
O OpenStreetMap cresce muito a cada dia e precisa de servidores maiores – veja a campanha 2015 de atualização dos servidores do OpenStreetMap. [1]
Campanha de arrecadação para novo hardware de servidores
- Já faz uma semana que está acontecendo a campanha de arrecadação para atualização de servidores do OpenStreetMap.
Até o momento, apenas quatro quintos do total necessário de 56 mil libras foram alcançados.A meta já foi alcançada, mas ainda é possível doar. As maiores contribuições únicas até agora vieram da Mapbox e da Mapzen, sendo que cada empresa doou 20 mil dólares, o equivalente a 63,3 mil reais.
Mapeamento
- Joost Schouppe fez um relato sobre o poder de edição que é proporcionado pelo uso do editor Level0 e do Overpass turbo.
- Frederik Ramm levantou uma dicussão interessante sobre os prós e os contras do mapeamento remoto, particularmente quando se trata de colaborar com HOT ou com o Missing Maps.
- Richard Welty sugere que a etiqueta
README=*
, caso exista no objeto, seja usada para dar uma orientação a futuros mapeadores daquele objeto. Atualmente,README=*
deve conter um aviso quando as fotos aéreas do local estão desatualizadas (por exemplo, com novas edificações ou com edificações demolidas).
Comunidade
- Frederik Ramm quer saber quem mais recebeu o e-mail “projeto de pesquisa”, em inglês, a respeito do projeto “VGI in land administration“.
- A listagem de discussões em conjuntos de alterações, criada por Pascal Neis, agora pode ser filtrada por país; para isso, basta clicar na bandeira do país (via Twitter).
Importações
- De acordo com Pavel Kwiecien, a importação das informações de uso da terra da Tchecoslováquia está completa. (mais informações em um diário OSM)
- Robert Buchholz pergunta na lista imports se o contrato que ele redigiu é suficiente para a comunidade OpenStreetMap. Ele gostaria de importar dados 3D para a cidade de Berlim a altura mínima das edificações.
Eventos
- O usuário “maning” relatou (tradução automática) sobre uma mapping party feita na cidade Iloilo em maio.
- A chamada para trabalhos do evento WhereCamp em novembro de 2015 em Berlim vai estar aberta até o dia 26 de setembro.
- Veja todos os eventos futuros do OpenStreetMap no Calendário de Eventos OSM (tradução automática).
OSM Humanitário
- Milo van der Linden configurou um meetbot no canal de IRC do HOT que registra as conversas das reuniões.
Mapas
- O roteador para bicicletas, de Richard Fairhurst, no cycle.travel, foi habilitado para os Estados Unidos. Porém, os dados referentes a estradas rurais são precários e aquelas que estão etiquetadas
highway=residential
etiger:reviewed=no
não são consideradas para roteamento; elas não foram revisadas por um humano após a importação TIGER.
Software
- Simon anunciou (tradução automática) o release candidate do Vespucci 0.9.6 (editor OSM para Android). Ele também pode ser comprado (tradução automática) pelo Google Play.
- Na última edição (#255), foi sugerido que um Apple Watch no SotM-US em Nova Iorque foi o primeiro a rodar um mapa OSM. Entretanto, o Maps.me foi mais rápido! (tradução automática) (via @ШТОСМ)
- QField é uma app de GIS para Android, compatível com QGIS. Está disponível como versão beta na Google Play Store.
- No GitHub há uma interface R para o Leaflet (tradução automática) que permite uma integração e uso fácil de mapas com o Leaflet na linguagem de programação R.
- Milo Yip publicou uma palestra (somente em inglês) sobre RapidJSON, um leitor de arquivos JSON que é particularmente rápido.(via @kkaefer)
- O site do projeto Mapnik foi atualizado.
- tassia apresenta um rascunho de uma interface gráfica para os plugins do OpenAerialMap para QGIS (tradução automática).
Você sabia?
- … que existe uma sandbox / ambiente isolado (tradução automática) em que você pode brincar e utilizar para testes com os dados do OSM? Lá você pode criar, modificar e excluir os dados que quiser, que não vai quebrar nada do OSM oficial.
Outras coisas do mundo “geo”
- O pessoal da Apple está dirigindo por aí! Ela quer seu Apple Maps contemplando Estados Unidos, Reino Unido e Irlanda. Uma lista de cidades pode ser consultada no site da empresa.
- A renderização dos tiles da Mapquest, que é uma empresa subsidiária da AOL, será terceirizada à Mapbox. Inclusive uma reformulação dos produtos está planejada (por intermédio da TechCrunch, que também pertence à AOL). A Mapbox deu as boas-vindas à Mapquest através do Twitter.
- Fred Johansen criou um website para visualizar “história por meio de uma mapa de eventos automatizado”. Parece que a base de dados é fruto de uma parceria comercial.
- No Geohipster.com há uma entrevista com Eric Gundersen (CEO da Mapbox) e Alex Barth (cabeça do time de dados da Mapbox).
Naturally the beta testing (which btw is finished for Vespucci 0.9.6 does not require for anything to be purchased.
Right, of course. Corrected.
Maybe it wasn’t mentioned at the Talk mailing list, but the tag note=* is a well-established tag with the exact same purpose of the suggested tag README=*.
The tag note=* is also already supported by the iD editor.
Thanks for weekly summary 🙂
One thing only: the blogpost about finished LPIS import is not Pavel Kwiecien’s (who contribute under kwiecpav nickname), but mine 😉
Corrected. Thank you for reading and your very good comment.
Uma boa ideia de deixar as notícias em português, mesmo que tradicionalmente leio elas em alemão!
Eine gute Idee, die Wochennotizen nun auch auf portugiesisch herauszugeben, selbst wenn ich sie traditionellerweise auf deutsch lese. A good idea to publish the weekly news in portuguese, even if I´m used to read them in german.