OSM semanal 551

02/02/2021-08/02/2021

lead picture

Mapa de Vacinação do Ministério da Saúde do Peru 1 | © Ministério da Saúde, Peru | map data © OpenStreetMap contributors

Sobre nós

  • Dentro de alguns dias (algures a 27-28 de fevereiro), o conjunto de 100.000.000 de alterações será publicado no OpenStreetMap. Aqui, nós temos uma ferramenta de contagem para si. Na próxima edição traremos uma nova projeção para si. Os editores semanais gostariam de começar um pequeno desafio. O objetivo é que o mapeador de 100.000.000 CS entre em contato connosco (através de todos os canais conhecidos). Depois, prometemos realizar uma pequena entrevista com este utilizador, que será publicada, ou que ele ou ela será mencionado no Semanário OSM. Além disso, um belo presente surpresa da GEOFABRIK poderá ser ganho, um mapa grande, desenhado individualmente a partir dos arredores do vencedor ou de todo o mundo, possivelmente com o nosso apoio. Boa sorte!

Mapeamento

  • Uma antiga proposta (en) foi reavivada (en) > pt para etiquetar corredores, que são estreitos e muito íngremes, em terreno montanhoso. Estes são particularmente interessantes para os esquiadores e montanhistas que os consideram como características altamente distintas, como se pode ver por vários comentários na lista de correio de etiquetagem.
  • Foi feita uma proposta (en) para o valor de landuse=shrubs. Esta etiqueta seria usada em áreas com construções, preenchidas com arbustos onde não se pode aplicar barrier=hedge. Uma etiqueta obviamente feita para os Knights who say “Ni”.
  • O utilizador do Reddit u/Buster452 escreveu (en) > pt sobre a importância de mapear estradas sem saída no OpenStreetMap. Nas suas palavras, “É passar conhecimento para alguém no solo para que ele possa tomar uma decisão de navegação se deve ou não percorrer essa estrada”.
  • Florian Lainez (utilizador overflorian) ficou entusiasmado (en) > pt e fez uma grande edição sem pré-anunciá-la. A substituição da tag diplomatic=consulate_general por consulate=consulate_general é amplamente aceite, mas, como sempre, as políticas devem ser seguidas. Consequentemente, a edição foi revertida (en) > pt e Florian pediu desculpas.
  • A etiqueta healthcare=sample_collection foi proposta para “local ou instalação dedicada aos cuidados de saúde onde são obtidas ou recolhidas amostras de sangue/urina/etc, com o objetivo de as analisar para o diagnóstico dos cuidados de saúde”. A votação da proposta (en) está aberta até 16 de fevereiro.
  • Flo Edelmann está a pedir feedback (en) sobre a etiqueta takeaway:own_dishes=*, que especifica se um restaurante takeaway aceita que o cliente leve embalagens ou pratos próprios para reduzir o desperdício de embalagens.
  • A proposta de alteração das regras de contagem de votos (en) foi aceite (en) > pt.

Comunidade

  • O utilizador lectrician1 salientou (en) > pt que tinham aberto dois bilhetes de emissão para o website principal OpenStreetMap.org. Ambas as alterações propostas dizem respeito à área de cabeçalho. A primeira proposta é adicionar um link para a wiki (en) > pt, enquanto a segunda é mover o botão “exportar” para o painel de ferramentas do lado direito (en) > pt.
  • Mateusz Konieczny propõe (en) > pt a execução de uma edição automatizada de bot que removerá parâmetros de rastreamento de URLs contidas em tags OSM como website=. As próprias URLs serão preservadas, e casos duvidosos serão sinalizados para revisão manual.
  • Frederik Ramm pede (en) > pt auto-moderação na lista de discussão de Tagging, para evitar coisas como “repetição dos próprios argumentos”, “repetição dos argumentos de outra pessoa em palavras diferentes”, “respostas rápidas”, “confundir a lista com uma plataforma de votação” ou “querer comentar tudo”, entre outros.
  • O OpenCage Geocoder tweetou (en) um pequeno tópico de destaques de mais de 5 anos de entrevistas OpenStreetMap com comunidades em todo o mundo.
  • O utilizador SomeoneElse descreve (en) > pt, com detalhe, como adicionar um recurso ao OpenStreetMap Community Index, um projeto que lista recursos relacionados com o OSM (opções de reuniões presenciais e virtuais, listas de discussão, chats…) ao redor do mundo.

