OSM semanal 554

23/02/2021-01/03/2021

lead picture

Ed Freyfogle conversa com Sam Crawford sobre o seu planeador de rotas para corredores, baseado em OSM 1 | © Sam Crawford | map data © OpenStreetMap contributors

Sobre nós

  • O colaborador semanal do OSM Rogehm publicou (en) > pt a entrevista com Lamine Ndiaye que fez upload do changeset # 10^8.

Mapeamento

  • A TheSvawu ajustou “osm-in-realtime” para que comece em 99.999.800 para que possa olhar novamente para as atividades de mapeamento em torno das 100.000.000. Interessante ver quem estava a mapear ao redor do número mágico. É também interessante ler os comentários sobre os respetivos conjuntos de alterações 😉
    Changeset Mapper Comments
    ..99.999.991 LucGommans “Greetings from the Netherlands!”
    ..99.999.999 AE35 “99999999 is definitely a cooler number than 100000000”
    100.000.000 Lamine Ndiaye mapper of node 10⁸
    100.000.001 MikeN “Congrats on the 100,000,000th changeset!!! (Changeset 0 doesn’t exist anyway)”
    100.000.040 overflorian Advertising for a good cause in a congratulatory comment is always possible
    100.000.058 Allison P “added house (hello 100 million!!!)”
    100.000.176 Steve Not commented yet. 🙁 mapper of node 1⁸ 🙂
    100.001.328 Stereo Congrats to the 100 Million Village 😉
  • Acabamos de ter o conjunto de 100 milhões de alterações e ao mesmo tempo o Nó 8.458.919.620º e a Via 910.977.970º. Aqui, pode ver quando 110 milhões de conjuntos de mudanças, 10 mil milhões de nós e mil milhões de vias são esperados.
  • Tal como indicado no “Organised Editing Guidelines” (OEG) (en) > pt do OSM, a empresa Bolt, com sede em Tallinn, está agora (en) > pt a escrever para as comunidades OSM de vários países (exemplo Roménie e Portugal) sobre onde eles estão a planear mapear.As reações incluíram “nossas estradas já estão completas” (en) e “contribuições em áreas suburbanas recém-construídas podem ser úteis” (en)A Bolt foi originalmente chamada à atenção pelo Grupo de Trabalho de Dados (en) > pt da OSM, não por causa do mapeamento deficiente, mas porque uma comunidade local da OSM (na Suécia) não sabia quem eles eram, porque os conjuntos de mudanças iniciais e detalhes da conta de usuário não diziam – uma indicação clara da vantagem para a empresa de fazer o mapeamento e de seguir o OEG.
  • Na semana passada, reportamos a auto-estrada mais longa do OSM. Logo que o fizemos, Christoph Hormann (imagico) acrescentou uma correção ao tópico “você não está nem perto”.
  • Kevin Karson (utilizador karsonkevin2) tem vindo a ampliar o mapeamento das pistas de atletismo no Iowa, e fornece uma visualização que mostra cada pista na sua correta orientação. Clique numa pista para visualizá-la no OSM.
  • Stephanie May tem mapeado (en) > pt parques em Seattle por serem particularmente valiosos durante estes tempos de pandemia. Eles optaram por leisure=outdoor_seating e outdoor_seating=parklet como a etiqueta principal, mas na área da Baía de São Francisco o leisure=parklet tem sido utilizado, por isso eles procuram mais pontos de vista sobre o assunto. (Uma discussão similar (en) ocorreu recentemente na lista de discussão do Reino Unido, que lançou outra opção na mistura: leisure=garden).
  • As propostas seguintes aguardam comentários:
    • historic=tomb, proposta por Martin Koppenhoefer, para fornecer uma etiqueta para todos os tipos de túmulos: mausoléus, pirâmides, túmulos simples, túmulos pré-históricos, túmulos escavados na rocha.
    • nudism=designated, proposta por Tamas Rell, para uma praia / resort / etc que é oficialmente designado para nudistas, mas a nudez não é obrigatória. Basicamente, uma praia pública oficial de nudismo.
  • A votação terminou para as seguintes propostas:

Comunidade

  • Luc Gommans fornece uma análise (en) > pt muito detalhada de como os cartógrafos tentaram jogar de forma a ser a pessoa a fazer a mudança 100.000.000 (que nós destacamos na semana passada). Claramente, este evento trouxe à tona o geek interior em muitos de nós.
  • Utilizando os dados da recente Pesquisa Comunitária da OSMF, Jenning Anderson publicou uma análise (en) > pt da atividade de edição por país desde 2020. A distribuição dos mapeadores locais/não locais por país e o número de edições por utilizador variam muito entre os países. O caderno de análise está disponível (en) online.
  • Dê uma vista de olhos (en) > pt nos eventos do Dia Internacional da Mulher 2021!A Cruz Vermelha Americana & os MIssing Maps apresentam (en) > pt o Mapathon do Dia Internacional da Mulher 2021.
  • Mike Collinson fez (en) > pt um excelente resumo de “como chegamos onde estamos” com highway=track e surface=* na mailing list australiana.

