OSM semanal 561

13/04/2021-19/04/2021

lead picture

Proposed features/railway:signal:*:shape – Voting is under way [1] | © 4028mdk09

Mapeamento

  • Edoardo Neerhut escreveu um post no blogue Mapillary (en) > pt sobre a qualidade dos dados de pedestres no OpenStreetMap. Cinco cidades com características distintas foram analisadas para ver até que ponto o OpenStreetMap combina com a realidade no terreno.
  • O utilizador mahdi1234 publicou um pequeno artigo (en) sobre o tema “Quantas caixas de correio, trilhas ou passos mapeei”?
  • A comunidade OSM local em Penza, na Rússia, conseguiu mapear a maioria dos contornos e endereços de edifícios em apenas algumas semanas. O número de edifícios com endereços aumentou de 8,5K para 26,7K (+214%). Os resultados e o progresso podem ser visualizados na agenda do OSM de Kachkaev (en) > pt.
  • Frederik Ramm (en) > pt os comentários aos conjuntos de alterações que consistem apenas em hashtags críticos e lembrou-se de escrever bons (en) > pt comentários aos conjuntos de alterações.
  • Foram feitos pedidos de comentários sobre as seguintes propostas:
    • Light electric vehicles (en) para definir um conjunto de etiquetas para mapear as restrições associadas a uma gama de novos tipos de veículos.
    • Depois de Kai Poppe (en) ter proposto apenas “desencorajar” o uso da railway=preserved, os comentários mais relevantes insinuaram a abolição do uso. A proposta foi (en), portanto, renomeada e ainda está aberta a comentários. A proposta foi explicitamente escrita para refletir o estado atual da etiquetagem, segundo a qual rail:preserved=yes é agora utilizada com maior frequência. Um ponto muito importante na discussão sobre na tagging-Mailinglist foi que isso encorajaria o uso excessivo de nomes. O autor, portanto, pede mais opiniões sobre este assunto específico, pretendendo saber se se deve manter a etiqueta mais utilizada ou substituí-la por algo completamente diferente (como railway=*+usage=preserved).
  • A votação está a decorrer para:
    • railway:signal:*:shape (en) permitindo aos cartógrafos mapear a aparência visual dos sinais ferroviários que têm o mesmo significado (até sexta-feira, 7 de maio).
    • amenity=clubhouse (en) para um local utilizado e operado por um clube (até quarta-feira, 5 de maio).

Notícias de capítulos locais

  • Jess Beutler assumiu (en) > pt o papel de primeira Diretora de Programas e está a trabalhar a tempo parcial para fortalecer e expandir o impacto e a amplitude da oferta de programas do OSM-US.

Investigação OSM

  • Franz-Benjamin Mocnik escreveu um artigo (en) > pt investigando que aspetos dos dados do OpenStreetMap são consistentes com a Lei de Benford (en) > pt.

OSM Humanitário

  • Gloria Urrea, da Universidade do Colorado em Boulder, e Eunae Yoo, da Universidade do Tennessee, fizeram uma parceria com a HOT para conduzir pesquisas que produziram prespetivas para a HOT e outras organizações, usando o Gestor de Tarefas. Aqui, eles resumem (en) > pt o projeto de pesquisa que examina o impacto da experiência dos utilizadores na conclusão e retenção do projeto.
  • Com uma micro-subvenção do HOT, a comunidade OSM Senegal e os sites de Saúde.io têm mapeado (en) > pt hospitais e clínicas em todo o Senegal, ajudando na resposta à Covid-19 do país. (Informamos anteriormente sobre este projeto em
    WN548, WN549 e WN552).

Mapas

  • O Distrito Escolar de Filadélfia lançou (en) > pt um painel de controlo online para rastrear casos de COVID-19 entre os seus alunos e funcionários.