Fundação OpenStreetMap

  • Os resultados do Inquérito Comunitário OSMF 2021 serão publicados à medida que os resultados estiverem disponíveis, começando com estatísticas resumidas básicas e depois com detalhes adicionais, à medida que a análise continuar. Os dados em bruto serão publicados, depois de se proceder ao anonimato dos mesmos, para que qualquer pessoa interessada possa analisá-los.
    • A partir de 9 de fevereiro, foram solicitadas 4460 fichas, com 3808 respostas totais e 2664 respostas completas recebidas. Com base nos dados demográficos em respostas completas, 8,08% são mulheres, 89,45% são homens, 1,37% são não-binários, e 1,1% são outros. Esperamos publicar um resumo estatístico inicial a partir de 15 de fevereiro.
  • No seu Diário OSM, Nicholas Chavent faz algumas sugestões (en) > pt sobre como a OSMF e os capítulos locais podem lidar com o pagamento de alguns serviços.
  • OpenCage e OSMF anunciam (en) > pt que o primeiro é agora um membro corporativo de nível Prata. O comunicado de imprensa conjunto descreve o serviço de geocodificação do OpenCage que utiliza dados do OSM.

Notícias de capítulos locais

  • Rory McCann (Conselho da OSMF) pediu a opinião à comunidade OSM do Japão (ja) (en) > pt e aos membros da OSMF (ja) (en) > pt sobre a candidatura (en) > pt da Fundação OpenStreetMap Japão para se tornar um capítulo local oficial da OSMF. Por favor, envie as suas perguntas, comentários ou preocupações até 16 de fevereiro de 2021.
  • O OpenStreetMap Bélgica entrevistou (en) > pt o Mapeador do Mês de fevereiro, Lhennen.

OSM Humanitário

  • Benjamin Herfort, da Universidade de Heidelberg, relata (en) > pt sobre indicadores globais de mapeamento, relacionados com o Gerenciador de Tarefas HOT. Na análise de um Post de Blogue (en) > pt vamos ver a progressão desde 2012, seguida de um declínio desde 2017. O autor observa que associar todas essas tarefas ao mapeamento humanitário é, portanto, uma definição simplificada que deve ser tomada com um grão de areia.
  • Bo Percival (user bo_hot) partilha (en) > pt uma chamada para voluntários (en) > pt para uma experiência para testar a eficiência e eficácia da assistência à IA no mapeamento remoto de edifícios. A experiência é organizada pela HOT em parceria com a NESTA Collective Intelligence Grants e a Cruz Vermelha dos Países Baixos. A convocatória de voluntários está aberta até 20 de fevereiro.
  • Os Resilience Mappers, do Uganda, ganharam (en) > pt uma micro-subvenção de 5.000 dólares americanos para permitir o envolvimento e participação da comunidade na HOT Summit 2021.

Educação

  • Rory partilhou um tutorial em vídeo (en) sobre como criar facilmente predefinições de tags com um clique em JOSM

Mapas

  • [1] O Ministério da Saúde do Peru criou um “Mapa de Vacinação” baseado no OpenStreetMap. Os totais, a primeira e segunda vacinação e os valores regionais são discriminados por região, província e distrito. Os centros de vacinação estão também localizados no mapa com muita informação e podem ser acedidos através do mapa.

