OSM semanal 537

27/10/2020-02/11/2020

lead picture

Daily updated corona incidences per county 1 | © netgis.de | map data © OpenStreetMap contributors | © RKI, DIVI Intensivregister, BKG, LVermGeo Rlp 2020

Mapeamento

  • O TheFive relata que o Semanário OSM frequentemente recebe mensagens alertando-nos sobre erros no mapa. Numa pequena publicação no blogue, ele indica (de) > en quais as notas e incentiva as pessoas a participarem.
  • Yuu Hayashi, que publicou uma resenha de um esquema para mapeamento de rotas de caminhos históricos japoneses, perguntando como editar um projeto de mapeamento de longo prazo com vários membros, melhor do que atualizar o progresso do mapeamento na Wiki OSM. Também pergunta como decidir sobre um esquema para mapear uma série de recursos, melhor do que o processo de proposta de etiquetas.
  • O utilizador Vollis propôs a etiqueta amenity=chapel_of_restpara indicar uma divisão de um edifício, na qual familiares e amigos se podem despedir de alguém que faleceu, antes do seu funeral. Esta proposta está em votação até dia 18-11-2020.
  • Privatemajory, Luke propôs a etiqueta electricity=grid, generator, yes, no para indicar a fonte de eletricidade utilizada numa habitação, num edifício comum ou num povoado. Após um curto período de votação (29-30 OCT), a votação foi interrompida devido a um erro formal e a proposta está novamente no estado de RFC e aberta para comentários.

Comunidade

  • A equipa MapRoulette indicou no Twitter, que a caixa de utilizador da MapRoulette pode ser adicionada às páginas de perfil do utilizador da wiki do openstreetmap?
  • O vídeo “4 ferramentas para começar com OpenStreetMap”, do Captain Mustache, está agora disponível sob uma licença Creative Commons BY gratuita na instância PeerTube OpenStreetMap ](https://peertube.openstreetmap.fr) France (fr) (fr).Noutro vídeo, ele responde à questão: OpenStreetMap? O que é? (fr)
  • DeBigCs examinou a queixa que refere que as áreas mais pobres dos arredores de Dublin estão mapeadas de forma mais incompleta em relação às áreas mais ricas e as razões para tal.
  • Jennings Anderson escreveu no seu blogue sobre OSMUS Community Chronicles e a exploração de crescimento e padrões de mapeamento temporal na América do Norte.
  • Nuno Caldeira está empenhado na correta atribuição de mapas com base no OSM e criticou muitas vezes a Mapbox sobre a função de atribuição incorreta no seu serviço de mapas. Desta vez, ele não poupa elogios ao cliente do Mapbox Flickr, que conseguiu usar a atribuição correta, mesmo no menor mapa. Portanto, o tamanho pequeno parece ser uma desculpa esfarrapada e pode-se adicionar claramente uma atribuição visível em qualquer mapa.
  • OpenStreetMap US publicou a sua newsletter de novembro de 2020.

Fundação OpenStreetMap

  • Aqui pode encontrar as principais datas para a próxima Reunião Geral Anual da OSMF de 2020 a 2020-12-12.
  • mikelmaron gostaria de revitalizar a diversidade e inclusão na Fundação OSM com os seus posts no blogue e pede a todos os membros menos representados que não sejam tímidos e que o contactem.

Notícias de capítulos locais

  • FLOSSK, o capítulo local do OSM Kosovo assinou um Memorando de Cooperação com a Fundação LUMBARDHI. Esta cooperação servirá para o intercâmbio de conhecimentos, capacidades e recursos para a digitalização, assim como o fornecimento de materiais e publicações para uso gratuito do público. FLOSSK e Lumbardhi irão cooperar na digitalização do Jornal Zëri, do jornal TAN, na conclusão do arquivo digital do Jornal Rilindja, bem como das revistas Jeta e Re, Përparimi e Çevren, que também serão de acesso livre ao público.
  • Maggie Cawley, Martijn van Exel, Steven Johnson debruçam-se sobre o programa OpenStreetMap US Charter Project.
  • O blogue OpenStreetMap França descreve (fr) > en um portal cartográfico inicialmente desenvolvido pela Associação OSM Camarões. Este verdadeiro demonstrador e visualizador interativo / Download de dados OSM … OSMdata permite visualizar diferentes camadas temáticas OSM definidas por Jean Louis Zimmermann e agrupadas em 16 camadas geotemáticas. O código de código aberto está no Github.

Eventos

  • Como parte da Semana do Património Nacional na Irlanda, a comunidade OSM decidiu concentrar-se na cidade histórica de Clonmel. O primeiro passo foi mapear rapidamente a partir de imagens de satélite; Para complementar detalhes, foi capturado um _stream da mapillary, cumprindo as normas de segurança para o Corona vírus, com máscara de dentro de um carro, onde uma câmara foi fixada na janela para que se pudessem capturar os dois lados da estrada.

OSM Humanitário

  • Russell Deffner do HOT pede ajuda para mapear Izmir, na Turquia. A 30 de outubro, um terremoto de magnitude 7,0 atingiu a região que abrange o sul / sudeste da Grécia e o oeste da Turquia, com epicentro na cidade de Izmir, com cerca de 4 milhões de habitantes.

