OSM semanal 583

14/09/2021-20/09/2021

lead picture

b-unicycling: Survey → StreetComplete → Notes → Editor → OSM Data [1] © b-unicycling | map data © OpenStreetMap contributors

Mapeamento

  • As seguintes propostas estão à espera dos seus comentários:
    • natural=fumarole (en) para mapear uma abertura na crosta de um planeta, que emite vapor e gases.
    • outlet = * (en) para mapear bueiros ou saídas de pipeline com mais detalhes.
    • historic=creamery (en) para identificar um edifício industrial onde manteiga, queijo ou gelado era feito a partir de leite.
  • A proposta club=cadet destinada a ser utilizada para mapear os locais onde vários grupos de cadetes Juvenis se reúnem, juntamente com os detalhes de cada grupo, foi aceite (en), sem consensos.
  • [1] Anne-Karoline Distel, também conhecida como b-unicycling, irlandesa, mostra ao detalhe (en) num vídeo como capturar filas de terrenos vazios no OSM. Ao caminhar no local, ela usa o StreetComplete para deixar anotações no OSM, que depois edita no iD.
  • Carl Myhill reclamou (en) à Komoot que estava a encaminhar ciclistas por caminhos onde o ciclismo é proibido, e sujeito a uma multa de £60, em Richmond Park, Londres. Komoot exige notificação formal de tais questões e isto foi providenciado pelos Parques Reais. No Reino Unido, os caminhos mapeados como pista, serviço ou caminho não podem ser assumidos para permitir qualquer modo de acesso que não seja privado sem outras marcações explícitas. A Komoot, no entanto, não segue estes padrões.
  • Em 5 dias, os participantes do University Battle Mapping 2021 mapearam (en) quase 93.000 edifícios na Indonésia.
  • Barry McGuire sugeriu (en) > pt uma revisão em larga escala de como as etiquetas highway=trunk e highway=primary são usadas no Reino Unido, incluindo uma proposta associada na wiki. Infelizmente, ao invés de avaliar o feedback na lista de discussão, e na wiki (en), ele fez uma série de edições, seguindo seu novo esquema. A julgar pelos comentários ao conjunto de mudanças, estas não eram populares e agora foram revertidas.
  • No fórum, NicoHood perguntou (en) > pt sobre o uso da chave class:bicycle para os lados esquerdo e direito das rodovias. A maioria das respostas sugere o uso de etiquetas alternativas, mais objetivas.
  • LysSioS reportou (fr) > pt que acabaram de mapear endereços na comuna de Alès. O mapeamento de endereços rurais provou ser muito mais demorado do que os urbanos.
  • O user mariotomo descreve (en) > pt ao detalhe como captar trechos de estrada em falta, usando o mapa de baixa radiação térmica de Strava. No entanto, ele observa, um pouco ironicamente: “A prática de mapeamento aqui descrita é completamente manual, e sua velocidade é obviamente inversamente proporcional à precisão desejada”.
  • O user mdroad criou (en) > pt uma matriz de decisão para classificar as estradas. Para iniciantes, as páginas wiki Highways (en) e Highway_tagging_samples/out_of_town (en) com suas fotos também são muito úteis.
  • O utilizador do Reddit sporesofdoubt já completou o micromapeando dos 183 parques da cidade em Phoenix, Arizona durante o Verão (nós reportamos que atingiram a marca dos 100 parques mais cedo).

Comunidade

  • As gravações do webinar do HOT “Local OSM Community Building: Tips, Tricks and Challenges” estão agora no ar!
  • cmoffroad expressa (en) > pt as perspetivas de um novo cartógrafo no OSM na Tailândia. AlsakdDave (en) > pt, nitinatsangsit (en) > pt e Bernhard Hiller (en) > pt tentam compreender as frustrações do iniciante com os seus conhecimentos locais.
  • Os Free Local Mappers da Guiné, no seu esforço para promover o SIG e a abertura de dados espaciais, conduziram (en) > pt recentemente uma série de treinamentos de SIG e Sensoriamento Remoto para funcionários de uma empresa internacional sediada em Conakry.
  • A conferência sobre o State of the Map começou a carregar vídeos de julho para o Youtube e media.ccc.de.As palestras que tiveram traduções em áudio para outros idiomas serão carregadas quando forem finalizadas pelos tradutores voluntários.
  • A Associação Trufi contratou (en) > pt uma equipa de cinco profissionais, formados pela organização de mapeamento de transportes público, com duração de dois anos, como uma ONG de voluntários.
  • O utilizador Tirkon reclamou (de) > pt, no fórum alemão, sobre quadriculas OSM que não se atualizam. A discussão que se segue cobre muito terreno sobre como as atualizações de mapas chegam às telas dos utilizadores.

