semanárioOSM 335

13/12/2016-19/12/2016

Screenshot von QuickMapServices

QuickMapServices – catálogo, API e clientes para mais de 200 geoserviços com muitos baseados em dados OpenStreetMap. 1

Mapeamento

  • TagaSanPedroAko pede comentários à sua proposta para extensão de postes elétricos que aumentará o detalhe de etiquetação destes para incluir desenho, material e função entre outros.
  • A proposta para extensão de comutação elétrica que aumentou o detalhe de etiquetação destes dispositivos (anteriormente mencionado) foi aprovada após votação.
  • A votação foi fechada e as proposta para mapear fornos (de pizza) e fornos comunitários (encontrados frequentemente em França) foram aprovadas. O já mencionado esquema de etiquetação para pontos de nidificação artificiais foi também aprovado.
  • Martijn van Exel pede a mapeadores que atentem ao ImproveOSM novamente (ou pela primeira vez), já que a Telenav e INRIX acrescentaram recentemente quase 1 milhão de novas telas que podem conter ruas não mapeadas.

Comunidade

  • OpenStreetMap US está a levar a cabo um censos de membros OSM nos EUA. Os resultados até agora podem ser vistos num mapa.
  • Os vídeos do SotM Latam deste ano estão agora disponíveis. Entre várias palestras interessantes em espanhol e português existem também três em inglês.
  • Michael Reichert discute limpar a página Wiki de canais de contacto do OpenStreetMap removendo meios e serviços deprecados ou não usados.

Fundação OpenStreetMap

  • Congratulamos Frederik Ramm e Kate Chapman quanto à sua reeleição para a direção da OSMF. Se não pode votar, por favor considere aderir à OSMF agora!

Eventos

  • Um workshop internacional sobre crowdsourcing em mapeamento nacional ocorrerá em Leuven, Bélgica a 3 e 4 de abril de 2017. O workshop é patrocinado pelo EuroSDR, uma organização sem fins lucrativos que liga agências de mapeamento e cadastro nacionais (National Mapping and Cadastral Agencies – NMCAs) a institutos de investigação e universidades na Europa. A participação da comunidade OpenStreetMap é fortemente encorajada. A inscrição é gratuita.
  • Pode agora submeter propostas para o SotM Latam 2017.

OSM Humanitário

  • O Financial Times destaca o Missing Maps e a HOT e seu envolvimento com os Médicos Sem Fronteiras na sua série de Apelos Sazonais.
  • A Mapbox suporta a angariação de fundos da HOT com um generoso incentivo: se 150 pessoas doarem nos próximos 12 dias, a Mapbox doará US$10.000!
  • O envolvimento e assistência da HOT com o recente sismo em Aceh foi noticiado pelo Jakarta Globe.
  • O Africa Times expande a cobertura do Financial Times sobre o Missing Maps com um artigo sobre o seu envolvimento em África, além do MapSwipe.
  • A HOT organizou um workshop em Suva, Fiji que treinou 25 participantes em ferramentas como o editor iD e OpenMapKit. No geral, o workshop foi um sucesso com Mhairi O’Hara dizendo que os “participantes mostraram-se dedicados e assimilaram as técnicas rapidamente.”

Programação

  • Baseado no OsmSharp, a biblioteca em código aberto multi-plataforma de trajetos Itinero tem a sua própria página na wiki OSM.
  • Thomas Park lança o seu editor de estilos vetoriais para mapas interativos em código aberto. O MVT Styler utiliza a especificação Mapbox GL Style.
  • Paul Norman apresenta o OSMBorder que extrai e transforma limites administrativos. Desenvolveu-o para a Wikimedia, portanto fronteiras controversas dos mapas Wikipedia podem ser também visualizadas. Espera que desperte mais interesse nos dados e pede comentários.

Releases

Vladimir Elistratov (vvoovv) lançou uma nova versão do seu plugin OSM 3D para Blender. Embora o código fonte esteja disponível, existem agora custos associados.