Mapas

  • Sven Geggus tem problemas com a etiqueta de capacidade no OpenCampingMap, escreveu um post no blogue sobre o tema e tenta dialogar com a comunidade na lista de discussão de tags para esclarecer “o significado da etiqueta de capacidade para tourism=camp_site“.
  • AcquaMAT é um novo projeto que recolhe e mostra locais com água potável, com o objetivo de encorajar a utilização de água pública, reduzindo-se o consumo de garrafas de água de plástico.
  • O mapa da Alemanha por sven_s8 do NETGIS, em Trier visualiza as incidências do corona-vírus, atualizadas diariamente, bem como a situação das camas hospitalares (Registo de Cuidados Intensivos DIVI)r) nos respetivos distritos ou cidades independentes. Ele usa e combina várias interfaces de dados abertos e, claro, o OpenStreetMap. Os dados OSM são importados por meio de um mapa do Instituto Federal de Cartografia e Geodésia. A aplicação usa o UMN Mapserver e PostgreSQL / Postgis no backend.

switch2OSM

  • O Deutsche Bahn atualizou (de) > en o seu portal informativo sobre projetos de construção ativos e futuros. A página inicial mostra um mapa baseado em OSM, no qual se pode ver a localização de todos os projetos.

Software

  • JOSM atingiu o ticket #20000 relativo ao seu rastreador de problemas. O problema, um bug no plugin da Wikipedia, foi corrigido algumas horas depois.
  • Mail.ru vendeu o MAPS.ME à Daegu Limited por 1557 milhões de RUB. Eles adquiriram a aplicação móvel e os seus serviços em 2014 por 542 milhões de RUB. A app foi instalada mais de 140 milhões de vezes e tem 10 milhões de utilizadores ativos.
  • Uma nova versão 0.5 do mod_tile, a clássica pilha de quadriculas raster do OpenStreetMap, foi lançada por Felix Delattre do Centro Alemão de Pesquisa das Geociências (German Research Centre for Geosciences (GFZ)). Disponibilizaram este software em pacote e incluíram-no como libapache2-mod-tile e renderizam-no no Debian para que ele automaticamente faça parte dos próximos lançamentos do Debian e do Ubuntu, e agora eles estão a pedir ajuda com os testes.

Releases

  • Quincy Morgan noticiou a atualização para iD v2.19.4 (#2931).
  • Tobias Zwick comparou os tempos de download do StreetComplete antes e depois de retrabalhar o download para usar exclusivamente a API OSM, em vez de Consultas Overpass individuais neste gráfico.Entre outros, o utilizador mmd comentou no OSM Slack que tempos de download reduzidos semelhantes podem ter sido alcançados através das melhorias de desempenho que ele desenvolveu para o Overpass já há um ano, mas que ainda não foram fundidas.

    As alterações já foram lançadas na versão StreetComplete v26.0-beta1.

Você sabia que…

OSM na mídia

  • O The Times da Índia noticiou que a comunidade OpenStreetMap do Kerala criou mapas geoespaciais de dados abertos de todos os órgãos locais no estado, totalizando mais de 1200.

Outros assuntos “geo”

  • O Open Geospatial Consortium (OGC) adotou um novo padrão internacional, que abre caminho a um formato comum para a descrição cartográfica.
  • Se o mundo fosse uma caixa de música, isto é como soaria.
  • Marios Kyriakou criou um vídeo no YouTube que revela todo o changelog do QGIS 3.16 (Hannover). Há muito para mostrar nesses 12 minutos e é incrivelmente rápido de se ver.
    Se preferir uma visão mais lenta, também pode assistir a este screencast em espanhol feito por Patricio Soriano da Asociación Geoinnova e QGIS.es. Neste vídeo, os primeiros 15 minutos são de introdução e instalação.
  • A versão 4 da Quantarctica destina-se a oferecer uma cobertura de tema expandida e conjuntos de dados mais recentes, possivelmente com mais recursos. Portanto, é necessária ajuda para identificar os requisitos da comunidade. O questionário leva no máximo 10 minutos a preencher e será muito útil para desenvolver a próxima versão do Quantarctica.

Próximos eventos

undefined undefined undefined undefined
Online State of the Map Japan 2020 Online 2020-11-07 japan
Taipei OSM x Wikidata #22 2020-11-09 taiwan
Salt Lake City / Virtual OpenStreetMap Utah Map Night 2020-11-10 united states
Munich Münchner Stammtisch 2020-11-11 germany
Zürich 123. OSM Meetup Zurich 2020-11-11 switzerland
Berlin 149. Berlin-Brandenburg Stammtisch (Online) 2020-11-12 germany
Online 2020 Pista ng Mapa 2020-11-13-2020-11-27 philippines
Cologne Bonn Airport 133. Bonner OSM-Stammtisch (Online) 2020-11-17 germany
Berlin OSM-Verkehrswende #17 (Online) 2020-11-17 germany
Köln Köln Stammtisch ONLINE 2020-11-18 germany
Online FOSS4G SotM Oceania 2020 2020-11-20 oceania
Derby Derby pub meetup 2020-11-24 united kingdom
Salt Lake City / Virtual OpenStreetMap Utah Map Night 2020-11-24 united states
Düsseldorf Düsseldorfer OSM-Stammtisch [2] 2020-11-25 germany
Taipei OSM x Wikidata #23 2020-11-07 taiwan

Nota: Quer ver seu evento publicado aqui? Então adicione-o no calendário. Apenas os dados que forem inseridos lá aparecerão no weeklyOSM. Por favor, verifique as informações de seu evento através da pré-visualização pública, e corrija-a, e corrija-a se necessário.

Este semanalOSM foi produzido por Nordpfeil, Rogehm, derFred, lucaslasota.

3 thoughts on “OSM semanal 537

Comments are closed.