OSM semanal 527

18/08/2020-24/08/2020

lead picture

O “Monolisk” de Melbourne 1 apareceu no simulador de voo da Microsoft, após um erro de escrita no OSM e recebeu muita atenção dos média, esta semana | © MS Flight Simulator – picture by Twitter@alexandermuscat | data © OpenStreetMap contributors

Mapeamento

  • Depois das imagens de erro de mapeamento do edifício de Melbourne, Vitória, Austrália, que surgiram no Microsoft Flight Simulator, eis que surgem outros erros de mapeamento, agora em Portugal! A Estátua do Cristo Rei, em Almada, Portugal, foi mapeada como um moderno edifício de habitação com muitos andares! “É o velho mau hábito de classificar statues, fountains, piers, etc, como building=yes, refere Luís Forte num post no grupo OSM Portugal no Telegram.
  • O utilizador Vollis propõe (en) a nova etiqueta amenity=funeral_hall para permitir o mapeamento adequado de (partes de) edifícios dedicados a serviços funerários, que podem ou não ser religiosos, muitas vezes dentro de um cemitério ou ligados a um.
  • O utilizador Supaplex030 propõe (en) a etiqueta kerb=regular para distinguir explicitamente os passeios/curvas com altura padrão “normal” de kerb=raised. A votação está aberta até 2020-09-03.

Comunidade

  • Nirab Pudasaini criou muitos gráficos para analisar o conjunto de dados do OSM Twitter, que contém mais de 45.000 tweets. Nirab apresenta gráficos focados no OpenStreetMap, mas também resolve debruçar-se sobre sub-comunidades como o osm.fr, empresas OSM como a Mapbox e a Mapillary, comunidade OSM das Américas, a sub-comunidade de África, clusters focados no ensino-aprendizagem do OSM, clusters em torno de dados baseados em mapas, com foco em @qgis, e muito mais.
  • O utilizador Arjun escreveu um blogue (en) > pt sobre “Downloads de dados vetoriais para rodovias, parques nacionais e outras características comuns do OpenStreetMap para análise geoespacial”.
  • Os embaixadores regionais Chomba Chishala e Yusuf Suleiman escreveram (en) > pt sobre como os YouthMappers estão a contribuir para a agenda de 2030 para o desenvolvimento sustentável.
  • Christopher Beddow começou uma pesquisa (en) no Twitter sobre como as pessoas contribuem para o OSM, especificamente se utilizam o telemóvel como principal ou único meio de contribuição. Muitos utilizadores comentaram a edição do OSM no telemóvel, comparando-a à de um computador.
  • A Equipa de Operações OSM habilitou um novo servidor de base de dados secundário, uma vez totalmente testado, provavelmente tornar-se-á principal.
  • A newsletter de agosto do OpenStreetMap US foi publicada (en) > pt.
  • María Fernanda Peña Valencia partilhou (en) > pt a sua experiência como YouthMapper e encorajou outros estudantes a juntarem-se à rede.

Fundação OpenStreetMap

  • Que tipos de membros existem (en) > pt na Fundação OSM? Solicite uma assinatura grátis (en) > pt se mapeou, pelo menos, 42 dias no último ano.
  • Não atingiu a meta de 42 dias de mapeamento (en) > pt , mas contribuiu para o sucesso do OpenStreetMap? Então, também pode tornar-se um membro votante do OSMF, de graça. Neste formulário (en) > pt, pode especificar as atividades.
  • Embora mantendo as atividades em redes sociais proprietárias para serem visíveis nesses espaços, o membro do conselho da OSMF Tobias Knerr assegura (en) > pt que toda a participação efetiva na comunidade OSM continuará a ser possível através de canais gratuitos (meios gratuitos acessíveis através de software de código aberto e protocolos abertos, e não requerem uma conta num serviço de terceiros para se poder aceder).
  • O OSM US fez (en) > pt um pedido como um grupo local oficial da OSMF. Joost Schouppe pede (en) > pt, em nome do OSMF, para expressar opiniões na página wiki (en) > pt.
  • OSM Kosovo, ou Free Libre Open Source Software Kosova (FLOSSK) apresentou (en) > pt uma solicitação à OSMF, como um grupo local oficial. Mikel Maron, em nome da OSMF, pede (en) > pt a manifestação de opiniões até 7 de setembro.
  • Os OSM Buildings existem desde 2012. A Cesium solicitou o direito de utilização dos “Cesium OSM Buildings” e foi-lhe concedida pela OSMF. De acordo com o projecto, os OSM Buildings tinham manifestado preocupações e solicitado a oportunidade de esclarecer a situação. A OSMF publicou um comunicado de imprensa conjunto da OSMF e da Cesium sobre o produto “Cesium OSM Buildings”. Foi também anunciado que a Cesium é agora um patrocinador de prata da OSMF. A_OSM Buildings_ agora tem medo que o uso do nome do projeto pela Cesium tenha implicações para a continuidade do projeto.