Software Versão Data de Lançamento Comentário
PostGIS 2.3.1 2016-11-26 Many changes. Please read release infos.
Mapzen Lost 2.1.2 2016-12-08 Five bugs fixed.
Komoot Android * var 2016-12-14 Minor enhancements.
Cruiser for Android * 1.4.15 2016-12-15 Various improvements.
Cruiser for Desktop * 1.2.15 2016-12-15 Offline Routing.
Mapillary iOS * 4.5.10 2016-12-15 Compass fix for editor.
Maps.me Android * var 2016-12-16 Bug fixes and new map data.
osm2pgsql ? 0.92.0 2016-12-16 Many changes, please read release info.
OSRM Backend 5.5.1 2016-12-16 Bugfixes of just released 5.5.0.
QGIS 2.18.2 2016-12-16 No info.
QMapShack Lin/Mac/Win 1.7.2 2016-12-16 No info.

Fornecido por OSM Software Watchlist.

(*) Software não livre. Veja software livre.

Sabia que…\Conhece…

  • … a app Transportr, que é disponibilizada em código aberto e respeita a sua privacidade? A app continua a crescer e as cidades e países suportados está a aumentar.
  • … o mapa de iluminação global da Universidade de Heidelberg? Veja aqui um exemplo de Londres.
  • a pista de testes (de) alemã numa autoestrada pública que será equipada com sinais de tráfego especiais para veículos autónomos poderem medir a sua exacta posição. (tradução automática)
  • … a ainda recente empresa KreateLabs por Bradon Levalds, que produz mapas em acrílico com dados OSM?

OSM nos média

  • The Register noticia sobre o OpenStreetCam como alternativa ao Street View da Google.

Outras coisas “geo”

  • A 12 de dezembro entrou em operação o sistema de navegação por satélite europeu Galileo.
  • O New York Times noticia um projeto no qual investigadores italianos analisaram alterações em largos corpos de água. O artigo contém animações interessantes. Dados OSM foram utilizados.
  • Um projeto de investigação por Pierre L. Ibisch (de) na Eberswalde College of Sustainable Development mostra (de) as ligações da rede de estradas com uns incríveis 36 milhões de quilómetros para o número de áreas resultantes (600.000), que ficam para a natureza, utilizando uma mapa mundial baseado em OSM, para desenvolver sustentabilidade. Conclusão: Uma estratégia global é precisa para adaptar a infraestrutura da natureza. Leia os artigos em inglês no National Geograhic e no The Conversation.
  • Oito escolas italianas responderam (Italienisch) a um pedido de propostas para “currículos escolares digitais” do Ministério de Educação com um projeto que fará uso de dados abertos sobre edifícios escolares e OSM para ensinar e melhorar as competências digitais dos alunos. (tradução automática)
  • O QuickMapServices é um catálogo de geoserviços com API pública que hospeda mais de 200 serviços TMS, WMS, WFS e GeoJSON. Já está integrado com QGIS, NextGIS Mobile e ArcGIS e é aberto à participação de todos podendo adicionar um serviço com um simples formulário de registo. Fica automaticamente disponível no software cliente.
  • SPON noticia (de) um livro de imagens produzido há mais de 100 anos feito para ajudar na condução do carro a nível de trajeto. Como gracejo chamam-lhe o “Predecessor ao Google Street View”. (tradução automática)

Próximos eventos

Onde O quê? Data País
Lyon Rencontre mensuelle mappeurs 10.01.2017 france
Nantes Rencontres mensuelles 10.01.2017 france
Berlin 103. Berlin-Brandenburg Stammtisch 12.01.2017 germany
Ulloa 1er encuentro comunidad OSMCo 13.01.2017-15.01.2017 colombia
Brussels Brussels Meetup 16.01.2017 belgium
Essen Stammtisch 16.01.2017 germany
Metro Manila 【MapAm❤re】OSM Workshop Series 7/8, San Juan 16.01.2017 philippines
Osnabrück Stammtisch / OSM Treffen 18.01.2017 germany
Karlsruhe Stammtisch 18.01.2017 germany
Leoben Stammtisch Obersteiermark 19.01.2017 austria
Urspring Stammtisch Ulmer Alb 19.01.2017 germany
Tokyo 東京!街歩き!マッピングパーティ:第4回 根津神社 21.01.2017 japan

Nota: Se pretender ver o seu evento aqui, por favor coloque-o no calendário. Só dados lá colocados aparecerão no weeklyOSM. Por favor, verifique o seu evento na nossa pré-visualização pública, e corrija-a se necessário.

Este semanárioOSM foi produzido por Laura Barroso, Peda, Rogehm, Spec80, derFred.