT explica uma nova função no ohsome OSM history Analytics API para verificação de parâmetros de consulta
  • [1] Stina Flodström produziu um canal, importando dados do OpenStreetMap para a Unidade, usando Houdini, para gerar ambientes em tempo real com base em cidades reais. Veja o vídeo!

Releases

  • Foi lançada (en) a versão estável 20.07 do JOSM.

Você sabia que…

  • … que pode desenhar uma caixa de delimitação num mapa e a ferramenta bbox de Norbert Renner retomará as coordenadas em vários formatos diferentes de OSM?
  • … há uma página wiki que lista os sites que estão a usar dados OSM sem a atribuição correta? A página também descreve os passos a seguir se descobrir exemplos de atribuição em falta.
  • … que o OpenHistoricalMap é construído por uma comunidade de mapeadores e historiadores que contribuem e mantêm dados sobre a história do mundo?
  • … que a Análise da Rede de Transportes Públicos (PTNA) fornece uma análise diária das linhas de transportes públicos mapeadas no OSM?

Outros assuntos “geo”

  • O Bored Panda mostrou-nos os seus mapas favoritos de Terrible Maps.
  • Recentemente, tem estado quente o suficiente para que Alexander Zipf nos lembre que um recurso de rota obscura está disponível para Heidelberg e Dresden na app meinGrün (tradução automática).
  • Burb (ˈbərb) v. o ato de andar de bicicleta em cada rua de um subúrbio num único passeio, uma variante do problema do carteiro chinês. Matt e Andy competiram com o otimizador de Jim para encontrar o caminho mais curto, arrombando Bellfield.
  • O último lançamento da Microsoft do Flight Simulator é mais uma vasta tomada de posição em relação ao Google Earth, fazendo-o parecer um jogo, mais do que uma simulação de voo. Keith Stuart descreve como o jogo apresenta uma representação quase teórica de todo o planeta, apresentando cidades geradas por IA, com base em dados do OpenStreetMap.
  • Antony Barja está entusiasmado com a nova compatibilidade do SLYR ArcMap da North Road com o QGIS. A nova ferramenta converte automaticamente documentos ArcMap MXD, MXT e PMF para projetos QGIS, arquivos Esri LYR para os seus equivalentes QGIS e bancos de dados Esri .style.
  • Laura Bliss escreve na Bloomberg sobre a isca de se perder num labirinto no tempo da pandemia, e inclui um link para o localizador global do labirinto. No OpenStreetMap, a etiqueta atração=maze é usado cerca de 800 vezes.

Próximos eventos

undefined undefined undefined undefined
Michigan Michigan Online Meetup 2020-08-08 USA
Taipei OSM x Wikidata #19 2020-08-10 taiwan
Hamburg Hamburger Mappertreffen 2020-08-11 germany
München Münchner Stammtisch 2020-08-12 germany
Berlin 146. Berlin-Brandenburg Stammtisch 2020-08-14 germany
Zürich 120. Mapping-Party/OSM Meetup Zurich 2020-08-15 switzerland
Cologne Bonn Airport 130. Bonner OSM-Stammtisch (Online) 2020-08-18 germany
Lüneburg Lüneburger Mappertreffen 2020-08-18 germany
Berlin 14. OSM-Berlin-Verkehrswendetreffen (Online) 2020-08-18 germany
Köln Köln Stammtisch ggf. ONLINE 2020-08-19 germany
Derby Derby pub meetup 2020-08-25 united kingdom
Düsseldorf Düsseldorfer OSM-Stammtisch 2020-08-26 germany
Kandy 2020 State of the Map Asia 2020-10-31-2020-11-01 sri lanka

Nota: Quer ver seu evento publicado aqui? Então adicione-o no calendário. Apenas os dados que forem inseridos lá aparecerão no weeklyOSM. Por favor, verifique as informações de seu evento através da pré-visualização pública, e corrija-a, e corrija-a se necessário.

Este semanalOSM foi produzido por MatthiasMatthias, Nordpfeil, NunoMASAzevedo, Rogehm, TheSwavu, derFred, lucaslasota, osmapman.