OSM semanal 530

08/09/2020-14/09/2020

lead picture

Quero trabalhar com dados OSM! – Que ferramentas necessito? 1 | © HeiGIT gGmbH

Mapeamento

  • Michał Brzozowski pede (en) > pt, no OSM-talk, alguns exemplos de bom mapeamento pago. Ele tem recebido muitas respostas de mapeadores que partilham as suas experiências e opiniões.
  • O Crowd2Map Tanzânia organizou (en) > pt e hospedou sessões de treino para Capítulos YouthMappers no Instituto de Planeamento de Desenvolvimento Rural – Dodoma (IRDP) e na Universidade de Dodoma (UDOM) sobre dados geoespaciais abertos e software geoespacial de código aberto.
  • “Ça reste ouvert”, o original francês para “Staying open” fecha (fr) > pt a 30 de setembro de 2020 as suas portas, com a satisfação do trabalho realizado pela equipe e a certeza de ter contribuído para o panorama mais alargado.
  • fanfouer publicou (en) uma proposta muito detalhada com fotos e exemplos para fazer três novas etiquetas aprovadas para descrever bombas usadas para qualquer atividade relacionada apenas com líquidos. Comentários (en) são bem vindos.
  • O utilizador Fanfouer‘s propõe (en) > pt a nova etiqueta man_made=utility_pole e pede comentários sobre a mesma. A proposta (en) visa rever e completar man_made=utility_pole com o utility=* para postes destinados a outras atividades que não a transmissão e distribuição de energia.

Comunidade

  • O contribuidor apm-wa publicou (en) > pt um registo diário sobre a sua nova configuração de câmaras para as imagens Mapillary e as recentes decisões do Conselho da OSMF sobre o financiamento do desenvolvimento de editores OSM (nomeadamente iD, Potlatch e StreetComplete) e a contratação de um engenheiro de fiabilidade de sistemas a tempo inteiro.
  • Branko Kokanovic criou (en) > pt um servidor de quadriculas baseado em Mapnik onde os nomes são internacionais. Recuperou os nomes da Wikidata e da Wikipedia. O projeto está disponível (en) no GitLab.
  • Florian Lainez propõe (fr) > pt ter um boletim informativo da Associação OSM-Fr que inclua notícias da própria associação, como comunicações ou decisões da direção, atualizações gerais do OSM e notícias sobre o projeto do mês (fr) > pt.

Importação de dados

  • O Sous-surveillance.net foi criado há 7 anos e armazenou na sua base de dados cerca de 20 000 câmaras, a maioria localizadas em França e na Bélgica. O OSM inclui cerca de 80 000 câmaras em todo o mundo. Após uma importação de teste bem sucedida, em março de 2020, na cidade de Bruxelas, em setembro de 2020 foi concedida a autorização para importar (en) o conjunto completo de dados para o OSM.

Fundação OpenStreetMap

  • A OSMF anunciou (en) > pt que a sua 14ª Assembleia Geral Anual será realizada online no dia 12 de dezembro. Mais detalhes estarão disponíveis em breve numa página wiki (en) > pt dedicada a este assunto.

Eventos

  • No domingo, 4 de outubro de 2020, 25 castelos suíços convidam (en) > pt para o 5.º Dia Nacional dos Castelos. A associação Wikimedia CH e a associação suíça OpenStreetMap (SOSM) complementarão (en) > pt o evento com um “Burgentag” suíço. Pedem o mapeamento de locais de ruínas de castelos e iniciam um desafio fotográfico para carregar fotos de castelos, que faltam no Wikimedia Commons.