Dados abertos

  • Os inventários de árvores (dados abertos) podem (de) ser carregados para a nuvem do inventário de árvores. Os registos das árvores de Berlim, Hamburgo, Colônia, Frankfurt, Bonn, Leipzig, Chemnitz, Gelsenkirchen, Rostock, Krefeld, Troisdorf e Wesel estão atualmente disponíveis para download.
  • ILDA apresenta (es) > pt o Barómetro Regional OpenData para 24 países da América Latina com o Uruguai, a Argentina e a Colômbia, como os países mais avançados neste aspeto.
  • O Code for Kusatsu (ja) obteve permissão da cidade de Kusatsu para rastrear fotos aéreas. Como usar é descrito pelo utilizador K_sakanoshita na página Wiki (ja) > pt.
  • Stefan Lehmkühler (da Iniciativa “Changing Cities” e candidato direto do Partido Verde para a Câmara dos Deputados de Berlim) visualizou os dados dos acidentes de ciclismo da Polícia de Berlim, de 2018 e 2019, num mapa e calculou os custos dos acidentes nestes dois anos. Os dados sobre os custos económicos de um acidente do Instituto Federal de Pesquisa Rodoviária serviram de base – a morte de uma pessoa, por exemplo, entrou nas estatísticas com o valor de 1.121.888 euros; para um ferimento menor, foram contabilizados custos de 4.959 euros.

Software

  • O utilizador Greg anunciou (en) > pt o lançamento de FHODOT (en) > pt, uma nova ferramenta online que permite aos mapeadores fazer uso eficiente de uma rica fonte de dados de endereço e código postal abertos do Reino Unido fornecidos pela Food Standards Agency, particularmente através da interação com JOSM. Pode encontrar mais informações no readme no GitHub (en) > pt, onde o código fonte também está publicado.
  • Se quiser usar a versão open source do JDK da Microsoft para executar o JOSM no processador X86, veja o Diário OSM (en) > pt de Johnwhelan sobre como fazer o download/instalação no seu sistema.
  • O responsável pelo desenvolvimento do MapComplete anunciou, numa entrada no diário, (en) > pt que 500 contribuintes únicos fizeram uma edição via MapComplete. Além disso, é dada uma pequena descrição de quais os temas que se revelaram populares em 2021. Finalmente, a comunidade é convidada a criar o seu próprio tema (en) > pt na plataforma.

Programação

  • Stephan Knauss relata, na lista de discussão do dev, sobre um bug que ele encontrou (en) > pt e corrigiu (en) > pt no script trim_osc.py. Todos os que usam o script, por exemplo através do manual switch2osm, são afetados. As relações alteradas desaparecem do banco de dados. Uma nova importação torna-se necessária.
  • Stephan Knauss encontrou a causa da fuga de memória no seu pipeline de renderização. A causa é o PostgreSQL JIT, que está ativo por padrão desde a versão 12. No osm2pgsql, o JIT já está dinamicamente desconectado. Numa edição do Github, Stephan explica como se pode identificar e trabalhar em torno do problema.

Você sabia que…

  • … o Analisador de Relações OSM? Esta ferramenta permite verificar as relações e descobrir lacunas noutras características lineares.

OSM na mídia

  • A revista alemã de informática c’t fez reportagens sobre aplicações NUNAV com roteamento colaborativo. No artigo, os graphmasters (en) > pt , os responsáveis pelo desenvolvimento de apps, demonstram o uso do OSM.
  • Teve início (en) > pt o Code for Charlotteville , um projeto baseado no OSM voltado para pessoas com problemas de mobilidade. O projeto visa proporcionar um melhor encaminhamento pela cidade, e foca-se na recolha de dados sobre passeios de ruas, calçadas, passadeiras e escadas. Confira a página inicial (en) > pt do projeto para obter mais informações sobre uma possível participação.
  • O site Gislounge publicou (en) > pt um podcast sobre o OpenStreetMap como uma comunidade de comunidades.

Outros assuntos “geo”

  • A página da cidade de Bitche, em França, foi bloqueada (en) > pt no Facebook por causa do seu nome.
  • Os relatórios (en) > pt da Digital Earth Africa sobre o GeoMAD são um novo serviço de dados abrangente que combina um ano inteiro de observações de satélite num punhado de imagens. Combinando dados Geomédicos e de Desvio Absoluto Mediano (DMA), o serviço permite aos utilizadores acederem a mosaicos anuais, sem nuvens, da paisagem africana, bem como visualizar variações estatísticas ao longo do tempo. Os dados estão disponíveis anualmente de 2017 a 2020.
  • O Google Earth apresenta o Timelapse: o “Maior Vídeo do Mundo”. Utilizando 24 milhões de fotos de dois satélites, o Google criou (de) > pt um Timelapse. O vídeo mostra mudanças para a Terra desde 1984 em 4D e tem 4,4 terapixels de tamanho.
  • A ABC News noticia (en) > pt imprecisões significativas no Google Maps notadas por presidentes de câmaras do interior de Queensland, bem como imagens desatualizadas no Google Street View que desencorajariam os turistas.
  • Estilização de Dados de Profundidade Oceânica (en) no Mapbox Studio.

