OSM semanal 565

11/05/2021-17/05/2021

lead picture

A camada rasterizada de Russ Garrett da rede de distribuição de eletricidade no sudoeste do Reino Unido [1] | © Leaflet | © map data OpenStreetMap contributors, Supported by WPD Open Data

Mapping campaigns

  • Como parte de uma série de mapeamentos dedicados a áreas propensas a inundações na Nigéria, mais de 7.500 edifícios foram acrescentados (en) em torno de Ikorodu, no estado de Lagos, na Nigéria. O mapathon foi organizado com uma colaboração entre a Universidade de Bona e a Geohazard Risks Mapping Initiative.
  • O MapUganda agradece (en) à comunidade OSM pelas contribuições para o projeto Novas Cidades. Se também quiser contribuir, a meta atual é a cidade de Gulu.
  • Como parte do OSM África mapathon mensal, foi definida uma tarefa no HOT Tasking Manager para o mapeamento na Líbia.

Mapeamento

  • Brian Sperlangano fornece (en) > pt uma atualização sobre ideias para resolver inconsistências na forma como a classificação de rodovias do OSM é usada nos EUA.
  • O utilizador 0235 mostra (en) > pt como foram capazes de mapear o seu parque de diversões local com muito mais detalhes.
  • O utilizador matheusgoemesms explica o que teve que fazer para preparar uma tarefa MapRoulette com base em dados externos abertos.
  • Foram feitas solicitações de comentários sobre as seguintes propostas:
    • man_made=stupa (en) para substituir man_made=tower combinado com tower:type=stupa .
    • stones=* (en) um subtálido para natural=* alguns e landuse=* tags para marcar que a área está repleta de pedras de diferentes tipos.
    • giant_furniture=bench (en) para marcar bancos ‘grandes’.
  • A votação para as novas etiquetas propostas sobre embalagens reutilizáveis (en) está aberta até 30 de maio.

Comunidade

  • A YouthMappers anuncia (en) > pt a criação da Academia YouthMappers. A Academia pretende fortalecer o conhecimento e a proficiência dos alunos de YouthMappers para trabalhar com o ecossistema do software OpenStreetMap, ferramentas e habilidades sociais e organizacionais relacionadas com a criação de dados espaciais abertos para necessidades humanitárias e de desenvolvimento.
  • O utilizador Mariotomo escreve (en) > pt sobre como ele criou um canal do Telegram para o Panamá. Nos comentários, Zverik sugere que, com vários moderadores, algumas das regras podem ser desnecessárias. De qualquer forma, a discussão poderá ser de interesse para os organizadores de grupos nacionais ou locais.
  • Florian Lainez (utilizador overflorian) sugere (fr) > pt, num post de blogue, que o OpenStreetMap é menos uma comunidade e mais um movimento político.

Importação de dados

  • O utilizador mbranco2 explica (en) > pt no seu blogue como importar uma lista de pontos de interesse georreferenciados para o OpenStreetMap com JOSM e Overpass Turbo.

Fundação OpenStreetMap

  • O Conselho da OSMF convida a dar um feedback sobre o esboço do seu Plano Estratégico (en).

Notícias de capítulos locais

  • O utilizador kocio anuncia (pl) > en > pt o lançamento de um tile server beta para a Polónia, baseado no estilo openstreetmap-carto. Por enquanto, ele cobre a área da Polônia em níveis de zoom até z20 (comparado com z19 em servidores OSMF). Entre outros usos, servirá como banco de ensaio para ideias cartográficas – ele já implementou uma melhoria relacionada com a renderização do estacionamento de rua.

Mapas

  • Richard Fairhurst, criador do cycle.travel, explica (en) porque é difícil encontrar boas rotas de bicicleta em Londres, a partir de dados do OSM
  • drumber-1 criou um identificador único de 4 palavrões para cada 3m por 3m quadrados no Reino Unido e na Irlanda. Outro projecto semelhante foi lançado em 2013 com o nome “what3words” e conduziu a muitas derivações.
  • Raphaelmirc apresentou o Ciclomapa, um mapa brasileiro da infra-estrutura cicloviárias baseado no OSM. Trata-se de uma colaboração entre a União Brasileira de Ciclistas (UCB) e o Instituto Nacional de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP).

Dados abertos

  • Em plena expansão da operadora francesa da rede de distribuição de energia, começando a colaboração com a OSM-FR através da abertura dos seus dados (como relatámos), uma grande operadora de distribuição britânica, a Western Power, lançou (en) uma grande quantidade de dados abertos na sua rede. A Western Power cobre grande parte das Midlands de Inglaterra e do Sul do País de Gales. Espera-se ver mudanças no OpenInfraMap num futuro próximo. Russ Garrett criou (en) > pt
    uma camada raster, mostrando os dados para facilitar este processo.
  • A Associação OpenStreetMap França (capítulo local francês) publicou (fr) uma carta aberta (fr) > pt para defender a utilização da licença ODbL para dados abertos no setor dos transportes face ao projeto de criar uma “licença de mobilidade” (fr) > pt
    especificamente francesa que é incompatível com a ODbL.
  • Statistics Canada lançou o novo Banco de Dados Abertos de Endereços (en) > pt, uma coleção de dados de endereços abertos canadianos que é disponibilizada sob a Licença Aberta de Governo – Canadá (en) > pt. A versão atual do banco de dados (versão 1.0) contém aproximadamente 10 milhões de registos e inclui províncias e territórios onde os dados de endereços abertos foram encontrados durante o período de recolha (janeiro a abril de 2021). Este lançamento é parte da iniciativa experimental Linkable Open Data Environment (en) > pt.