OSM Humanitário

  • A Disaster Map Foundation, uma organização não governamental com sede em Jacarta, lançou (en) > pt o “MapaKalamidad.ph“, uma plataforma de relatórios de inundações, baseada na web, para ajudar as autoridades a reunir informações que salvam vidas durante calamidades nas Filipinas. O projeto foi feito em parceria com a Autoridade da Defesa Civil (OCD), Conselho Nacional de Redução e Gestão de Risco de Desastres, Centro de Desastres do Pacífico e a Equipa Humanitária OpenStreetMap.
  • O HOT’s 2020 Summit (en) será realizado online. Será realizada virtualmente em vários fusos horários no dia 4 de dezembro, em conjunto com a conferência Understanding Risk. O tema é “10 Anos de HOT: O Passado, Presente e Futuro do Mapeamento Humanitário”. Atualmente, estão a ser aceites (en) > pt propostas para as sessões.
  • Eugene Chong escreveu (en) > pt um post no blogue intitulado “Como o OpenStreetMap pode ser utilizado para rastrear os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU?”.
  • O repórter da Flip Science, Mikael Angelo Francisco, deu-nos (en) > pt um relato, em primeira mão, da sua participação num mapathon de Missing Maps para mapear aldeias na Nigéria.
  • Mikel Maron escreveu (en) > pt um artigo intitulado “Temporada de tufões no Japão”: Mapa de Crise e OpenStreetMap” .
  • A Thomson Reuters Foundation News cobriu (en) > pt o trabalho da comunidade de mapeamento humanitário para apoiar as respostas ao Covid-19 em comunidades de todo o mundo.

Educação

  • Stratofortress explica (en) > pt, nas suas instruções, como criar mapas estilizados personalizados, utilizando o OpenStreetMap.

Mapas

  • Alguma vez pensou “Gee I wonder if you took #OpenStreetMap data for North America, and coloured the image based on the distance to the nearest building?” (“Caramba, eu me pergunto já coletou os dados do #OpenStreetMap para a América do Norte e coloriu a imagem com base na distância até o prédio mais próximo?”). Se sim, a Rory McCann mostra-lhe (en) > pt os resultados.
  • Omri Wallach apresenta (en) > pt um mapeamento 3D, que mostra os maiores centros de densidade populacional do mundo.
  • Já pensou na distribuição de sufixos de rua, como ruas, avenidas e outras estradas numa cidade? A Lansingografia dá-nos (en) > pt alguns exemplos em Lansing.

Dados abertos

  • Você já se perguntou o que é GTFS e como utilizá-lo para completar o OpenStreetMap? Noémie Lehuby, da Jungle Bus, publicou (fr) > en um longo blogue que explica o formato, os passos a seguir e as ferramentas que podem ser usadas para mapear rotas de transporte público e paragens no OpenStreetMap, a partir de um conjunto de dados aberto em GTFS.

Software

  • [1] Marcel Reinmuth do HeiGIT, em Heidelberg, chama a atenção (en) > pt, num post do blogue, para uma árvore de decisões que nos pode ajudar a escolher as várias ferramentas de ohsome para atender às suas necessidades. Também pode ser descarregado (en) como .pdf.
  • JOSM está agora também disponível em Farsi (en) > pt (língua falada no Irão e noutros lugares).
  • Este ano, o Nominatim celebra o seu 11.º aniversário. No dia 11 de novembro de 2009, a página inicial do OpenStreetMap (OSM) usou o Nominatim como principal motor de busca pela primeira vez. Desde então, o OSM cresceu enormemente e com ele a necessidade de um geocoder baseado em dados do OSM. Apenas os servidores Nominatim do OSM agora atendem a mais de 30 milhões de consultas por dia. Leia (en) > pt mais sobre o presente e o futuro do Nominatim.

Programação

  • Paul Norman explicou (en) > pt, na lista de discussão do Dev, que a atualização do Ironbelly, o servidor primário do site planet server, para o Ubuntu 20.04 revelou um bug no software que gera uma limpeza semanal do server. Ele também descreveu as várias ações tomadas para corrigir o problema.
  • Stefa apelou (en) > pt a todos os autores de plugins JOSM para seguirem e transformarem todos ícones dos seus plugins JOSM para svg (ou reutilizar ícones JOSM core, se for adequado).

Releases

Você sabia que…

  • … a Ferramenta de Acessibilidade Geoaberta interativa (GOAT) (en) > pt? A ferramenta permite analisar, dinamicamente, a acessibilidade a pé e de bicicleta para diferentes destinos (por exemplo, supermercados, escolas).
  • … que cada utilizador receba um blogue no OpenStreetMap? Vá em frente e escreva o seu primeiro post no blogue!
  • … a atualização de Pascal Neis sobre Tendências e Mudanças?
  • … a wiki de viagens de bicicleta? Aqui encontrará (de) > pt referências a mapas e planeadores de rotas, mas também a tudo o resto que seja de interesse para os ciclistas.