Fundação OpenStreetMap

  • A 10 e 11 de março, o Presidente da OSMF Allan Mustard apresentará (en) > pt uma série de três videoconferências BigBlueButton abertas à comunidade OSM com 8 horas de intervalo para responder a perguntas sobre os resultados da pesquisa, ao meio-dia UTC e 20:00 UTC de 10 de março e 04:00 UTC de 11 de março. Ele apresentará alguns resumos dos dados em forma gráfica e depois fará perguntas. Ele usará a sua sala de videoconferência do BigBlueButton.Allan também planeia abrir uma instância do Microsoft Translator e falar nela em inglês, e partilhará o código de acesso da instância no início da apresentação, para que qualquer pessoa com a app do Microsoft Translator (no desktop, notebook, tablet ou smartphone) possa seguir a sua narrativa no idioma da sua escolha. Ele também usará o recurso ao PowerPoint 365 para renderizar a fala em texto, para que qualquer pessoa que possa ler em inglês, possa ler legendas enquanto fala. Qualquer pessoa que planeie assistir à videoconferência deve fazer download a app Microsoft Translator com antecedência e familiarizar-se com ela primeiro.
  • imagico partilha (de) > pt a sua visão sobre uma Reunião do Conselho da OSMF com o Conselho Consultivo, os Membros Locais do Conselho e um representante da ESRI, realizada em 24 de fevereiro.
  • O utilizador Michal Migurski preparou dois registos diários com mapas que ilustram os resultados da Pesquisa Comunitária da OSMF. O primeiro post (en) > pt
    concentra-se nos mapeadores que responderam à pesquisa, enquanto o segundo post (en) > pt é dedicado às prioridades da Direção e às políticas tecnológicas.
  • Giuseppe Puntofisso, o chefe do NHSX (en) > pt (“AI skunk trabalha para o NHS”) está a ter dificuldades em contactar (en) o grupo de trabalho jurídico da OSMF.

Notícias de capítulos locais

  • Nathalie Sidibe anunciou (fr) > pt na lista de discussão Talk-africa que o OSM Mali está agora oficialmente registado como “Associação OpenStreetMap Mali”.

Eventos

  • O State of the Map Africa (SotM Africa) é uma conferência regional bianual que celebra a cultura de mapeamento aberto, dados abertos, SIG e o seu impacto em toda a África. SotM Africa 2021 está agendada para 19 a 21 de novembro e terá lugar em Nairobi, no Quénia. O tema da conferência será “Não deixar ninguém para trás: Emergir de uma pandemia global”.
  • Nesta quarta-feira, 10 de março de 2021, das 15h30 às 18h30, realizar-se-á (it) > pt o Torino Mapping Party, organizado pela 5T e ITHACA, que acontecerá totalmente online. O tema deste ano será “Mapeamento colaborativo para uma vida melhor”, para ensinar a trabalhar com novas ferramentas digitais, com o objetivo de conhecer melhor o território em que vivemos.

Mapas

  • Desta vez, a HeiGIT está a analisar (en) > pt a integridade dos dados da rede ferroviária de uma cidade específica no OpenStreetMap, bem como o seu desenvolvimento, escolhendo a cidade de Praga e a sua integridade da etiqueta do operador. Além disso, o artigo oferece o desenvolvimento dos dados da rede ferroviária de Praga numa animação e poderá até aprender como fazer um você mesmo.
  • O inferno congela: pesquisa do Reino Unido para lançar app baseada em OSM (en) > pt na Austrália.

Dados abertos

  • No verão passado, Ivan Gayton explicou eloquentemente (en) > pt como o uso de software proprietário reforça as desigualdades raciais e pós-coloniais. Custos elevados e análises erradas de custo-benefício associadas a ferramentas proprietárias, significam que são principalmente as pessoas de países ocidentais que adquirem as experiências. As pessoas das áreas afetadas beneficiam muito mais com o uso de software livre. Imma Mwanja recomendou o artigo no decurso do webinar “Colonialismo em Dados Abertos e Mapeamento”.
  • A associação suíça OpenStreetMap (SOSM) acolhe (en) > pt a Swisstopo, a agência nacional de mapeamento, no mundo dos dados abertos. O post do blogue explica algumas advertências sobre o licenciamento de dados Swisstopo no contexto do OSM.