Software

  • IpswichMapper, o responsável pelo desenvolvimento da SwiftAddress, precisa (en) > pt de parar por um tempo o projeto, pois estão a ter problemas de saúde mental. A equipa do semanárioOSM espera que estes se resolvam em breve.
  • Mail.ru (uma das principais empresas de internet da Rússia) lançou um novo “mirror” atualizado minuto a minuto do planeta OSM. Com base na sua localização e largura de banda do canal, pode ser uma boa escolha para alguns utilizadores do planeta.
  • O Auto Evolution sugere que uma versão do OsmAnd estará disponível em breve para o AndroidAuto (en) > pt.

Programação

  • Daniel Capillae adicionou (es) > pt mais um exemplo de tutoriais de Folhetos do seu site “Despliega tu mapa”. Este mostra como adicionar dados do Geojson a um mapa. Os exemplos são destinados a não-programadores.
  • Há algum tempo que a Taginfo tem uma facilidade que permite que projetos individuais específicos mostrem quais as etiquetas que consomem. O utilizador SomeoneElse mostra (en) > pt como gerou o json adequado para carregar para taginfo a partir do código LUA e Carto-CSS por trás dos seus próprios mapas para o Reino Unido e Irlanda. O processo foi ligeiramente simplificado porque todas as tags usadas no Carto-CSS também são usadas no arquivo LUA, o que significa que as tags só precisavam ser extraídas de um arquivo.

Você sabia que…

  • … como se podem adicionar detalhes sobre o ambiente local, usando o StreetComplete?Jean-Louis Zimmerman tem alguns conselhos (fr).
  • … as instruções detalhadas (de) > pt da Freizitekarte para criar um mapa atualizado da sua área específica para um dispositivo Garmin?
  • .. o NotesReview que permite uma fácil navegação das Notas OSM em todo o mundo?
  • … o OSM agora tem mais objetos do que pessoas a viver na Terra em setembro de 2019.

Outros assuntos “geo”

  • O website da BBC explica (en) > pt porque muitas imagens de satélite da Faixa de Gaza estão desfocadas e desatualizadas.
  • A estação de rádio Deutschlandfunk Kultur emitiu (de)> en > pt, na sua vertente Lange Nacht, um programa sobre cartografia.
  • O Viabundus é um mapa de transportes (en) > pt roteável para o Norte da Europa por volta de 1500. O mapa e os dados associados são trabalho do Institut für Historische Landesforschung (IHLF) na Georg-August-Universität Göttingen. Um moderno mapa OSM é usado como um mapa de fundo de orientação.
  • 2021 é o ano de Brood X (en) > pt das cigarras periódicas com um ciclo de 17 anos. Assim como milhões de insetos, mais de 87.000 cientistas foram recrutados (en) > pt para mapear o surgimento dos insetos.

Próximos eventos

Onde O quê? Online Data País
Decatur County Mapping USA osmcalpic 2021-05-20 – 2021-05-22 flag
Amsterdam Virtual Meet OpenStreetMap NL osmcalpic 2021-05-22 flag
Schaerbeek – Schaarbeek Balade: Cartographions la surveillance à Schaerbeek! osmcalpic 2021-05-23 flag
London London virtual OSM social osmcalpic 2021-05-23 – 2021-05-24 flag
Bremen Bremer Mappertreffen (Online) osmcalpic 2021-05-24 flag
Derby East Midlands OSM Pub Meet-up : Derby osmcalpic 2021-05-25 flag
Gárdony OSM Fonó: Mapping Kápolnásnyék together on a shared split-screen (online) osmcalpic 2021-05-25 flag
Ville de Bruxelles – Stad Brussel Virtual OpenStreetMap Belgium meeting osmcalpic 2021-05-25 flag
Düsseldorf Düsseldorfer OSM-Treffen (online) osmcalpic 2021-05-26 flag
okres Žilina Missing Maps mapathon Slovakia online #3 osmcalpic 2021-05-27 flag
#ValidationMay: The Importance of Data Quality in Humanitarian Mapping osmcalpic 2021-05-28 – 2021-05-29
[Online] OpenStreetMap Foundation board of Directors – public meeting osmcalpic 2021-05-28
gmina Krośniewice Virtual meeting of the Polish OSM Association osmcalpic 2021-05-28 flag
London Missing Maps London Mapathon osmcalpic 2021-06-01 flag
Landau an der Isar Virtuelles Niederbayern-Treffen osmcalpic 2021-06-01 flag
Stuttgart Stuttgarter Stammtisch (Online) osmcalpic 2021-06-01 flag
Dresden Dresdner OSM-Stammtisch osmcalpic 2021-06-03 flag
Berlin 156. Berlin-Brandenburg OpenStreetMap Stammtisch (Online) osmcalpic 2021-06-04 flag
OSM Africa Monthly Mapathon: Map Libya osmcalpic 2021-06-05
Rapperswil-Jona FOSSGIS-Konferenz 2021 (Online) osmcalpic 2021-06-06 – 2021-06-09 flag
Rapperswil-Jona OSM-Sonntag (FOSSGIS-Konferenz 2021) osmcalpic 2021-06-06 flag
OpenStreetMap x Wikidata Taipei #29 osmcalpic 2021-06-07
Missing Maps Artsen Zonder Grenzen Mapathon osmcalpic 2021-06-10

Nota: Quer ver seu evento publicado aqui? Então adicione-o no OSM Kalender calendário. Apenas os dados que forem inseridos lá aparecerão no weeklyOSM.

Este semanalOSM foi produzido por Nordpfeil, NunoMASAzevedo, SK53, TheSwavu, derFred, lucaslasota.