Eventos

  • A convocatória de locais para o State of the Map Africa 2021 está aberta! Encontre todos os detalhes sobre o que é necessário e como submeter a sua proposta na página wiki (en) > pt. O prazo para a apresentação de propostas termina a 2020-10-20. O vencedor será conhecido no dia 2020-10-31.
  • FOSS4G Tokyo / KANSAI / Tokai (eventos regionais no Japão) foram anunciados (ja) > pt para se realizarem como um evento online conjunto, a FOSS4G 2020 Online, e iniciaram-se convites de sessão e de patrocinadores.
  • FOSS4G Hokkaido (ja) > en, um dos eventos regionais no Japão, será realizado online no dia 26 de setembro. As inscrições para a sessão já começaram.
  • A Nakaner (de) > pt foi convidada a apresentar o OpenStreetMap na feira Eurobike 2020 (de) > pt, já que quase todas as aplicações e dispositivos para ciclistas, hoje em dia, incluem dados OSM. A exposição (gratuita) (en) > pt será realizada online no dia 3 de setembro. A língua da conferência é o inglês.

OSM Humanitário

  • O HOT e a Escola GAL do Peru (en) > pt têm trabalhado juntos para apoiar (en) > pt os governos locais e peruano na resposta ao Covid-19, mapeando a região de Cusco e fornecendo ferramentas analíticas e experiência de peritos para fazer uso dos dados.

Educação

Mapas

  • O blogue de geografia francês decryptageo (fr) apresentava o ramo Tatsuo Mitsuchi do site da anvaka. Tatsuo Mitsuchi criou (en) um site onde a orientação da rede rodoviária de uma cidade é representada por cores diferentes.
  • Elana Levin Schtulberg cria belos desenhos colorindo (en) > pt regiões dos mapas da cidade em estilo “pintura por números”.
  • Thomas Froitzheim apresenta (de) > pt PhoneMaps, uma app para smartphone, fácil de usar, com mapas vetoriais OSM offline gratuitos de toda a Europa e roteiros melhorados com trilhos para bicicletas e caminhadas, assim como em bicicletas de montanha.
  • Supaplex continua a escrever (en) > pt a história do Mapeamento em Taiwan. Na área metropolitana de Hsinzhu em tempos houve um lugar quase vazio, em comparação com outra área de Taiwan, no OpenStreetMap. Infelizmente, a área estava na área do mapa Bing de baixa-resolução. Agora, a maior parte das lagoas na planície foi cartografada.

Dados abertos

  • A Mapillary anunciou (en) > pt que os dados extraídos da visão por computador estão agora disponíveis globalmente no OSM. Anteriormente, apenas sinais de trânsito estavam disponíveis no JOSM, e os dados de pontos além dos sinais de trânsito estavam disponíveis por solicitação no editor iD. Hoje em dia, os dados, incluindo faixas de peões, semáforos, estacionamento de bicicletas, e muitas outras categorias, estão disponíveis globalmente, graças às contribuições de imagens dos utilizadores da Mapillary.
  • O OpenAQ agrega (en) dados de sensores ambientais em todo o mundo. O sensor.community publica, numa abordagem similar (en) > pt, um guia para construir a sua própria estação de medição.

Software

  • A ferramenta utilizada em “Generation Streets”, um jogo disponível no steam, para gerar mundos 3D baseados no OpenStreetMap, é de código aberto. Rvtgen3d é a ferramenta de linha de comando e faz parte do conjunto de ferramentas rsgeotools, agora disponível no Github.