Licenças

  • O utilizador NunoMASAzevedo informou num tweet que a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, nos Açores, lançou recentemente a app MyAngra, disponível para Android e iOS. É uma ferramenta de localização dos principais pontos de interesse do município. Falta é a devida atribuição de licença e origem do mapa de base ao OpenStreetMap.

Software

  • Nominatim, a ferramenta de geocodificação opensource baseada em dados OpenStreetMap, introduz (en) > pt uma versão de linha de comando que leva a muitas mudanças, tais como mexer muito menos em scripts PHP.
  • O software gratuito Offroad é um visualizador de mapas offline para o ambiente de trabalho baseado no OsmAnd.

Programação

Releases

  • A versão 3.0 (en) > pt da Nominatim-UI adiciona temas e torna a interface do utilizador independente da instalação padrão em servidores openstreetmap.org.

Sabia que…\Conhece…

  • … o princípio do OSM de que pode usar qualquer etiqueta significativa (en) > pt que quiser?Às vezes é útil coordenar com outros membros da comunidade, mas isso não é um requisito. Pense numa etiqueta com significado, certifique-se de que ela não entra em conflito ou contradiz as etiquetas já em uso, documente-a na wiki, saia para o mundo e mapeie!
  • … os UN Mappers realizam mapathons semanais?Duas horas com eles para aprender, discutir e mapearem juntos, apoiando as missões de manutenção da paz da ONU em África. Cada semana, uma análise aprofundada de um tema diferente! Pode-se registar aqui.
  • … o mapa da população mundial em 3D, criado por Matt Daniels?

OSM nos média

  • O site italiano orientado para a privacidade Le Alternative atualizou o seu post (it) > pt sobre alternativas ao Google Maps, que apresenta de forma proeminente ferramentas relacionadas com o OSM.

Outras coisas “geo”

  • A Bloomberg CityLab relata (en) > pt como as cidades concebidas para automóveis são menos eficientes para os transportes públicos. O artigo é baseado no trabalho do estudante de mestrado DW Rowland (Universidade de Maryland) que usou dados do OSM para analisar a rede de ruas de várias cidades dos EUA.
  • Uma casa histórica do século XIX foi deslocada (en) > pt, por estrada, em São Francisco. Escusado será dizer que se teve o cuidado de mudar o elemento equivalente no OSM. Um artigo (en) > pt no The Guardian fornece mais algumas informações sobre a história da mudança de casas desta forma.
  • O site Kontur (en) > pt lançou (en) > pt o visualizador Global Fires que permite ver, num dispositivo móvel, um ano de dados de incêndio e encontrar locais nas proximidades com ar limpo para escapar durante a época de incêndios florestais. Personalizaram o Unfolded Map SDK e recolheram a informação do evento de incêndio para visualizar os padrões. Os utilizadores podem ver o estado da qualidade do ar durante os últimos três dias para encontrar um ponto livre da poluição por fumo.
  • A empresa geospacial escocesa thinkWhere ganhou um contrato (en) > pt como parte do projeto Open Maps for Europe, liderado pela EuroGeographics, uma empresa sem fins lucrativos que representa agências nacionais de cartografia e cadastro.
  • O zimbabuense Tawanda Kanhema dá uma palestra no TED (en) sobre o seu trabalho, adicionando novos lugares no Zimbabué, Namíbia e norte de Ontário ao Google Street View.
  • Austin Beck-Doss apresentou (en) > pt o “melhor GPS portátil 2021” nas categorias Melhor Global, Melhor Orçamento, Melhor para Mensagens e Melhor do Resto.
  • OpenCulture apresenta (en) > pt o mapa de estradas romanas de Serge Trubetskoy na Gália (França moderna), no estilo de um mapa da rede ferroviária do metro.
  • Uma equipa internacional de pesquisa desenvolveu (en) > pt uma abordagem utilizando grandes dados disponíveis publicamente para medir a inclusão ambiental nas cidades.
  • Jagran Josh, um portal de educação, fornece uma visão geral (en) > pt da nova política de mapeamento da Índia, que relatamos na semana passada.
  • Malia Politzer escreve um artigo (en) > pt no devex sobre “Porque precisamos de pensar na ética quando usamos dados de satélite para o desenvolvimento”.
  • How-To Geek sugere (en) > pt os mapas DuckDuckGo como um fornecedor de mapas alternativo ao Google.