Próximos eventos

Onde O quê? Online Data País
臺北市 開發者地圖大亂鬥 osmcalpic 2021-04-24 flag
Biella Incontro mensile OSMers BI-VC-CVL (online) osmcalpic 2021-04-24 flag
Budapest Birthday of the gimmisn house numbering tool, height measurement, displaying vector tiles osmcalpic 2021-04-26 flag
Birthday of the gimmisn house numbering tool, height measurement, displaying vector tiles osmcalpic 2021-04-26
Bremen Bremer Mappertreffen (Online) osmcalpic 2021-04-26 flag
Área metropolitana de Madrid y Corredor del Henares Mapatón Madrid streets osmcalpic 2021-04-27 flag
Viersen OSM Stammtisch Kreis Viersen osmcalpic 2021-04-27 flag
Mapatón online de Médicos Sin Fronteras osmcalpic 2021-04-28
Düsseldorf Düsseldorfer OSM-Treffen (online) osmcalpic 2021-04-28 flag
Osborne County OpenStreetMap U.S. Virtual Mappy Hour osmcalpic 2021-04-29 flag
Haute-Sanaga [Virtual Event] GeOsm : Let’s put ourselves on the map! osmcalpic 2021-04-30 flag
[Online] OpenStreetMap Foundation board of Directors – public meeting osmcalpic 2021-04-30
Salt Lake City Map The U Spring 2021 osmcalpic 2021-04-30 – 2021-05-01 flag
gmina Krośniewice Virtual meeting of the Polish OSM Association osmcalpic 2021-04-30 flag
London Missing Maps London Mapathon osmcalpic 2021-05-04 gb
Landau an der Isar Virtuelles Niederbayern-Treffen osmcalpic 2021-05-04 flag
Stuttgart Stuttgarter Stammtisch (Online) osmcalpic 2021-05-05 flag
Stuttgart: Virtueller Stammtisch am 5. Mai 2021 osmcalpic 2021-05-05
Missing Maps DRK Online Mapathon – Einführung JOSM osmcalpic 2021-05-06
Dresden Dresdner OSM-Stammtisch osmcalpic 2021-05-06 flag
gmina Krośniewice Virtual meeting of the Polish OSM Association osmcalpic 2021-05-07 flag
臺北市 OSM x Wikidata Taipei #28 osmcalpic 2021-05-10 flag
Zürich OSM-Treffen Zürich osmcalpic 2021-05-11 flag
20095 Hamburger Mappertreffen osmcalpic 2021-05-11 flag
Köln Stammtisch Köln osmcalpic 2021-05-12 flag
Chippewa Township OpenStreetMap Michigan Meetup osmcalpic 2021-05-13 flag
Osborne County OpenStreetMap U.S. Virtual Mappy Hour osmcalpic 2021-05-13 flag
Berlin 155. Berlin-Brandenburg OpenStreetMap Stammtisch (Online) osmcalpic 2021-05-13 flag
gmina Krośniewice Virtual meeting of the Polish OSM Association osmcalpic 2021-05-14 flag

Nota: Quer ver seu evento publicado aqui? Então adicione-o no OSM Kalender calendário. Apenas os dados que forem inseridos lá aparecerão no weeklyOSM.

Este semanalOSM foi produzido por Nordpfeil, NunoMASAzevedo, TheSwavu, lucaslasota.

2 thoughts on “OSM semanal 561

  1. Hungerburg disse:

    Apropos Edoardo Neerhut: Der Artikel ist, was Heidelberg angeht, einfach nur schlecht recherchiert: Dort sind 30km Bürgersteige separat kartiert und 225 km als Attribut einer Straße. Die sieht man in OSM-Carto aber nicht, und Overpass bringts wohl auch nicht, selbst wenn man richtig fragen würde; da brauchts das – warum wird das Mappen als Attribut so viel schlecht geredet? Ist es die Vorstellung, es würde zwei Netze geben, das Autonetz und das Fußnetz?

Comments are closed.