Você sabia que…

OSM na mídia

  • [1] A gralha ouvida em todo o mundo (nós cobrimos anteriormente) continua a ganhar cobertura da imprensa em inglês, francês, russo, italiano, chinês, japonês, norueguês, espanhol e alemão (não vamos insultar a sua inteligência, fornecendo links de tradução automática, mas temos a opinião (en) > pt de Ilya Zverev sobre o assunto). Noutras notícias, alguns cientistas acreditam que poderá haver áreas na bacia do Amazonas superior onde as notícias do erro tipográfico de Nathan Wright ainda não se espalharam!!!
  • Rebecca Firth explicou (it) > pt (vídeo em Inglês) como a equipa humanitária OpenStreetMap (HOT) está a utilizar software de código aberto para colocar mil milhões de pessoas no mapa, durante os próximos cinco anos.
  • Antônio Heleno Caldas Laranjeira escreveu sobre territórios ocultos pelo Google Maps.

Outros assuntos “geo”

  • O relatório Cloud GIS Market Status and Forecast apresenta (en) > pt o OpenStreetMap entre os atores mais significativos.
  • A Google atualizou (en) > pt o seu estilo de mapa com mais detalhes e cores.
  • David Pollack escreveu (en) > pt sobre “GPS e o futuro da navegação interior”.
  • Matt Parker publicou (en) um vídeo no YouTube sobre a sua tentativa de determinar se o terreno está incluído nas estimativas do tamanho do país e se isso afeta o ranking dos países montanhosos.
  • Peter Van Geit planeava (en) > pt passar seis meses, este ano, em caminhadas rápidas de 5000 km e explorar novas passagens através dos Himalaias indianos. Após o ataque pandémico, que frustrou os seus planos, começou um novo projeto – criar mapas detalhados de caminhadas da área.
  • O que acontece no nosso cérebro quando olhamos para um mapa e fazemos linhas quadriculadas que nos ajudam a orientar? A equipa liderada pelo Prof. Dr. Frank Dickmann, da Universidade Ruhr de Bochum, na Alemanha, investigou (de) > pt estas questões.
  • Robert Murrah investiga (en) > pt os motivos pelos quais os mapas são importantes na nossa resposta à pandemia de Covid-19.

Próximos eventos

undefined undefined undefined undefined
Londrez Missing Maps London Mapathon 2020-09-01 united kingdom
Salt Lake City / Virtual OpenStreetMap Utah Map Night 2020-09-01 united states
Stuttgart Stuttgarter Stammtisch 2020-09-02 germany
San José South Bay Civic Hack & Map Night 2020-09-03 united states
Taipei OSM x Wikidata #20 2020-09-07 taiwan
Lyon Rencontre mensuelle 2020-09-08 france
Berlin 147. Berlin-Brandenburg Stammtisch 2020-09-10 germany
München Münchner Treffen 2020-09-10 germany
Zürich 121. OSM Meetup Zurich 2020-09-11 switzerland
Leoben Stammtisch Obersteiermark 2020-09-12 austria
Ashurst Trek View New Forest Pano Party 2020-09-13 united kingdom
Lüneburg Lüneburger Mappertreffen 2020-09-15 germany
Salt Lake City / Virtual OpenStreetMap Utah Map Night 2020-09-15 united states
Kandy 2020 State of the Map Asia 2020-10-31-2020-11-01 sri lanka

Nota: Quer ver seu evento publicado aqui? Então adicione-o no calendário. Apenas os dados que forem inseridos lá aparecerão no weeklyOSM. Por favor, verifique as informações de seu evento através da pré-visualização pública, e corrija-a, e corrija-a se necessário.

Este semanalOSM foi produzido por MatthiasMatthias, Nordpfeil, NunoMASAzevedo, Rogehm, TheSwavu, derFred, lucaslasota.

3 thoughts on “OSM semanal 527

  1. disse:

    Tobias Knerr, wie ich, bevorzugt open communication channels.
    Da oben rechts steht so schön: Follow us on Twitter,
    nicht an erster stelle, nein, als einziger Weg.
    Es gibt
    @openstreetmap@en.osm.town – Mirrored from Twitter user@openstreetmap
    Lieder noch nicht für @weeklyOSM ?
    Gerne auch für alle anderen OSM-Twitter Accounts

Comments are closed.