Próximos eventos

Onde O quê? Online Data País
Пенза Remote mapping party in Penza Домашняя картовечеринка в Пензе osmcalpic 2021-02-19 – 2021-03-08
Open Data Day 2021 osmcalpic 2021-03-06
Kaolack Open Data Day – OSM – YouthMappers USSEIN osmcalpic 2021-03-06 sn
Dar es Salaam Tanzania Data Lab + OpenMap Development Tanzania: HIV/AIDS hotspots and testing facilities Mapathon osmcalpic 2021-03-06 flag
Kampala OpenStreetMap Uganda Mapping Uganda’s New Cities Mapthon osmcalpic 2021-03-06 flag
臺北市 Open Data Day Taiwan 2021 osmcalpic 2021-03-06 flag
Quezon City MAPAbabae 2021: #ChooseToChallenge Gender Inequality in Open Mapping osmcalpic 2021-03-06 flag
Open Gender Data for Tanzania – What is missing? Why does it matter? osmcalpic 2021-03-06
Missing Maps American Red Cross International Women’s Day Mapathon 2021 osmcalpic 2021-03-08
काठमाडौं #VisibleWomen : an initiative by Kathmandu Living Labs to put women on the map osmcalpic 2021-03-08 flag
Missing Maps CartONG Mapathon osmcalpic 2021-03-08
臺北市 OSM x Wikidata #26 osmcalpic 2021-03-08 flag
Osborne County International Women’s Day – Ladies Night Mappy Hour osmcalpic 2021-03-09 flag
Hamburg Hamburger Mappertreffen osmcalpic 2021-03-09 flag
Briefing on OSMF 2021 Community Survey osmcalpic 2021-03-10
Torino Virtual Mapping Party 2021 osmcalpic 2021-03-10
Missing Maps German Red Cross Einführung JOSM Mapathon osmcalpic 2021-03-10
Chippewa Township OpenStreetMap Michigan Meetup osmcalpic 2021-03-11 flag
Briefing on the 2021 OSMF Community Survey osmcalpic 2021-03-10
Briefing on the 2021 OSMF Community Survey osmcalpic 2021-03-11
NIGERIA SE4ALL Remote Mapathon osmcalpic 2021-03-11
UN Mappers weekly mapathon osmcalpic 2021-03-11
Zürich OSM-Treffen Zürich osmcalpic 2021-03-11 flag
München Münchner OSM-Stammtisch osmcalpic 2021-03-11 flag
Berlin 153. Berlin-Brandenburg OpenStreetMap Stammtisch (Online) osmcalpic 2021-03-11 flag
Berlin Remote DB Regio Hackathon osmcalpic 2021-03-12 – 2021-03-13 flag
Collaborative and Humanitarian Mapping #2: Mapping deforestation in the Amazon rainforest with JOSM osmcalpic 2021-03-12
Missing Maps Friends of MSF Lancaster Mapathon osmcalpic 2021-03-13
Bamako She Maps & GIS osmcalpic 2021-03-13 ml
Missing Maps CartONG Mapathon osmcalpic 2021-03-15
137. Treffen des OSM-Stammtisches Bonn osmcalpic 2021-03-16
Berlin OSM-Verkehrswende #21 (Online) osmcalpic 2021-03-16 flag
Lüneburg Lüneburger Mappertreffen (online) osmcalpic 2021-03-16 flag
Albuquerque MapABQ March virtual meetup osmcalpic 2021-03-18 flag
San Jose Virtual Civic Hack & Map Night osmcalpic 2021-03-19 flag
UN Mappers weekly mapathon osmcalpic 2021-03-19
Missing Maps CartONG Mapathon osmcalpic 2021-03-22
Bremen Bremer Mappertreffen (Online) osmcalpic 2021-03-22 flag
Geomob ft. Michael Montani (Unite Maps, UN Mappers) osmcalpic 2021-03-24
Osborne County OpenStreetMap U.S. Virtual Mappy Hour osmcalpic 2021-03-25 flag
Osborne County OpenStreetMap U.S. Virtual Mappy Hour (duplicate) osmcalpic 2021-03-25 flag
GISRUK Webinar: Semantic geographic knowledge on a world-scale, interlinking OpenStreetMap and knowledge graphs osmcalpic 2021-03-25
UN Mappers weekly mapathon osmcalpic 2021-03-25
Mapio Cymru: Found in a map of Wales Workshop osmcalpic 2021-03-26
[Online] OpenStreetMap Foundation board of Directors – public meeting osmcalpic 2021-03-26
Webinar GEAM – GFOSS.it: OpenDroneMap, un ecosistema libero per foto aeree osmcalpic 2021-03-26
Collaborative and Humanitarian Mapping #3: Mapping informal settlements with Mapillary and JOSM osmcalpic 2021-03-26
Düsseldorf Düsseldorfer OSM-Treffen (online) osmcalpic 2021-03-26 flag

Nota: Se pretender ver o seu evento aqui, por favor OSM Kalender coloque-o no calendário. Só dados lá colocados aparecerão no weeklyOSM.

Este semanárioOSM foi produzido por Elizabete, Nordpfeil, NunoMASAzevedo, rogehm, SK53, TheSwavu, deeplPro API Call, tordans.

3 thoughts on “OSM semanal 554

Comments are closed.