Fundação OpenStreetMap

  • O Grupo de Trabalho de Engenharia da OSMF está à procura (en) > pt de pessoas com conhecimento das tecnologias utilizadas nos principais sistemas OSM: Porto Rails, Ruby on Rails em geral e a implementação cgimap da API OSM. Mas o conhecimento em design de interface com o utilizador também é bem-vindo.

OSM Humanitário

  • OSGeo e HOT assinaram (en) > pt um Memorando de Entendimento com o objetivo de promover o uso de software #opensource #geospatial, para permitir o desenvolvimento participativo orientado para a comunidade.

Mapas

  • O observatório francês da qualidade do ar ATMO divulgou o Atmo Data, um mapa mostrando múltiplos dados medidos em todo o país que usa o OpenStreetMap como camada de base.
  • Tracestrack está a convidar pessoas para experimentar o seu serviço de quadriculas. Os utilizadores podem fazer isto de graça até março de 2022. O mapa é baseado no estilo OSM-Carto, com algumas características únicas: suporte para várias etiquetas extras, como highway=busway,embankment=yes, e landuse=aquaculture,, áreas semi-transparentes de estradas, etiquetas de linguagem separadas e edifícios em 3D. Infelizmente, a atribuição apropriada está escondida.

switch2OSM

  • SomeoneElse forneceu (en) > pt documentação adicional para a construção de um servidor de quadriculas no Ubuntu 21.04. Esta última não é uma versão de serviço a longo prazo, portanto o Ubuntu 20.04 LTS ainda é a plataforma preferida para a produção. Ele também observa alguns problemas que podem ocorrer enquanto segue estas instruções.

Dados abertos

  • O site datos.gob.es, uma plataforma onde o governo espanhol promove dados abertos, incluiu (es) no seu catálogo a app Organic Maps, destacando que é uma app de código aberto e é baseada em dados OpenStreetMap.

Licenças

  • Owen Boswarva informou (en) que os dados abertos sobre as infraestruturas de energia no Reino Unido estão programados para serem lançados em outubro. Jo Walsh (ultrazool) perguntou (en) sobre que licença seria utilizada, resultando numa breve discussão sobre a adequação de várias licenças abertas para dados abertos não governamentais.

Software

Programação

  • O projeto Overpass API Python Wrapper está à procura de (en) um novo responsável pela manutenção. Martijn van Exel iniciou este projeto há 7 anos, mas ele indica que não tem mais tempo para mantê-lo. O projeto já foi premiado com estrelas no GitHub mais de 260 vezes.

Você sabia que…

  • … o condado inglês de Devon adotou (en) > pt uma notação especial nos sinais de trânsito? O objetivo era indicar que estradas ou rotas específicas não são adequadas para vários tipos de veículos, incluindo os que rebocam caravanas.
  • …a página wiki sobre chaves homónimas (en)? A página é largamente mantida por Minh Nyugen. Ela identifica chaves que na verdade significam coisas diferentes, de acordo com a forma como são usadas.
  • … a colecção completa de ferramentas para o OpenStreetMap de Pascal Neis?

Outros assuntos “geo”

  • GeoHipster (en) está planeando um calendário novamente para 2022 e está pedindo (en) > pt a submissão de seus mapas.
  • A Ars Technica relatou (en) > pt as novas análises técnicas do Mapa Vinland, há muito suspeito de ser falso. Os novos dados removem qualquer resíduo de dúvida de que se trata, de facto, de uma falsificação. A espectroscopia de fluorescência de raios X foi utilizada para analisar a composição elementar de todo o mapa. Isto confirmou a presença de dióxido de titânio, pigmento que só começou a ser usado nos anos 20, ao longo das linhas e texto do mapa. Uma verdadeira tinta galvânica medieval teria, em vez disso, quantidades consideráveis de ferro.
  • Pouco sobre se os registos de monitorização do smartphone poluem o mapa OSM, mas muito sobre a precisão da posição GNSS em vários cenários relatados (en) > pt nos links na entrada do diário do jidanni.
  • A Companhia de Energia Termal de Gdynia publicou (pl) > en > pt um mapa que mostra as perdas de energia térmica em toda a cidade e comunidades adjacentes.
  • Yarik32 escreve (ru) > pt um tutorial sobre como criar memes baseadas no OSM, usando o Overpass Turbo e QGIS.