OSM na mídia

  • O blogue GeoSpatial World mostra (en) > pt que interessantes descobertas podem ser feitas durante passeios pela cidade (própria ou estrangeira). O OsmAnd (en) > pt suporta a navegação, se necessário com mapas descarregados para uso offline.
  • Os pesquisadores do Instituto de Tecnologia Technion – Israel desenvolveram (en) > pt um sistema inovador de mapeamento para peões cegos. O estudo (en) > pt examinou a possibilidade de usar o OpenStreetMap para mapear dados espaciais relevantes para peões cegos, enquanto calculava rotas de caminhada otimizadas.
  • O diretor da Rambler’s Scotland (Ramblers é a maior organização de hillwalking na Grã-Bretanha, ~100 anos com ~120k+ membros) diz que o OSM “tem o mapa público mais completo dos caminhos da Escócia (en) que está disponível atualmente” .

Outros assuntos “geo”

  • Grant Slater apresenta (en) > pt, finalmente, um RTK / NTRIP Broadcaster, em Londres.
  • As Nações Unidas decidiram estabelecer (de) > pt o novo Centro Geodésico Global de Excelência da ONU – GGCE na cidade de Bona, na Alemanha.
  • A empresa de software Disy Informationssysteme GmbH, baseada em Karlsruhe, apresenta (de) > pt a nova versão da análise de dados, relatórios e plataforma GIS “Cadenza”. A extensão das funcionalidades de análise, com o fornecimento de uma função de rotas integrada e a busca POI, são duas das inovações essenciais.
  • Matt Burgess apresentou (en) > pt as melhores alternativas de privacidade ao Google Maps, que é sem dúvida o serviço de mapeamento mais fácil de utilizar. Mas isso não significa que seja o mais seguro!
  • A empresa de observação da Terra 4 Earth Intelligence (4EI) (en) publicou (en) > pt pacotes informativos que fornecem uma visão geral dos países em seis camadas (demografia, cobertura terrestre, pontos de interesse, grandes eventos, transporte e índice de riqueza). O Country Intelligence Data Suite, derivado de imagens de satélite e outros recursos como o Banco Mundial, OpenStreetMap, dados de censos e arquivos históricos, foi criado para apoiar a análise económica, a elaboração de políticas e a elaboração de relatórios sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS (en) > pt. As informações são fornecidas como uma mistura de características de ponto, linha e polígono e são adequadas para uso em software de mapeamento de computador ou sistemas de informação geográfica (GIS).

Próximos eventos

undefined undefined undefined undefined
Kabul / Online Why OSM and how to Contribute into it on Software Freedom Day 2020 2020-09-18 afghanistan
Nottingham Nottingham pub meetup 2020-09-22 united kingdom
Bratislava Missing Maps Mapathon Bratislava #9 2020-09-24 slovakia
München TUM – Mapping Party 2020-09-24 germany
Alice HOT Working Groups 101 Community Webinar 2020-09-25 united kingdom
Düsseldorf Düsseldorfer OSM-Stammtisch 2020-09-25 germany
Helsinki State of the Map Suomi 2020 2020-09-26 finland
Salt Lake City / Virtual OpenStreetMap Utah Map Night 2020-09-29 united states
Zürich Missing Maps Mapathon Zürich 2020-09-30 switzerland
Ulm + virtuell Covid-19-Mapathon 2020-10-01 germany
San José Civic Hack & Map Night 2020-10-01 united states
Taipei OSM x Wikidata #21 2020-10-05 taiwan
Londrez Missing Maps London Mapathon 2020-10-06 united kingdom
Stuttgart Stuttgarter Stammtisch 2020-10-07 germany
Berlin 148. Berlin-Brandenburg Stammtisch 2020-10-09 germany
Alice 2020 Pista ng Mapa 2020-11-13-2020-11-27 philippines
Alice FOSS4G SotM Oceania 2020 2020-11-20 oceania

Nota: Quer ver seu evento publicado aqui? Então adicione-o no calendário. Apenas os dados que forem inseridos lá aparecerão no weeklyOSM. Por favor, verifique as informações de seu evento através da pré-visualização pública, e corrija-a, e corrija-a se necessário.

Este semanalOSM foi produzido por MichaelFS, Nordpfeil, NunoMASAzevedo, Rogehm, derFred, lucaslasota.

One thought on “OSM semanal 530

Comments are closed.