Software

  • O GIScience News Blog apresenta (en) > pt uma nova ferramenta baseada em Ohsome. Os resultados preliminares apresentados no site do Ohsome Quality analysT (OQT) (en) são sobre a exaustividade do mapeamento numa região (ou seja, baixo nível de construção vs população, densidade de pontos de interesse, etc.).

Programação

  • PierZen propõe (en) > pt, no seu diário OSM, uma solução virtualizada / leve do Sistema Operativo Ubuntu 20.04 no Windows 10 com o novo subsistema Windows WSL2 para Linux. Isto permite utilizar qualquer script Linux num contexto de desenvolvimento.

Você sabia que…

  • … o osm2pgsql (en), que converte dados OSM para a importação em bancos de dados PostgreSQL?

OSM na mídia

  • Os meios de comunicação social de língua russa e ucraniana da Radio Free Europe (en) > pt, financiada pelo governo dos EUA (Крим.Реалії (ru) en > pt e Radio Svoboda (ru) en) > pt estão a noticiar que os Ukrainian Railways (Linhas de ferro ucranianas (en) se opõem à representação das fronteiras da Crimeia no OpenStreetMap.
  • Em San Juan, na Argentina, será implementado um novo sistema de transportes públicos e, embora não seja muito antes do seu lançamento, ainda não foram publicados mapas claros das rotas. Para entender a nova rede, Guillermo Maldonado carregou-os no Openstreetmap e criou um uMap com as rotas que foi bem recebido pelos vizinhos. Ele foi entrevistado pelos média locais 1 2.
  • O Deccan Herald traça o perfil (en) > pt de Ramya Ragupathy, que trabalha em análises para a equipa humanitária OpenStreetMap (HOT), a fim de mostrar o que está envolvido no papel multidisciplinar de um cientista de dados.
  • O Inverness Courier informa sobre mapeadores voluntários no Reino Unido que estão a acrescentar edifícios (en) > pt sobre o OpenStreetMap na Tanzânia, como parte de uma iniciativa Crowd2Map para combater a mutilação genital feminina.

Outros assuntos “geo”

  • A Google começou (en) > pt a lançar uma nova versão do Google Maps em janeiro de 2021, com detalhes orientados para peões, tais como passadeiras e caminhos pedestres. Para isso, a Google está a utilizar um sistema automatizado, analisando imagens de satélite e o StreetView.
  • O Pocketnavigation (de) > pt relata as alterações de perfis no portal web de passeios Outdooractive e na app para smartphones, que agora mostram as rotas bloqueadas e fechadas.
  • O Escritório Federal Suíço de Topografia, swisstopo, concluiu de> en o processo de sete anos de revisão dos mapas oficiais para usar a cartografia digital.