Próximos eventos

Onde O quê? Online Data País
OSM Africa Monthly Mapathon: Map Malawi osmcalpic 2021-09-04 – 2021-10-04
Amsterdão OSM Nederland maandelijkse bijeenkomst (online) osmcalpic 2021-09-25 flag
FOSS4G 2021 Buenos Aires – Online Edition osmcalpic 2021-09-27 – 2021-10-02
Bremen Bremer Mappertreffen (Online) osmcalpic 2021-09-27 flag
Grenoble Mapathon Missing Maps – Cartographier des cartes humanitaires sur un mode collaboratif et libre. osmcalpic 2021-09-28 flag
San Jose South Bay Map Night osmcalpic 2021-09-29 flag
Derby East Midlands OSM Pub Meet-up : Derby osmcalpic 2021-09-28 flag
Bruxelas – Brussel Virtual OpenStreetMap Belgium meeting osmcalpic 2021-09-28 flag
okres Žilina Missing Maps mapathon Slovakia online #4 osmcalpic 2021-09-30 flag
京田辺市 京都!街歩き!マッピングパーティ:第26回 Re:一休寺 osmcalpic 2021-10-02 flag
Greater Londres Missing Maps London Mapathon osmcalpic 2021-10-05 flag
Landau an der Isar Virtuelles Niederbayern-Treffen osmcalpic 2021-10-05 flag
Estugarda Stuttgarter Stammtisch (Online) osmcalpic 2021-10-05 flag
Greater Londres London pub meet-up osmcalpic 2021-10-06 – 2021-10-07 flag
Hlavní město Praha Online validation mapathon osmcalpic 2021-10-07 flag
Nordrhein-Westfalen OSM-Treffen Bochum (Oktober) osmcalpic 2021-10-07 flag
UN Mappers: MaPathon – le Università a servizio della cooperazione internazionale osmcalpic 2021-10-08
Berlim 160. Berlin-Brandenburg OpenStreetMap Stammtisch osmcalpic 2021-10-08 flag
Henrietta Township Journey to the Centers of Michigan osmcalpic 2021-10-09 flag
Zürique OSM-Treffen Zürich osmcalpic 2021-10-11 flag
Hamburgo Hamburger Mappertreffen osmcalpic 2021-10-12 flag
OpenStreetMap Michigan Meetup osmcalpic 2021-10-15

Nota: Quer ver seu evento publicado aqui? Então adicione-o no OSM Kalender calendário. Apenas os dados que forem inseridos lá aparecerão no weeklyOSM.

Este semanalOSM foi produzido por NunoMASAzevedo, SK53, Strubbl, TheSwavu, arnalielsewhere, derFred.

6 thoughts on “OSM semanal 583

  1. disse:

    “Im Vereinigten Königreich kann nicht davon ausgegangen werden, dass Wege, die als „track“, „service“ oder „path“ kartiert sind, ohne weitere explizite Kennzeichnung eine andere Zugangsart als die private zulassen. Komoot hält sich jedoch nicht an diese Vorgabe.”
    da sollte man m.E. weniger Komoot den Vorwurf machen, in OSM sind highways wie path ohne weitere tags erstmal öffentlich und wenn es anders sein soll, dann muss man Access-tags setzen. Wenn die Mapper in jedem Land eigene und vor allem andere bzw. gar gegensätzliche Regeln aufstellen würden, dann könnte man OSM bald vergessen. Solange es nur in UK gemacht wird, funktioniert halt dort das Routing mit den meisten apps nicht.

  2. Charlotte Wolter disse:

    The Jidanni item reads like it starts in the middle of the story. Who is this person and why are you evaluating her/his diary? What made you (or anyone) think that the diary was saying that “smartphone track logs pollute the OSM map”? Why did you change your mind? What do other people think?
    Most important, how did is this person’s diary and their views stimulate this very odd contribution to the OSM Weekly? How about some context!

    1. Sven disse:

      Hi Charlotte, i think weeklyOSM is not about giving and explaining context. It is about showing what is going on in the OSM universe. Maybe you can direct some questions to the comments of the diary entry itself?

      The decision of the author of this item to add it to weeklyOSM might be to provoke thinking about the view of this article’s content. Nothing special about the person who wrote the article. I think there are a lot of people who are monitoring all blog posts being published to the OSM blogs. This is easily possible via RSS subscription.

Comments are closed.