Próximos eventos

Onde O quê? Online Data País
OSMF Survey 2021 osmcalpic 2021-01-25 – 2021-02-14
Gülşehir merkez Rıdvan Özdemir osmcalpic 2021-02-10 – 2023-02-10 flag
Jóvenes Mapeadores Universidad de Panamá: Día de Carnaval Virtual 2021 Mapathon osmcalpic 2021-02-13
OSMPH Wiki pages edit-a-thon osmcalpic 2021-02-13
OpenStreetMap Ghana: Mapping Accra Mapathon osmcalpic 2021-02-13
Missing Maps CartONG Mapathon osmcalpic 2021-02-15
Missing Maps American Red Cross Poland Mapathon osmcalpic 2021-02-15
Youth Innovation Lab: Learning OpenStreetMap Training and Mapathon osmcalpic 2021-02-16
Lyon Rencontre mensuelle (virtuelle) Lyon osmcalpic 2021-02-16 flag
Missing Maps London mid-month Mapathon osmcalpic 2021-02-16
Berlin OSM-Verkehrswende #20 (Online) osmcalpic 2021-02-16 flag
136. Treffen des OSM-Stammtisches Bonn osmcalpic 2021-02-16
Lüneburg Lüneburger Mappertreffen (online) osmcalpic 2021-02-16 flag
Albuquerque MapABQ February virtual meetup osmcalpic 2021-02-18 flag
Stammtisch Köln osmcalpic 2021-02-17
Kadıköy Yer Çizenler Aylık Mapathon osmcalpic 2021-02-17 flag
San Jose Virtual Civic Hack & Map Night osmcalpic 2021-02-19 flag
gmina Krośniewice Virtual community meeting. osmcalpic 2021-02-19 flag
YouthMappers + MapBeks: OSM Workshop and Mapathon osmcalpic 2021-02-20
Department of Geography Brown Bag/PGS Lecture: Participatory Mapping of LGBT Experiences and Safe Spaces osmcalpic 2021-02-20
OpenStreetMap Hungary Workshop: Buszútvonalak hozzáadása szakszerűen / Adding bus routes osmcalpic 2021-02-22
Missing Maps CartONG Mapathon osmcalpic 2021-02-22
Bremen Bremer Mappertreffen (Online) osmcalpic 2021-02-22 flag
Ville de Bruxelles – Stad Brussel Virtual OpenStreetMap Belgium meeting osmcalpic 2021-02-23 flag
Disastermappers Heidelberg: Access to Healthcare Infrastructure Mapathon osmcalpic 2021-02-23
Missing Maps Friends of MSF Newcastle Mapathon osmcalpic 2021-02-24
Missing Maps Spanish Red Cross Mapathon osmcalpic 2021-02-24
Vandœuvre-lès-Nancy Rencontre mensuelle (virtuelle) Nancy osmcalpic 2021-02-24 flag
Missing Maps German Red Cross: Validierungsmapathon für erfahrene Kartierer osmcalpic 2021-02-24
Osborne County OpenStreetMap U.S. Virtual Mappy Hour osmcalpic 2021-02-25 flag
Missing Maps Slovakia Mapathon osmcalpic 2021-02-25
okres Žilina Missing Maps mapathon Slovakia online #2 osmcalpic 2021-02-25 flag
Missing Maps German Red Cross Mapathon osmcalpic 2021-02-25
Humanitarian OpenStreetMap Team Community WG: Colonialism in Open Data and Mapping Webinar osmcalpic 2021-02-26
Humanitarian OpenStreetMap Team Community WG: Colonialism in Open Data and Mapping Webinar osmcalpic 2021-02-26
gmina Krośniewice Virtual community meeting. osmcalpic 2021-02-26 flag
Virtueel treffen Openstreetmap NL osmcalpic 2021-02-27
Essen FOSSGIS-OSM-Communitytreffen (Online) osmcalpic 2021-02-28 flag
Missing Maps CartONG Mapathon osmcalpic 2021-03-01
London Missing Maps London Mapathon osmcalpic 2021-03-02 gb
Landau an der Isar Virtuelles Niederbayern-Treffen osmcalpic 2021-03-02 flag
San Jose Virtual Civic Hack & Map Night osmcalpic 2021-03-05 flag
Nordrhein-Westfalen Mapper*innentreffen Bochum osmcalpic 2021-03-04 flag
gmina Krośniewice Virtual community meeting. osmcalpic 2021-03-05 flag
Open Data Day 2021 osmcalpic 2021-03-06
Dar es Salaam Tanzania Data Lab + OpenMap Development Tanzania: HIV/AIDS hotspots and testing facilities Mapathon osmcalpic 2021-03-06 flag
臺北市 Open Data Day Taiwan 2021 osmcalpic 2021-03-06 flag

Nota: Quer ver seu evento publicado aqui? Então adicione-o no OSM Kalender calendário. Apenas os dados que forem inseridos lá aparecerão no weeklyOSM.

Este semanalOSM foi produzido por Nordpfeil, NunoMASAzevedo, PierZen, rogehm, SK53, TheSwavu, derFred, lucaslasota.